Resident Evil 4 já foi lançado mais de 10 vezes; veja as versões

4 min de leitura
Imagem de: Resident Evil 4 já foi lançado mais de 10 vezes; veja as versões
Imagem: Capcom/Divulgação
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Quando foi lançado originalmente para o GameCube em 2005, Resident Evil 4 fez história ao reformular a série de terror de sobrevivência da Capcom e, de quebra, influenciar toda uma nova geração de games que viriam a se inspirar no sucesso do título estrelado por Leon S. Kennedy.

Ciente de que o jogo era uma verdadeira máquina de fazer dinheiro, após o término da exclusividade do console da Nintendo, a Capcom não perdeu tempo e levou RE4 para diversas plataformas diferentes — incluindo a nova geração de consoles, que recebe hoje (24) um remake caprichado.

Todas as versões de RE4 já lançadas

Para te ajudar a relembrar todos os relançamentos deste verdadeiro clássico dos video games, listamos hoje todas as versões de Resident Evil 4 já lançadas no mercado. Veja a seguir a trajetória de Leon e Ashley por diferentes gerações de consoles.

Resident Evil 4 (GameCube)

RE4 marcou a história dos games quando chegou ao GameCube em 2005RE4 marcou a história dos games quando chegou ao GameCube em 2005Fonte:  Capcom/Reprodução 

O jogo que marcou a história não apenas da série Resident Evil, mas do gênero de tiro em terceira pessoa, chegou "exclusivamente" ao GameCube em janeiro de 2005. Sua história se passava alguns anos após os eventos vistos em RE2 e trazia um Leon mais maduro e experiente, além de mais bem humorado. O game inovou com sua câmera sobre o ombro do protagonista, deixando de lado a câmera fixa dos títulos anteriores, algo que virou o novo padrão da franquia.

Resident Evil 4 (PlayStation 2)

Com o fim da curtíssima exclusividade temporária do jogo para o console da Nintendo, RE4 chegou ao PS2 já em outubro de 2005. O jogo foi portado para o console da Sony e chegou trazendo várias adições, incluindo a campanha extra Separate Ways, estrelada pela espiã Ada Wong.

Resident Evil 4 (PC)

Lançado para PC inicialmente somente em Hong Kong, esta versão de RE4 curiosamente só chegou ao resto do mundo em 2007, acredite, graças à Ubisoft. Além de contar com todos os extras do port para PS2, como é tradição em jogos para computador, jogadores ainda podiam personalizar o título com diversos mods.

Resident Evil 4: Wii Edition (Wii)

Na versão para Wii, jogadores podiam usar o controle por movimento para mirar com as armasNa versão para Wii, jogadores podiam usar o controle por movimento para mirar com as armasFonte:  Capcom/Divulgação 

Também em 2007 chegou ao mercado uma outra edição de RE4, desta vez para o popular Nintendo Wii. O jogo agora aproveitava as funcionalidades do console para oferecer uma experiência diferente, usando por exemplo os controles de movimento para mirar com as armas e até mesmo para completar os infames Quick Time Events (QTEs). Este lançamento ofereceu ainda aos nintendistas a chance de experimentar todos os extras da versão para PS2.

Resident Evil 4: Mobile Edition (iOS/Zeebo)

Mirando no crescente mercado de jogos para celulares, em 2009 a Capcom lançou então Resident Evil 4: Mobile Edition para iOS e até mesmo para o console brasileiro Zeebo (neste caso, com direito a ganados azuis e sem sangue). No ano seguinte, o game chegou também ao iPad.

Resident Evil 4 HD (PS3/Xbox 360)

Aproveitando o poder dos então novos consoles da Sony e da Microsoft, a Capcom relançou RE4 com gráficos em alta definição para PS3 e X360, exclusivamente em formato digital, em setembro de 2011. Além do visual aprimorado, com texturas em HD, o título agora também oferecia suporte a troféus e conquistas.

Resident Evil 4 (Android)

Enquanto a galera do iPhone pôde reviver a missão de Leon na palma da mão desde 2009, usuários de celulares Android só tiveram acesso à versão Mobile do jogo em 2013. E mais: fora do Japão, o game só está disponível oficialmente para smartphones da linha Samsung Galaxy.

Resident Evil 4 Ultimate HD Edition (PC)

A versão HD de RE4 chegou à Steam somente em 2014A versão HD de RE4 chegou à Steam somente em 2014Fonte:  Capcom/Divulgação 

A edição de RE4 em alta definição só chegou à Steam em 2014. Esta versão era basicamente a edição HD lançada para os consoles, mas o port vendido na plataforma da Valve foi intitulada Resident Evil 4 Ultimate HD Edition.

Resident Evil 4 (PS4/Xbox One)

Nada de novo aqui: em 2013 a Capcom literalmente relançou a versão HD de PS3 e X360 para o PlayStation 4 e o Xbox One, só que agora sem o "HD" no título do game.

Resident Evil 4 (Nintendo Switch)

Leon voltou aos consoles da Big N em 2019, quando RE4 foi lançado para o Nintendo Switch, permitindo que fãs finalmente pudessem aproveitar a versão completa do jogo, com a jogabilidade original, a qualquer hora e em qualquer lugar graças à portabilidade do console híbrido.

Resident Evil 4 VR (Oculus Quest 2)

Deixando de lado a gameplay em terceira pessoa, RE4 chegou ao Oculus Quest 2 em 2021 oferecendo uma experiência em primeira pessoa que renovou a aventura de Leon, mas, em compensação, pecou ao não contar com o conteúdo extra.

Resident Evil 4 Remake

Remake de RE4 promete elevar o clássico a um novo patamarRemake de RE4 promete elevar o clássico a um novo patamarFonte:  Capcom/Divulgação 

Refeito do zero utilizando a RE Engine, o remake de Resident Evil 4 chega para renovar o clássico trazendo diversas alterações de qualidade de vida, gameplay mais refinada e uma pegada que ainda se mantém bastante focada na ação, mas flerta com o terror de sobrevivência que era marca registrada da série. Esta nova versão do clássico tem versões para PlayStation 5, Xbox Series X|S, PC e PS4.

Imagem: Jogo Resident Evil 4 Remake, PlayStation 5
Imagem: Tecmundo Recomenda

Jogo Resident Evil 4 Remake, PlayStation 5

Resident Evil 4 é um remake do original de 2005. Com gráficos refeitos, jogabilidade atualizada e enredo reimaginado, mas preservando a essência do jogo original, Resident Evil 4 tem de tudo para ser o melhor jogo de horror e sobrevivência.


Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.