Noar: testamos o serviço de PC em nuvem que roda até jogos!

9 min de leitura
Imagem de: Noar: testamos o serviço de PC em nuvem que roda até jogos!
Imagem: Carlos Palmeira/TecMundo

Com o advento da nuvem, tarefas que eram antes realizadas com o processamento de hardwares próprios começaram a utilizar o poder de servidores e o consumo da internet. Ou seja, se antes era preciso um console ou PC para rodar um game, atualmente já é possível jogar em cloud até mesmo através de um celular ou televisor.

A solução está se expandindo mundo afora e o Brasil recebeu opções principalmente no âmbito de jogos eletrônicos. As duas principais alternativas por aqui são o Xbox Cloud Gaming (chamado de xCloud) e o GeForce Now (da Nvidia).

Com a popularização e barateamento da tecnologia da nuvem, os brasileiros receberam recentemente mais uma possibilidade. A startup brasileira Noar lançou no final do mês passado um plano mensal de aluguel de supercomputadores.

PC Gaming

O plano mensal — que se chama Unit-Beta — custa R$ 70 por mês e, apesar de ter sessões ilimitadas, conta com limite de tempo por sessão e desligamentos aleatórios que podem ocorrer.

Com a assinatura, o usuário tem acesso a um PC virtual com configuração de 6/8 vCPU, 22/30 GB de RAM, 15 GB de GPU (a placa de vídeo é equivalente a uma RTX 2060) e internet de até 5 gbps. A Noar promete ainda uma latência que pode chegar a 3 milissegundos (já que os servidores estão em São Paulo).

A plataforma roda em dispositivos Windows, Linux, MacOS e Android com acesso a internet (o mínimo recomendável no caso de computadores é um processador Dual Core, 4 GB de RAM e 50 mbps de internet cabeada). O Voxel testou a Noar para jogos e vai contar neste texto como foi a experiência. Confira o que achamos, os preços do serviço e uma entrevista com um executivo!

Conectando o serviço

Antes de falar como foi a nossa experiência com o cloud gaming da Noar é importante dar alguns detalhes. Primeiro, o serviço é mais parecido com o GeForce Now do que com o xCloud, já que o usuário precisa ter a licença de cada game que quiser jogar.

Ou seja, há servidores específicos com games pré-instalados, só que o jogador precisa ter a licença do título na Epic Games Store, Steam, GOG ou outra loja. Dentre os títulos pré-instalados disponíveis estão nomes bastante populares como GTA V, Red Dead Redemption 2, The Witcher 3, Far Cry 5, Horizon Zero Dawn e Mortal Kombat 11. Os jogos multiplayer gratuitos também estão por lá, como os casos de League of Legends, Overwatch 2 e CS:GO.

NoarNo site da Noar é possível verificar a listagem de máquinas virtuais com jogos pré-instalados

Para utilizar o serviço, é preciso instalar um programa chamado Moonlight e é nele onde o computador virtual irá rodar. Depois do processo de escolher o servidor (onde é preciso esperar em uma fila, que nos nossos testes durou no máximo 5 minutos), há um processo de autenticação e desbloqueio do PC em nuvem.

Já logado, o usuário perceberá que está controlando um PC completamente novo, com uma área de trabalho, softwares, navegadores e tudo. Um dos melhores benefícios do serviço da Noar é rodar um PC dentro do seu PC, inclusive.

Isso é muito interessante porque em um simples Alt+Tab, você volta no comando do seu hardware original. E tudo roda muito liso, já que o Moonlight é um programa bastante leve e não vai travar seu computador.

NoarEsta é a área de trabalho de um PC virtual da Noar que veio com The Witcher 3 e Steam pré-instalados

A título de curiosidade, eu fiz os testes em um Samsung Expert X40, um notebook bem mediano com processador i5 (de oitava geração), 8 GB de RAM, 1 TB de HD, GPU GeForce MX110 e tela HD.

O cloud gaming da Noar é bom?

O primeiro jogo que testei foi eFootball. Eu tentei encontrar um adversário para jogar online, mas a tarefa não obteve êxito (certamente por causa da falta de pessoas jogando mesmo, já que o game gratuito da Konami foi um grande flop). Eu decidi, então, jogar uma partida casual e fui surpreendido logo de cara.

Basicamente não há delay entre os comandos do controle (eu utilizei um DualShock 4) e o game, e eu logo pensei o quanto a experiência é parecida com a oferecida pela xCloud. A única coisa que chamou a minha atenção logo de cara — e se seguiu para os outros jogos — foi a resolução. Apesar do meu computador ser apenas HD, a Noar também tem esse limite (há previsão de disponibilizar a modalidade Ultra HD no futuro).

A mesma experiência bastante satisfatória com eFootball foi replicada quando joguei Mega Man X Legacy Collection, Tomb Raider, Death Stranding e Control. Não houve travamentos, engasgos, quedas de frame e nenhum problema notável. Só que é relevante explicar que eu joguei em sessões diferentes, já que em um servidor meu tempo se encerrou e nos outros não havia espaço para instalar mais games.

NoarDeath Stranding roda a uma qualidade bastante boa na Noar

Jogando online

Também aproveitei para verificar o desempenho de um jogo online. No caso, escolhi CS:GO, que apesar de ter pouca habilidade, conheço um pouco mais do que League of Legends, por exemplo.

Jogando com outras pessoas, a performance do serviço de cloud da Noar se manteve muito boa. Os resultados pífios que obtive jogando algumas rodadas casuais no game da Valve se deu mais por conta da minha mira debilitada do que por algum tipo de questão técnica do servidor.

