[Exclusivo] Xbox: jogos em mídia física devem acabar no Brasil

3 min de leitura
Imagem de: [Exclusivo] Xbox: jogos em mídia física devem acabar no Brasil
Imagem: George Pimentel/Getty Images

[ATUALIZAÇÃO - 03/02/2023, às 18h13]: Em novo contato, a Xbox Brasil disse que não confirmou o encerramento da fabricação e distribuição de jogos em mídia física do Xbox. Apesar de a nota da empresa sugerir que somente games em formato digital serão vendidos no mercado local, a empresa disse que não irá se posicionar sobre o assunto. O texto foi alterado para refletir o posicionamento da marca.

[Original - 03/02/2023, às 17h11]: A Microsoft deve encerrar a fabricação e distribuição de jogos em mídia física do Xbox no Brasil. Distribuidores e lojistas já estão sabendo da decisão comercial da marca. O Voxel, inclusive, confirmou essa informação com lojistas.

Excetuando os jogos que já foram prensados e que já estão nas lojas (além dos usados), a partir de agora os jogadores só deverão ter acesso a jogos do Xbox One e Xbox Series X/S por via digital. Além disso, é importante reforçar que a operação dos consoles continua normalmente. Ou seja, os hardwares continuarão sendo produzidos e vendidos por aqui sem nenhuma alteração.

Os rumores sobre a situação começaram a circular ainda nesta sexta-feira (03). No Twitter, o podcaster Daniel Reen publicou uma imagem de uma loja informando sobre a questão.

Xbox

Reen pontuou que o motivo do encerramento da produção e distribuição de jogos físicas seria as “baixas vendas”, que têm gerado prejuízo para os lojistas.

O processo de prensagem dos discos, impressão dos encartes e toda a logística de distribuição acaba encarecendo o produto. Por causa disso, os consumidores acabam pagando mais caro em jogos em mídia física (principalmente quando elas são compradas em lojas físicas espalhadas em shoppings ou centros comerciais).

E de acordo com a apuração do Voxel, a decisão da Microsoft pode ir além. A empresa também pode paralisar a dublagem e localização dos seus títulos em PT-BR. A reportagem ouviu de uma fonte do mercado sobre essa possibilidade.

Movimentos de mercado

O primeiro console oficial da Microsoft que desembarcou no Brasil foi o Xbox 360, que chegou por aqui em dezembro de 2006. Um período depois, chegaram os primeiros jogos físicos por aqui. Contudo, ao passar dos anos, as capinhas e discos começaram a cair em desuso e foram aos poucos sendo substituídas pelos formatos digitais.

Para se ter uma ideia, de acordo com pesquisa da Newzoo, em 2022 a proporção de jogos em mídia física vendidos foi apenas de 5,8%, contra 94,2% de games digitais.

O movimento dos consumidores fez com que as empresas alterassem o modelo de negócios. E um indicador da mudança que está acontecendo agora na Xbox aconteceu no ano passado, quando a empresa anunciou que começaria a vender games first-party a partir de códigos digitais.

À época, a gigante dos video games justificou que “os códigos digitais para jogos são uma forma moderna, fácil e rápida para os clientes comprarem os jogos que quiserem jogar, onde e quando quiserem” e que “oferecem benefícios de minimização de resíduos que estão alinhados com o compromisso de desperdício zero da Microsoft”.

Além disso, a própria aposta da empresa no serviço Xbox Game Pass é outro indicativo de como as mídias físicas estão sendo despriorizadas em detrimento do formato digital.

Posicionamento da Xbox

Em nota enviada ao Voxel, a Xbox, divisão de games da Microsoft, disse que não se posicionaria sobre o assunto. Por causa disso, a  marca não explicou se irá ou não deixar de fabricar e distribuir os jogos em mídia física no mercado local.

“Em Xbox, sempre buscamos maneiras diferentes de continuar trazendo aos fãs o melhor conteúdo para jogar no dispositivo que eles desejam. A comunidade agora pode aproveitar nossos jogos por meio de códigos digitais ou em seu primeiro dia, através do Game Pass. Estamos ansiosos por incríveis 12 meses que temos pela frente”, diz a integra da nota.

A empresa também preferiu não se posicioanr sobre a informação de que irá parar de localizar e dublar jogos em PT-BR. Ou seja, a empresa também não confirmou e nem negou este tema.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.