A Nintendo e a Bandai Namco anunciaram, nesta quarta-feira (8), que Baten Kaitos: Eternal Wings and the Lost Ocean e Baten Kaitos Origins serão relançados no Nintendo Switch com uma coleção remasterizada na metade deste ano. A novidade foi um dos anúncios da nova edição do Nintendo Direct, que trouxe detalhes de jogos que chegam na primeira metade do ano ao console híbrido.
Para quem não conhece Baten Kaitos, esta é uma franquia de RPG que foi lançada originalmente no GameCube, em 2003, e que foi desenvolvida pela Tri-Crescendo em colaboração com a Monolith Soft — que atualmente é conhecida pelo seu trabalho em Xenoblade Chronicles.
Desde então, nenhum novo jogo da série foi lançado e os clássicos acabaram ficando presos no GameCube. A apresentação contou com breves cenas de gameplay que mostram os visuais atualizados, além da dinâmica de combates que, embora aconteçam em tempo real, têm uma dinâmica com cartas e tomadas rápidas de decisão.
Nas últimas semanas, surgiram rumores de que a Bandai Namco podia voltar a trabalhar com a série em algum nível — embora acreditava-se que se trataria de um remake, e não uma remasterização. Em 2021, os fãs também tinham flagrado que as marcas Baten Kaitos: Eternal Wings and the Lost Ocean e Baten Kaitos Origins tinham sido renovadas na Europa e no Japão, indicando que algo estaria nos planos.
Baten Kaitos 1 & 2: HD Remaster ainda não tem uma data de lançamento definida, mas está previsto para o verão no hemisfério norte. Esse é o período que corresponde ao nosso inverno aqui no Brasil e acontece entre junho e setembro de 2023. Mais detalhes devem ser divulgados nos próximos meses.