Os 10 melhores jogos de futebol dos anos 90

4 min de leitura
Imagem de: Os 10 melhores jogos de futebol dos anos 90
Imagem: Reprodução / Destructoid

Em clima de Copa do Mundo e nostalgia, vamos relembrar 10 dos jogos de futebol mais marcantes da década de 1990! Se você é um leitor das antigas, são grandes as chances de der esbarrado com esses cartuchos ou CDs aqui no país do futebol, e se é mais jovem, que tal conhecer e experimentar esses verdadeiros campeões?

Conheça a seguir, organizados em ordem cronológica, 10 dos melhores jogos de futebol dos anos 90! Para manter as coisas interessantes, evitamos ao máximo repetir franquias, e só fizemos isso quando aconteceu um grande salto técnico, como migrar do 2D para o 3D, por exemplo.

Elifoot II - 1992 (MS DOS)

Se com o passar dos anos vimos diversas franquias do gênero manager indo e vindo, a molecada que cresceu nos anos 1980 e 90 deve lembrar com bastante carinho da época do Elifoot, que virou febre nos computadores brasileiros quando a informática ainda começava a se popularizar entre a massa. Em 1992, tivemos a primeira versão a cores de Elifoot II, que em 1998 ficaria ainda maior com o shareware Elifoot 98!

Sensible Soccer - 1992 (Amiga, Atari ST, MS DOS)

Na década de 1990 os jogos de futebol ainda penavam para encontrar qual ângulo de câmera garantia um gameplay mais divertido, imersivo e intuitivo, e a franquia Sensible Soccer levantava bons argumentos para a câmera com visão superior. O sucessor de MicroProse Soccer permitia customizar tanto as seleções nacionais como clubes.

Super Sidekicks - 1992 (Fliperama, Neo Geo, Neo Geo CD)

No auge da popularidade dos fliperamas no Brasil, quando a SNK também gozava de bastante prestígio, um jogo de futebol disputava espaço entre os beat 'em ups e jogos de luta. Super Sidekicks oferecia um eletrizante gameplay estilo arcade onde era preciso usar apenas dois botões para brilhar em campo. A apresentação gráfica era particularmente incrível para os padrões da época!

Actua Soccer - 1995 (PS1, SEGA Saturn, MS DOS)

Apesar de ser um tanto criticado por sua inteligência artificial mais fraco e controles imprecisos, Actua Soccer possui um bom valor histórico por apresentar um motor com gráficos totalmente 3D ao gênero, além de usar jogadores de verdade para fazer a captura de movimentos. Nunca foi tão realista jogar com as 44 seleções nacionais presentes no game!

Virtua Striker - 1995 (Arcade)

Se a SNK brilhou nos fliperamas com Super Sidekicks, a SEGA alcançou ainda mais sucesso com a franquia Virtua Striker! Desenvolvida pela Sega AM2 entre 1994 e 1999, a série trouxe um mapeamento de texturas muito acima da média. Infelizmente só os jogos 2 e 3 chegaram aos consoles caseiros, respectivamente no Dreamcast e GameCube, mas quem ia aos fliperamas curtia bastante os ângulos de câmera e zagueiros inteligentes e desafiadores de superar.

International Superstar Soccer - 1994 (Super Nintendo)

Se há um jogo nesta lista que dispensa apresentações, esse é International Superstar Soccer! Febre absoluta nas casas dos jogadores, locadoras, camelôs e lojas de videogame, o game da Konami acertou em cheio no gameplay e gráficos. Era tudo tão bom que logo os modders entraram em ação e começaram a bolar versões alternativas inspiradas no campeonato brasileiro. Do imortal craque Allejo ao ainda bem popular meme da versão pirata Ronaldinho Soccer, aqui temos um título que vive na memória e coração dos brasileiros!

FIFA Soccer 95 - 1994 (Mega Drive)

Apesar de não alcançar na época o mesmo nível de prestígio que International Superstar Soccer, aos poucos a série FIFA foi conquistando um pouco mais de carinho e prestígio. Estranhamente ausente do PC, esse jogo de Mega Drive tentava ser um simulador e ousava ao permitir que quatro pessoas jogassem ao mesmo tempo. Outro atrativo era a presença de times reais do campeonato brasileiro, ainda que o elenco em si fosse composto de atletas genéricos.

Libero Grande - 1997 (Arcade, PS1)

Se hoje em dia temos modos de jogo dedicados a controlar apenas um atleta em campo nos principais títulos de futebol, em 1997 isso ainda era novidade. A Namco teve uma sacada muito boa ao resgatar a ideia de seu Top Striker lá do nintendinho: ao invés de jogar com um time inteiro, o gameplay girava ao redor de fazer a diferença em campo com um craque só, que você escolhia logo no começo da campanha e precisava seguir com ele até o fim.

FIFA Road to World Cup 98 (PC, PS1, SEGA Saturn, Nintendo 64)

Não dava para deixar de fora o formato 3D de FIFA, que aqui começava a abraçar parte da sua identidade mais moderna, com uma trilha sonora caprichada com o licenciamento de músicas famosas, a integração com conteúdo da Copa do Mundo (incluindo todas as 172 seleções participantes das eliminatórias) e um número cada vez maior de licenças de clubes. Nunca tivemos tantos atletas replicados com fidelidade, além de nomes precisos nos elencos. Como se não bastasse, você também podia criar tanto o seu próprio time como jogadores.

International Superstar Soccer 98 - 1998 (Nintendo 64)

Assim como FIFA teve muito sucesso migrando para o 3D, International Superstar Soccer também mandou bem ao chegar no Nintendo 64. Estranhamente, apesar da excelência técnica, o jogo não conseguiu replicar a febre dos tempos do SNES, o que é uma pena, já que esse é um dos melhores jogos tridimensionais que você podia jogar nos anos 1990, com a bola fluindo soltinha no melhor sistema de física da geração. Ao menos Winning Eleven dominaria o imaginário da galera no começo dos anos 2000, mas isso é um papo para outra lista...

E você, já conhecia todos esses jogos? Qual o seu favorito entre essas 10 opções de peladas nos videogames? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.