10 jogos em que o GameShark ou Game Genie eram muito divertidos

4 min de leitura
Imagem de: 10 jogos em que o GameShark ou Game Genie eram muito divertidos
Imagem: Repositório de imagens NZN

Muito antes das DLCs, patches e mods existirem, a única forma acessível para um jogador experimentar uma versão diferente de seu jogo favorito era através de periféricos externos como os clássicos GameShark e Game Genie, aparelhos em que você podia encaixar o cartucho e habilitar algumas trapaças ou modificações divertidas neles.

É bem verdade que o processo todo era um pouco instável e algumas vezes podia levar a travamentos, mas há centenas de truques possíveis que não só funcionam perfeitamente como ainda garantem uma boa dose de diversão! Confira, a seguir, 10 jogos em que usar um acessório desses era muito divertido!

Super Mario Bros.

Que tal começarmos com um dos jogos de videogame mais icônicos já feitos? O primeiro Super Mario Bros. é um exemplo perfeito de como os cartuchos de trapaças podem alterar a experiência original. Aqui você pode correr pelo ar, matar qualquer inimigo só de encostar nele, fazer moonwalk em estilo Michael Jackson ou até mesmo matar todos os inimigos da tela com um simples apertar de botão!

Street Fighter II

Ainda no território dos clássicos absolutos, até mesmo o primeiro cartucho de Street Fighter II podia virar uma espécie de Street Fighter de rodoviária com uma ajudinha do Game Genie! Levando o gameplay primoroso da Capcom muito além dos planos originais, aqui você podia soltar golpes especiais em pleno ar, alterar a velocidade dos projéteis, ou até mesmo tirar uma onda fazendo com que todos os golpes causassem efeitos de fogo ou eletricidade na hora do contato.

Final Fantasy VII

Final Fantasy 7 é o lar de um dos maiores spoilers da história dos games, mas também um spoiler tão batido que todo mundo já conhece, a morte da Aerith pela espada de Sephiroth. Mas e se as coisas não precisassem ser bem assim? E se a personagem não apenas continuasse viva, mas não só ela como o próprio vilão ficassem na sua party até o fim da campanha? Não faz o menor sentido mas, com uma ajudinha do GameShark, tudo isso é possível!

Top Gear

Como Top Gear foi uma verdadeira febre entre os brasileiros, você já deve ter visto de tudo nos empolgantes rachas entre os veículos tunados. Mas será que você já viu um carro disparando a mais de 700 km/h sem parar nem mesmo na hora em que ele bate em algum elemento do cenário? Pois é, há uma trapaça que torna virtualmente impossível perder a corrida desde que você não tire o dedo do acelerador!

Mega Man X

Um dos segredos mais bem guardados, bem bolados, divertidos e oficiais de Mega Man X era a possibilidade de equipar uma peça de armadura muito bem escondida que garantia o poder de soltar um hadouken igualzinho ao do Ryu. No entanto, o seu uso era bastante limitado, então que tal poder fazer isso a qualquer segundo? Há um macete que permite desferir hadoukens a qualquer momento!

GoldenEye 007

Logo na primeira fase desse icônico FPS do Nintendo 64, a área Dam, era possível ver uma estranha ilha distante no horizonte em sentido oposto à saída do nível. Com o zoom de algumas armas, dava até para notar algumas construções por lá, só que era impossível de chegar lá... a menos que você usasse um truque para atravessar paredes e andar sobre as águas, claro. Só que infelizmente a área está toda abandonada. Ainda assim, é legal o gostinho de proibido que sentimos ao andar por lá!

The Legend of Zelda: Majora's Mask

Normalmente, Link só obtém a máscara Fierce Deity no fim de sua aventura e por um bom motivo: ela é imensamente poderosa! Mas e se desse para curtir os seus poderes desde o começo? Bom, assim o mundo inteiro ficaria bem menos opressivo e intimidador. Chega a ser engraçado passear pelas áreas com tamanho poder!

Pokémon Red e Blue

Como você já deve ter notado, atravessar paredes era um truque muito comum da época, justamente porque várias vezes os jogos inseriam travas artificiais nos cenários a fim de guiar a sua aventura. No caso dos primeiros Pokémon, isso era ainda mais inconveniente, já que você precisava sacrificar os golpes de alguns monstrinhos a fim de ensinar HMs como Cut para cortar as árvores no caminho. Com essa dica, você podia passar direto por cima delas... e de tudo mais que desejasse!

Banjo-Kazooie

O festival de colecionáveis que marcou época no Nintendo 64 é uma das melhores criações da Rare, mas também é profundamente desafiador e exige dezenas de horas de exploração a fim de encontrar todos os itens dos mapas. A não ser, claro, que você use um cheat para sair flutuando por aí e quebrando todas as leis da gravidade. Assim, fica muito fácil pegar qualquer Jiggy sem precisar desbloquear novos poderes ou rotas alternativas!

Sim City

Apesar de ser mais lembrado por suas versões no PC, Sim City também recebeu uma versão muito querida no Super Nintendo. Surpreendentemente eficaz na hora de adaptar os controles e ritmo do gameplay, a edição do SNES também era muito desafiadora, especialmente porque o tempo demorava demais para passar. Nada que um bom cheat code não resolva! Com as trapaças certas, você podia não apenas acelerar o fluxo do tempo, como também fazer com que cada construção erguida lhe rendesse um pouco de dinheiro de volta em caixa!

E esses foram apenas 10 exemplos de jogos retrô que se beneficiavam bastante do uso do GameShark ou Game Genie a fim de habilitar novos recursos ou ferramentas para facilitar a sua vida! Você sente saudades desses acessórios? Será que ainda seria possível que eles fizessem sucesso nos dias de hoje?

Há centenas de outros exemplos de jogos e cheats, então que tal compartilhar suas melhores memórias com a gente nas redes do Voxel ou em nosso canal no YouTube?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.