Exagero de jogatina e refri causam osteoporose em streamer de 21 anos

1 min de leitura
Imagem de: Exagero de jogatina e refri causam osteoporose em streamer de 21 anos
Imagem: Repositório de imagens NZN

José Neto, um influenciador mineiro de 21 anos conhecido como Neto Silva ou Smoke na comunidade de Free Fire, virou pauta nas redes sociais nesta terça-feira (7) por conta de uma reportagem do Portal R7 que trata seu diagnóstico de osteoporose. A doença, que é incomum para a sua faixa de idade, se caracteriza pela redução de densidade óssea, enfraquecendo os ossos e os deixando mais suscetíveis a fraturas.

Em entrevista, Neto conta que tomava todos os dias três litros de refrigerante, mais um litro de café e energéticos para se manter acordado por 18 horas e sustentar sua posição de Top 1 global de Free Fire — jogo em que chegou a faturar mais de R$ 1 milhão. Com a rotina sedentária e alimentação inadequada, ele recebeu o diagnóstico no fim de 2021.

"Comecei a sentir muitas dores no corpo, não encontrava muito bem uma posição [confortável] pra dormir, sentia o osso doendo. Um dia, inventei de sair para correr e comecei a torcer os pés logo nos primeiros passos. Já sentia muita dor nas costelas antes de dormir, mas achava que era por conta da má postura, por ficar muitas horas sentado na cadeira. Mas, quando aconteceu isso, durante a corrida, fui para o hospital no mesmo dia", relata.

Segundo Guilherme Chohfi de Miguel, ortopedista responsável pelo diagnóstico e acompanhamento de José Neto, o caso pegou todos de surpresa. "[...] Não é o que esperamos de rotina. Mas, por conta do estilo de vida e seus hábitos, foi possível estabelecer uma ligação que levasse à osteoporose", explica o especialista.

Em especial para jovens que trabalham com criação de conteúdo e passam muitas horas em frente ao computador, como em longos períodos de livestream, é importante estabelecer uma rotina de exercícios físicos e exposição à luz solar, de modo a aumentar a absorção de vitamina D pelo organismo. Os bons hábitos alimentares também têm influência direta na saúde óssea, ainda segundo Chohfi.

"A quantidade de cafeína consumida por dia deve ser de até 400 mg. Quando atingimos mais de 800 mg, já temos comprovação de que teremos malefícios ao corpo. Lembrando que nessa quantidade devemos contar o café, refrigerante (tipo cola), energéticos, pré-treinos ou qualquer outro produto que possa conter cafeína", alerta o especialista.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.