Para concretizar negócio, regulador sugere que Microsoft venda CoD

2 min de leitura
Imagem de: Para concretizar negócio, regulador sugere que Microsoft venda CoD
Imagem: Activision/Reprodução

A Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) do Reino Unido decidiu provisoriamente hoje (08) que a compra da Activision Blizzard pela Microsoft pode ser ruim para o mercado de games. Em seu relatório, a entidade defendeu que a aquisição pode “resultar em preços mais altos, menos opções ou menos inovação para os jogadores do Reino Unido”.

Por causa do entendimento, a CMA sugeriu algumas alternativas para que a Microsoft consiga a aprovação do negócio, dentre elas vender todas as divisões e empresas que cuidam diretamente de Call of Duty. A autoridade também sugeriu para que a Microsoft venda especificamente a Activision ou então Activision e Blizzard juntas.

O órgão que cuida das práticas competitivas no Reino Unido entendeu pela negociação dos estúdios envolvidos com CoD porque acredita que a franquia não deveria ser exclusiva, já que tem um alcance bastante grande no mercado. A CMA defendeu que o game de tiro será importante para o crescimento do streaming em cloud e que caso a Microsoft se tornasse a única dona, ela poderia eliminar facilmente a concorrência.

Blizzard

A investigação estava ocorrendo há cerca de 5 anos meses e a CMA fez questão de ressaltar que o entendimento divulgado agora é apenas provisório. Por causa disso, serão aceitas novas soluções ou propostas das empresas envolvidas.

A CMA comunicou, porém, que Microsoft e Activision Blizzard devem sugerir novas medidas até 22 de fevereiro deste ano, sendo que a resposta final do negócio deverá ser divulgada até 26 de abril.

Na publicação falando sobre o tema, a CMA revela ter analisado mais de 3 milhões de documentos internos, entrevistado executivos das empresas envolvidas, encomendado uma pesquisa independente com jogadores britânicos e ainda coletado evidências com outras franquias de games, outras empresas de consoles, publishers, desenvolvedoras e mais.

Outro lado

O vice-presidente corporativo e vice-conselheiro geral da Microsoft, Rima Alaily, falou com o site VGC sobre o tema. “Estamos comprometidos em oferecer soluções eficazes e facilmente aplicáveis que atendam às preocupações da CMA. Nosso compromisso de conceder acesso 100% igualitário de longo prazo a Call of Duty para Sony, Nintendo, Steam e outros preserva os benefícios do acordo para jogadores e desenvolvedores e aumenta a concorrência no mercado”, afirmou.

Sobre o acesso igualitário, ele fez questão de ressaltar que serão 10 anos de paridade no preço, conteúdo, recursos, jogabilidade e qualidade de CoD para o PlayStation, Switch, PC e qualquer outro console ou plataforma.

Xbox

Alaily argumentou ainda que 75% dos entrevistados na pesquisa independente da CMA concordaram que a fusão entre Microsoft e Activision Blizzard seria bom para o mercado de jogos eletrônicos no Reino Unido.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.