Os melhores jogos de 2022 para a redação do Voxel

5 min de leitura
Imagem de: Os melhores jogos de 2022 para a redação do Voxel
Imagem: Divulgação / Bandai Namco

O final de ano é mesmo um período mágico! Além do merecido descanso e férias, também é um período de boas comidas, ruas decoradas e... um tempão livre para conferir todos os grandes jogos que você pode ter deixado passar!

É uma época perfeita para fazer retrospectivas, e foi por isso que nós reunimos a redação do Voxel para revisitar o que aconteceu de melhor ao longo de 2022 nos videogames. Ainda que essa lista não seja exatamente um Voxel Awards (quem sabe ele não volta em breve?!), o seu propósito é aproximar o nosso time de você, leitor, que é o que mais nos importa.

Nós montamos esse guia da seguinte forma: cada membro da redação teve direito a escolher quais foram os dois jogos que mais gostaram ao longo do ano. Simples assim! Cada um escolheu apenas dois jogos, sem problemas deles serem repetidos com outros votantes ou não, e todos os títulos que foram lembrados aparecem aqui, assim como o nome de quem os escolheu.

Não há qualquer ordem de qualidade nessa lista, e esses grandes lançamentos foram arrumados apenas em ordem alfabética para uma leitura mais conveniente. Afinal, o interesse não é apontar que um jogo é melhor que o outro, apenas relembrar quais foram os favoritos de cada integrante da equipe. Com quem será que você concorda ou discorda mais? Descubra a seguir! Boa leitura, boa diversão e bons jogos!

Bayonetta 3 (votado pelo Thomas)

Levando o hardware do Nintendo Switch além do seu limite, Bayonetta 3 oferece uma overdose de ação e adrenalina daquelas! Com três personagens jogáveis e uma variedade alucinante de momentos épicos, a obra-prima da Platinum Games ainda conta com uma trilha sonora perfeita. Vale a pena se deixar enfeitiçar pela bruxa mais linda dos games!

Crisis Core Final Fantasy VII Reunion (Vini)

Conseguir modernizar e deixar tão bonito e fluído um jogo tão querido, mas também tão datado de PSP, é um feito e tanto, e a Square Enix acertou em cheio no Crisis Core Final Fantasy VII Reunion! O nosso editor Vini morre de amores pelo Zack e nem hesitou na hora de destacar e recomendar essa fantástica jornada para todos. Certamente é um ótimo aperitivo para esperar pelo próximo capítulo dos remakes de Final Fantasy 7!

Elden Ring (João e Vini)

O que mais pode ser dito sobre Elden Ring que você já não tenha lido o ano inteiro, desde o seu lançamento até o climático prêmio máximo do The Game Awards? Bom, talvez a onipresença do game no discurso público já seja o maior atestado de sua altíssima qualidade. E algo nos diz que essa aventura seguirá sendo estudada e apreciada por muitos anos ainda!

Horizon: Forbidden West (Carlos)

Uma das experiências visualmente mais embasbacantes da nova geração até agora, a segunda aventura da heroína Aloy possui uma legião de fãs e, ao menos aqui na redação do Voxel, eles são bem representados pelo voto do Carlos!

Immortality (Francesco)

Sam Barlow é uma das mentes mais criativas e interessantes da indústria dos videogames, e ele já tinha mostrado isso em jogões como Silent Hill: Shattered Memories e Her Story. Mas Immortality pode ser a sua melhor obra até hoje! Não se deixe enganar pela premissa aparentemente simples, pois esse jogo tem muitos spoilers e surpresas que só jogando mesmo para admirar como elas merecem!

Norco (Francesco)

Do vibrante e único estilo artístico ao roteiro sublime, elogiado por muitos críticos como o melhor texto do ano, Norco também acertou em cheio no gosto do Francesco, que a muito custo e pesar sacrificou o seu voto no ótimo Tinykin para contemplar Norco com um lugarzinho na nossa lista. E o melhor de tudo é que você já pode experimentar esses dois jogos no Xbox Game Pass para ver se concorda ou não com o nosso redator!

Pokémon Legends: Arceus (Luciana)

Uma mais do que necessária sacudida na clássica fórmula de Pokémon, Arceus pinta um futuro promissor para a franquia mais lucrativa de todo o entretenimento mundial. O seu mundo mais aberto e combates fluídos trouxeram um bocado de aventura ao RPG, e é uma compra essencial para os donos do Switch! A nossa redatora Lu gostou bem mais desse jogo do que de Scarlet e Violet, por sinal.

Sifu (Carlos e Bruno)

Ainda que ele não seja exatamente um jogo de luta, como foi rotulado na aberração da TGA, Sifu consegue pegar alguns elementos do gênero e dos beat 'em ups para criar uma experiência muito legal de pancadaria em 3D! Tem até algo de nostálgico em explorar o seu mundo estruturado como fases relativamente lineares, mas com controles modernos e de ponta.

Somerville (Derek)

Do mesmo produtor dos ótimos Limbo e Inside, Somerville mistura elementos leves de adventure e plataforma com puzzles baseados em física, uma mistura que agradou em cheio ao nosso querido editor de vídeos Derek, que insiste para que todo mundo experimente esse game!

Sonic Frontiers (Thomas e Bruno)

Há muito tempo que um dos principais mascotes dos videogames não recebia um jogo tão bom. Ainda que alguns probleminhas técnicos manchem um pouco a experiência, como os pop ins do cenário, o gameplay é muito sólido e divertido, e a narrativa talvez seja a melhor da franquia! Acima de tudo, é legal que Sonic Frontiers crie bases tão promissoras para o futuro da franquia.

Teenage Mutant Ninja Turtles Shredder's Revenge (Derek)

Santa tartaruga! Junto com River City Girls 2, TMNT foi um dos principais responsáveis por tornar 2022 um dos melhores anos deste século para os jogos beat 'em up! Além de ser um jogão por si só, Shredder's Revenge ainda pega elementos de todos os melhores jogos das Tartarugas em uma deliciosa e nostálgica viagem no tempo!

Triangle Strategy (João)

Sem muito alarde, o Nintendo Switch (e, posteriormente, o PC também) recebeu um dos melhores jogos de estratégia dos últimos tempo! Com combates táticos profundos e instigantes, Triangle Strategy é mais uma maravilha no extenso currículo da Square Enix, e o João passou o ano inteiro pentelhando a gente aqui na redação a jogar também... então agora é a sua vez de ler o mesmo!

Vampire Survivors (Luciana)

Entre todos os incríveis jogos citados aqui, provavelmente nenhum deles é mais viciante do que Vampire Survivors. Por baixo de seus gráficos super simples se esconde um loop de gameplay roguelike incrível!

Mas e você, o que achou da nossa seleção de jogos? Ficou surpreso com alguma presença ou omissão? Como ficaria a sua lista? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.