GeForce RTX 4060 e outras placas de vídeo NVIDIA para conhecer

3 min de leitura
Imagem de: GeForce RTX 4060 e outras placas de vídeo NVIDIA para conhecer
Imagem: Unplash/divulgação
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A placa de vídeo e um dos componentes mais cobiçados pelos jogadores de PC, com diversos modelos sendo lançados todos os anos. Para jogos, essa peça é indispensável caso o objetivo seja rodar os lançamentos mais recentes, mas também é um hardware bem robusto para atividades complexas, como modelagem 3D e renderização.

Uma das placas de vídeo mais comentadas dos últimos meses é a NVIDIA GeForce RTX 4060, uma GPU "de entrada" lançada em janeiro, inicialmente apenas para notebooks. A linha com final 60 é a mais popular da NVIDIA, e costuma aliar uma boa performance com preços mais justos, uma opção com bom custo-benefício.

Neste artigo, o TecMundo explica sobre a RTX 4060 e também indica outras boas placas recentes para investir em 2023. Confira:

RTX 4060

A RTX 4060 é uma placa de vídeo lançada na CES 2023, que conta com 8 GB de memória GDDR6 e clock de 1470 MHz. O modelo só está disponível em laptops, mas a expectativa é que a versão para desktops chegue ao mercado nos próximos meses, assim como já aconteceu no passado. A diferença é que pode ser que uma variante, com o nome de NVIDIA GeForce RTX 4060 Ti, saia primeiro, com especificações um pouco melhores.

Novos notebooks da Dell e Alienware já estão equipados com a RTX 4060.Novos notebooks da Dell e Alienware já estão equipados com a RTX 4060.Fonte:  Dell/divulgação 

A 4060 foi criada para rodar todos os games em qualidade máxima, com Traçado de Raios, em Full HD e a mais de 60 quadros. Por ser de notebook, o desempenho do modelo vai variar conforme as especificações de processador e memória do laptop, mas é certo que esse chip gráfico tem boa potência para aguentar os futuros lançamentos.

RTX 4070 Ti

20% off
Imagem: Placa de Vídeo NVIDIA GeForce RTX 4070 Ti
Imagem: Tecmundo Recomenda

Placa de Vídeo NVIDIA GeForce RTX 4070 Ti

A Placa de Vídeo NVIDIA GeForce RTX 4070 Ti oferece o ultra desempenho e os recursos que os jogadores e criadores entusiastas exigem com ventilador de rolamento duplo, arquitetura de ada lovelace e a placa traseira de metal.

R$ 7.999,99

"Irmã maior" da 4060, a NVIDIA GeForce RTX 4070 já é uma placa de vídeo mais parruda, e que também chegou ao mercado em janeiro, disponível tanto para notebooks quanto para computadores de mesa, assim como os demais modelos da lista. A GPU tem frequência máxima na casa dos 2600 MHz e 12 GB de memória VRAM no padrão GDDR6X.

Essa placa já é indicada para quem planeja jogar todos os títulos com a melhor qualidade possível em Quad HD, e a mais de 100 quadros por segundo sem muitas dificuldades. Aliás, a placa também pode encarar a resolução 4K utilizando a tecnologia do DLSS e Traçado de Raios.

RTX 4080

Imagem: Placa de Vídeo NVIDIA GeForce RTX 4080
Imagem: Tecmundo Recomenda

Placa de Vídeo NVIDIA GeForce RTX 4080

A Placa de Vídeo NVIDIA GeForce RTX 4080 conta com multiprocessadores de streaming NVIDIA Ada Lovelace, sistema de refrigeração de força de vento, fiação alternativa, ventilador ativo 3D e de lâmina única, fusão RGB, grafeno nano lubrificante e câmera de vapor grande e turbo calor.

Outro ótimo modelo da NVIDIA para a nova geração é a RTX 4080. O modelo é robusto, equipado com clock base de 2500 MHz e 16 GB de memória do tipo GDDR6X. Lançado no fim do ano passado, esse chip tem capacidade para aguentar anos e anos em um computador, além de ser uma peça formidável para trabalhar.

Em termos de desempenho, a 4080 foi pensada para rodar jogos em 4K com máxima qualidade. Para o uso do Traçado de Raios o modelo se sai muito bem, e para o consumidor doméstico, é a placa topo de linha mais indicada para quem quer o máximo de performance em sua máquina.

RTX 4090

18% off
Imagem: Placa de Vídeo NVIDIA GeForce RTX 4090
Imagem: Tecmundo Recomenda

Placa de Vídeo NVIDIA GeForce RTX 4090

A Placa de Vídeo NVIDIA GeForce RTX 4090 conta om alto desempenho, eficiência e gráficos com inteligência artificial, ventilador torx 5.0 e dual bios.

R$ 14.117,64

Por fim, a RTX 4090 é considerada um "monstro" no mundo do hardware. Essa GPU tem o chip mais poderoso da atualidade, contando com 24 GB de memória GDDR6X e frequências de até 3000 MHz. Além disso, a placa tem um tamanho notável, e muitos gabinetes ficam pequenos perto dessa peça. Outro fator importante é com a alimentação, que necessita de pelo menos 850W para funcionar sem problemas.

Já sobre a performance, a RTX 4090 roda todos os games no máximo em 4K com sobras, dando até margens para experimentações em 8K. Porém, essa não é uma placa de vídeo totalmente indicada para o consumidor doméstico, e sim para usuários entusiastas ou quem precisa do melhor hardware para trabalhar com modelagem, renderização e atividades que exijam muito processamento gráfico. Além disso, o preço é um empecilho, já que a RTX 4090 é encontrada na faixa dos 11 mil reais.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.