Os 10 melhores RPGs de 2022

4 min de leitura
Imagem de: Os 10 melhores RPGs de 2022
Imagem: Divulgação / Nintendo

Já dá para ter uma boa ideia de como 2022 foi um ano legal para os RPG lembrando que um exemplar do gênero foi premiado com o troféu máximo do The Game Awards! Mas nem só de Elden Ring viveram os últimos 12 meses: dos títulos que misturam aventura e ação até os JRPGs, tivemos opções para todos os gostos.

Foi pensando nisso que nós montamos essa lista com 10 grandes jogos de RPG lançados entre janeiro e dezembro de 2022. Note que essas são apenas recomendações da redação do Voxel, e não uma lista em ordem de qualidade. A ideia é celebrar os videogames e destacar o que apareceu de melhor nos nossos consoles e PC, então confira a seleção a seguir!

Elden Ring (PC, PlayStation 5, PS4, Xbox Series X/S, Xbox One)

A FromSoftware é, hoje, um dos mais celebrados estúdios dos videogames, e com justiça! Apesar das décadas de grandes jogos um tanto ignorados pela massa, foi a partir de Demon's Souls, ou quem sabe Dark Souls, que a empresa começou a se destacar mais com o grande público, conquistando mais fãs a cada título lançado. Ninguém domina a fórmula dos Soulslike como o seu criador, o diretor Hidetaka Miyazaki, e em Elden Ring o estilo chegou perto da perfeição ao incorporar o mundo aberto e mais opções de builds e customizações de estilo de jogo do que nunca.

Xenoblade Chronicles 3 (Nintendo Switch)

Para quem gosta de um JRPG raiz com centenas de horas de conteúdo, personagens marcantes e uma trilha sonora soberba, provavelmente não existe jogo melhor lançado em 2022 do que o esplêndido Xenoblade Chronicles 3, uma das maiores joias da biblioteca do console híbrido da Big N!

Stranger of Paradise: Final Fantasy Origins (PC, PlayStation 5, PS4, Xbox Series X/S, Xbox One)

Matar o Chaos. Isso é tudo o que importa, então se você for realmente um bro do Jack e seus amigos, vai embarcar nessa jornada com a gente! Só que antes de partir, saiba que esse prelúdio de Final Fantasy 1 é muito mais do que um mar de memes: com combate eletrizante e um divertido sistema de jobs, essa jornada ainda conta com uma história bastante surpreendente e emocionante em sua reta final.

Harvestella (PC, Nintendo Switch)

Quem não gosta de um bom jogo de fazendinha? De Story of Seasons a Stardew Valley, quase sempre é um prazer passar um tempo cuidando do campo. E em 2022 quem acertou em cheio nessa fórmula foi a Square Enix, que sabiamente levou o gênero para uma estética bem na linha de Final Fantasy, unindo o melhor de dois mundos em um só belo pacote!

Live a Live (Nintendo Switch)

Não é todo dia que vemos um jogo lançado exclusivamente para o Super Famicom (a versão japonesa do SNES) ganhar um remake, então essa é uma chance de ouro para conhecer ou revisitar um dos melhores JRPGs do console! O estilo artístico bastante similar ao deslumbrante Octopath Traveler também ajuda bastante a cativar a imaginação dos jogadores.

The Witcher 3: The Wild Hunt patch next-gen (PC, PlayStation 5, Xbox Series X/S)

Talvez a gente esteja trapaceando um pouco aqui? Pode ser que sim, mas certamente os milhões de fãs do bruxo espalhados por todo o planeta não reclamaram nem um pouco quando a CD Projekt Red anunciou uma atualização grátis que levava um dos melhores jogos da geração passada para os hardwares atuais. Quem ama RPG não tem motivos para deixar essa repaginação do Witcher 3 passar batida!

Crisis Core: Final Fantasy VII Reunion (PC, Nintendo Switch, PlayStation 5, PS4, Xbox Series X/S, Xbox One)

E já que estamos falando em repaginações, que tal esse remaster que mais parece um remake da Square Enix? O cultuado clássico de PSP chega a praticamente todas as plataformas de cara nova, mas mantendo a história que conquistou tantos fãs para o carismático Zack! Como elogiamos no nosso review, o pacote melhora ainda mais com a adição de vozes a todos os diálogos, além da bela adaptação dos menus e sistemas a fim de dialogarem melhor com Final Fantasy VII Remake!

Chained Echoes (PC, Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One)

Lançado aos 45 minutos do segundo tempo, mas bem a tempo de aparecer na nossa retrospectiva, Chained Echoes acabou viralizando e agradando em cheio aos jogadores por ser um RPG repleto de nostalgia, nos levando magicamente de volta aos tempos mais simples dos 16-bits, lar de alguns dos melhores representantes do gênero. É uma ótima pedida para os mais saudosistas!

Pokémon Legends: Arceus (Nintendo Switch)

Uma das maiores reclamações dos fãs de Pokémon ao longo das últimas gerações era justamente que a franquia parecia um tanto estagnada, ainda que sempre trazendo boas regiões e criaturas. Eis que Arceus surgiu para dar uma sacudida daquelas, trazendo mundos mais abertos, mais possibilidades de exploração e controles mais orgânicos e livres, com encontros e batalhas em tempo real. Um grande acerto do ano e promessa de um futuro mais empolgante!

Pokémon Scarlet & Violet (Nintendo Switch)

A gente sabe, assim como você sabe, que a otimização desses jogos dos monstrinhos de bolso deixou muito a desejar, e que os gráficos também não são lá a oitava maravilha do mundo. Na verdade, há tantos problemas aqui que chega a ser quase um milagre que Scarlet e Violet sejam tão bons mesmo assim! Mas são, e isso é um atestado da grandeza da fórmula, que foi levada ainda mais além com ótimas inovações que compensam, e muito, os seus defeitos.

E essas foram as nossas recomendações de 10 grandes RPGs lançados ao longo de 2022! É cclaro que muita coisa legal ficou de fora por falta de espaço, mas se esquecemos de citar algo que você ama, que tal comentar e celebrar outros grandes jogos com a gente lá nas redes sociais do Voxel?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.