NoarO CS:GO rodou bastante bem, mostrando uma experiência muito similar se eu estivesse jogando no meu próprio computador ao invés de um PC virtual em cloud

A latência — apesar de eu não ter medido, bom deixar claro — estava aparentemente bem baixa, não houve engasgos, travamentos e o delay nos comandos do mouse e teclado não é digno de nota. Somente profissionais de esports certamente perceberiam alguma diferença, já que estou acostumado a jogar em consoles e considero a diferença de tempo de resposta aos comandos pouco significativa.

Pontos negativos

Apesar do serviço da Noar oferecer uma experiência bastante satisfatória, principalmente levando em consideração que a empresa é uma startup, nossos testes também geraram pontos negativos que precisam ser levantados.

O primeiro deles é a falta de conveniência e eu explico: a cada vez que você entrar em um servidor diferente, você estará utilizando um computador diferente. Aqui você já deve ter entendido o que isso significa: é preciso logar e fazer a autenticação das suas contas na Steam, Epic Games ou outro serviço novamente toda vez.

Isso gera um incômodo precisamente para quem utiliza autenticação em dois fatores, o que torna o processo burocrático e mais demorado.

NoarSe o jogo que você quiser não vier pré-instalado, você terá que fazer o procedimento de entrar na sua conta na loja virtual, baixar, instalar, etc.

Outra questão são os desligamentos aleatórios. Se a pessoa assinar o plano mensal Unit-Beta ela estará sujeita a ter o acesso simplesmente desativado e essa é uma possibilidade que pode gerar bastante insegurança, principalmente para quem vai utilizar os PC virtuais para realizar trabalhos como edição de vídeo.

E também há o tempo limite de sessão, que me afetou durante uma jogatina. Eu estava jogando eFootball e quando meu tempo bateu 1 hora e trinta minutos, eu fui desconectado. Nesta situação, é preciso repetir todo o processo de não apenas entrar no servidor, copiar IP e o código de segurança, mas também fazer o login na Steam com senha e depois código de acesso. A questão boa é que plataformas como Epic Games e Steam oferecem saves na nuvem, o que dificulta possíveis perdas de progresso.

Outra questão que os interessados precisam considerar é o preço. O plano mensal Unit-Beta, recém-lançado, custa R$ 70, o que pode não ser muito atrativo para quem está procurando apenas um meio de jogar. Porém, se considerarmos que o serviço oferece um PC superpotente para diversas outras tarefas, talvez o valor não seja tão exagerado assim.

Concorrente do xCloud e GeForce Now?

Apesar de parecer e funcionar até certo modo como uma nova opção para quem roda jogos pesados e não possui um bom computador, a Noar faz questão de ressaltar que não concorre com o xCloud e GeForce Now.

"A Noar tem uma proposta diferente [em relação a GeForce Now e xCloud]. Não oferecemos apenas um cloud gaming, já que jogar é uma das opções do que se pode fazer nas máquinas e mesmo essa opção ainda tem o destaque de dar a liberdade do cliente escolher o que jogar, diferente das outras", afirma João Casagrande, sócio e fundador da Noar, em entrevista ao Voxel.

De acordo com o executivo, o serviço "transforma" um dispositivo em um supercomputador. A partir disso, a pessoa também pode estudar e trabalhar, podendo editar vídeos grandes, executar programas de engenharia ou outros que exigem bastante desempenho.

NoarOs PCs virtuais que você acessou recentemente ficam listados no programa Moonlight

Neste sentido, toda a publicidade da empresa é realizada no sentido de deixar claro que quem contrata a solução tem praticamente um PC novo, onde pode realizar a atividade que desejar.

Mais funcionalidades no futuro

Casagrande respondeu sobre os pontos negativos que eu tive na experiência com a Noar e pontuou que o serviço está sendo melhorado. Sobre a burocracia do usuário ter que fazer todos os logins novamente a cada sessão, ele explicou que a startup já está buscando alternativas para salvar o acesso dos clientes para facilitar a conexão, já que a implementação imediata de uma solução do tipo acarretaria um aumento de custos.

Falando sobre os desligamentos aleatórios, o executivo explicou tecnicamente a questão. "O desligamento aleatório acontece também pelo fato de o Noar Unit ser um serviço de baixo custo. Utilizamos computadores com um Spot ativado, que é um sistema onde alugamos a parte ociosa de um servidor e disponibilizamos para os usuários utilizarem e por isso os desligamentos aleatório podem ocorrer, pois se aquela parte do servidor deixa de estar ociosa, o usuário é derrubado automaticamente", pontuou.

Por causa da possibilidade de ser pego de surpresa com um desligamento, Casagrande sugeriu para pessoas que fazem trabalhos importantes como edição de vídeo utilizar o Noar Classic. Neste modelo de assinatura, a pessoa compra um pacote de horas e utiliza sem se preocupar com desligamentos (como se fosse comprar horas em uma lan-house).

Perguntado sobre o tempo limite de sessão, o sócio e fundador da Noar argumenta que o plano Unit é de baixo custo. "Todos os usuários que pagam a mensalidade têm disponível uma série de computadores que podem utilizar e por isso existe o tempo limite de sessão, para que todos possam utilizar e dividir os custos. O nosso tempo limite de sessão se iniciou com 1 hora e 30 minutos e agora foi ampliado para 2 horas. Está nos nossos planos aumentar ainda mais".

O executivo ainda revelou que a startup tem outras metas, como desenvolver uma modalidade onde o usuário pode definir exatamente quais as especificações do computador que ele quer usar e aumentar a biblioteca de jogos pré-instalados.

"Oferecemos um serviço único no país e por conta disso tivemos muito engajamento a partir do lançamento em 2022. Estamos atentos ao feedback de nossos usuários e seguimos desenvolvendo novos produtos para melhor atendê-los", garantiu Casagrande.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.