10 jogos modernos com pegada retrô!

4 min de leitura
Imagem de: 10 jogos modernos com pegada retrô!
Imagem: Repositório de imagens NZN

Nostalgia é um sentimento muito legal por si só e quando ela é bem usada em uma experiência moderna que consegue ao mesmo tempo atiçar as nossas memórias mais queridas enquanto aponta para um futuro promissor fica tudo melhor ainda!

Foi pensando nisso que nós preparamos essa lista com 10 jogos modernos, mas que possuem uma clara pegada retrô, evocando momentos especialmente das gerações 8 ou 16 bits, ou quem sabe até mesmo 32 bits no máximo. Os games a seguir não estão listados em ordem de qualidade ou mérito, são apenas dicas de obras que vale a pena conhecer e jogar. Confira a nossa seleção logo abaixo, tendo a certeza de que todos os títulos são ótimas pedidas!

Vampire Survivors

Um dos maiores sucessos de 2022, Vampire Survivors tem um potencial viciante como há tempos não víamos por aí. O seu loop de gameplay roguelite apresenta fases curtas, de no máximo trinta minutos cada, nas quais a meta é sobreviver a hordas crescentes de inimigos construindo uma variedade de builds poderosas. Não faltam referências à franquia Castlevania desde o título do game até os tipos de itens e poderes que coletamos pelo caminho, sem falar no design dos inimigos!

Shovel Knight

A geração 8 bits foi lar de alguns jogos de plataforma extremamente desafiadores, divertidos e viciantes, como Mega Man e DuckTales. Não por acaso, essas são duas das principais influências do brilhante Shovel Knight, um jogo que soube muito bem como pegar os melhores elementos dos gigantes do passado e então usá-los para criar fases, chefes e sessões de plataforma inesquecíveis. É um prato cheio para os fãs de platformers!

Sonic Mania

E já que o tema é plataforma, como deixar de mencionar Sonic Mania? É o jogo melhor avaliado em anos da franquia, e há bons motivos para isso, já que a SEGA conseguiu criar uma experiência bastante fiel ao que vimos nos três primeiros jogos de Mega Drive ao mesmo tempo em que apresentava novos recursos. Com uma trilha sonora soberba e uma ótima mistura de fases clássicas reimaginadas com cenários inéditos, o game é perfeito para quem gosta desse que é um dos maiores mascotes da indústria!

Undertale

Por mais que hoje em dia já seja meio meme esbarrar com jogos indie inspirados no tom e gameplay da franquia Mother (ou EarthBound, no ocidente), se há um jogo que entendeu perfeitamente como fazer isso com excelência foi Undertale. O projeto de paixão do hoje proeminente desenvolvedor Tobyfox é uma jornada emocional repleta de humor e tristeza, com um sistema de combate único e extremamente criativo. É uma das melhores narrativas dos videogames!

Horizon Chase Turbo

Você já deve ter ouvido falar que o Brasil é um dos países que mais amam a saudosa franquia de corrida Top Gear. Pensando nisso, até que faz bastante sentido que um dos melhores e mais premiados jogos brasileiros já lançados tenha clara influência do clássico 16 bits, recrutando até mesmo o seu compositor original para trabalhar em novas musicas! Em termos de gameplay, não tem erro: você ainda compete em circuitos ao redor do mundo e precisa pegar nitros e combustível para chegar até a linha de chegada.

Vengeful Guardian: Moonrider

Depois de brilhar com uma excelente homenagem aos jogos da série Contra em Blazing Chrome, a desenvolvedora brasileira JoyMasher nos brindou em 2023 com Vengeful Guardian Moonrider. Como mencionamos em nosso review, aqui a ideia foi misturar elementos de Mega Man com, principalmente, a série Shinobi da SEGA. O resultado final pode até não ter a mesma dificuldade dos jogos de antigamente, mas certamente preserva seu estilo e diversão!

The Messenger

The Messenger consegue cumprir duas cartilhas das antigas de uma só vez. Ao mesmo tempo ele oferece um gameplay mais puxado para a linha, ritmo e visual de Ninja Gaiden, mas também, conforme a campanha progride, insere elementos de Metroidvania. Discutivelmente ele se sai muito melhor na hora da ação do que no backtracking, mas não deixa de ser interessante conhecer essa inusitada mistura.

Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder's Revenge

Santa tartaruga! Se você é um leitor das antigas, em algum ponto da sua vida deve ter experimentado os variados beat 'em ups que a Konami fez inspirados nos nossos quelônios mutantes favoritos, especialmente o aclamadíssimo Turtles in Time, um dos melhores expoentes do gênero. Shredder's Revenge é tão bom, mas tão bom, que ele talvez faça o que parecia impossível e, graças ao seu multiplayer frenético e gráficos ultra coloridos inspirados no desenho animado clássico, seja o melhor jogo dos personagens!

Celeste

Um dos melhores jogos dessa lista, indicado a jogo do ano no TGA e muito cultuado por sua história edificante e com boa mensagem social, Celeste dá uma aula de game design! Usando e abusando das antigas convenções dos jogos de plataforma, como dashes e agarrões na parede, o game proporciona um altíssimo nível de desafio, especialmente se você tentar obter cada um dos colecionáveis espalhados pelas fases!

Bloodstained: Ritual of the Night

O mais interessante de Bloodstained é que se trata de um caso bem raro em que o maior responsável pela popularização de um gênero continua trabalhando nele mesmo décadas depois! Responsável pelo clássico absoluto Castlevania Symphony of the Night, Koji Igarashi retorna à fórmula que o consagrou em mais um Metroidvania com o layout de mapas e segredos bem no estilo do seu auge lá nos 32 bits. É o mais perto que chegamos de ter um legítimo novo Castlevania em muito, muito tempo!

E essas foram apenas 10 sugestões entre as centenas de grandes jogos modernos com pegada retrô que você pode curtir no PC, Nintendo Switch, PlayStation 5, PS4, Xbox Series X/S ou Xbox One!

Se você acha que esquecemos de algum muito legal, conte para a gente nas redes sociais do Voxel, ou deixe uma sugestão no nosso canal no YouTube!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.