Placa de vídeo 8GB: opções para melhorar o desempenho do seu PC

3 min de leitura
Imagem de: Placa de vídeo 8GB: opções para melhorar o desempenho do seu PC
Imagem: Shutterstock
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Já estamos na época de fim de ano, e com diversas promoções batendo na porta, esse pode ser um bom momento para fazer aquela atualização robusta no PC. Por isso, listamos algumas boas GPUs com 8GB de memória de vídeo nesse artigo, sejam elas do segmento de entrada até o de alto desempenho para quem quer jogar em 4K.

Uma das dicas mais importantes na hora de escolher uma placa de vídeo é sobre a quantidade de memória. Essa especificação não é o fator determinante para saber se uma GPU é boa ou não. Muitas placas de 12GB de VRAM tem desempenho inferior a placas com 8GB de memória, por exemplo.

Neste texto, estamos utilizando 8GB como um parâmetro para dividir e indicar as placas. Confira a lista abaixo:

1. Placa de Vídeo XFX, RX 6600 XT Speedster SWFT210 AMD Radeon, 8GB

s  XFX/reprodução 

Lançada há pouco mais de um ano, a RX 6600 XT é uma ótima placa de vídeo para rodar qualquer game em qualidade máxima, resolução Full HD e até mesmo se aventurar em 2.5K, graças aos seus 8 GB de VRAM, mas com os devidos ajustes.

O modelo aguenta qualquer game em resoluções mais altas, inclusive com ajuda do AMD FidelityFX Super Resolution, podendo segurar 4K em configuração média ou baixa, possivelmente.

2. Placa de Vídeo Asus NVIDIA GeForce RTX 3050 OC, 8GB

d  ASUS/divulgação 

No segmento de entrada, a RTX 3050 é um GPU que se destaca, e uma boa opção para quem gosta de placa de vídeo NVIDIA e não pode gastar tanto. O modelo é a porta de entrada da linha RTX 30XX, e oferece todos os recursos para jogar games em Full HD e qualidade ultra. A placa mais em conta é o da ASUS, com overclock de fábrica e construção simples, de duas ventoinhas.

Embora seja a versão mais simples da geração Ampere, o modelo tem suporte a tecnologias como Traçado de Raios e DLSS, para realizar o redimensionamento de imagem e dar mais frames ao jogador, mesmo quando em resoluções mais altas.

3. Placa de Vídeo RTX 3060 Ti 1-Click OC Galax NVIDIA GeForce, 8GB

s  Galax/divulgação 

"Evolução" da GPU anterior, a placa de vídeo 3060 Ti é um dos melhores modelos custo x benefício da atualidade. Diferentemente de sua irmã menor, essa placa de vídeo RTX já é indicada para o público que quer mirar em resolução Quad HD com gráficos em qualidade bem alta ou Full HD com Ray Tracing e maior taxa de quadros.

A GPU é um pouco mais cara que a RTX 3050, mas oferece ganhos de performance respeitáveis, e é uma ótima opção para quem te um orçamento um pouco maior, mas que não pode passar os 3 mil reais, e pretende se aventurar em jogos online ou títulos mais cinematográficos. O modelo da Galax também é simples, com construção de duas ventoinhas e um leve overclock de fábrica.

4. Placa de Vídeo RX 6600 Gaming Sapphire Pulse AMD Radeon, 8GB

z  Sapphire/divulgação 

Já a Radeon RX 6600 é a "irmã menor" da 6600 XT, e conta com algumas leves reduções internas. Esse modelo da Sapphire conta com um design compacto, podendo ser inserido em gabinetes menores, e traz detalhes na cor vermelha, além das duas ventoinhas para dissipar o calor.

Em games, essa GPU consegue rodar qualquer título em resolução Full HD em qualidade máxima a mais de 60 frames sem problemas, mas não é indicada para Quad HD ou títulos com muito Ray Tracing na iluminação.

5. Placa de Video Galax, NVIDIA GeForce RTX 3070, 8GB

d  Galax/reprodução 

Por fim, a RTX 3070 é uma ótima placa de vídeo da NVIDIA, mas que nas últimas semanas começou a pipocar por preços mais baixos. A GPU tem poder de fogo suficiente para rodar qualquer título em Quad HD, com Ray Tracing e DLSS a mais de 60 frames tranquilamente em qualidade bem alta.

Aliás, essa placa de vídeo NVIDIA ainda é capaz de encarar 4K com qualidade máxima e DLSS em modo performance para conseguir uma jogatina superior a 30 quadros, ou até mesmo baixar as configurações para qualidade alta e alcançar os 60 fps ou mais em jogos online.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.