Headset VR criado por cofundador da Oculus é capaz de matar o jogador

2 min de leitura
Imagem de: Headset VR criado por cofundador da Oculus é capaz de matar o jogador
Imagem: arstechnica.com

Perder um personagem em um jogo como The Quarry, por exemplo, é algo frustrante e capaz de impactar sentimentalmente um jogador. Agora, já imaginou perder a própria vida durante uma partida de videogame? Bom, por mais sádica que seja essa ideia, o cofundador da Oculus, Palmer Luckey, não só pensou como de fato criou algo capaz disso.

Através de um post feito em seu blog pessoal, Luckey fala sobre um peculiar headset VR criado por ele. Foi implantado no aparelho três cargas explosivas, que ficam localizadas na altura da testa do jogador e seriam facilmente capazes de explodir seu crânio logo após uma tela de ''Game Over''.

Certamente essa atmosfera de correr um risco real de vida durante uma partida de videogame lembrará a muitos da franquia Sword Art Online (SAO), em que Kirito e companhia precisam ser extremamente cautelosos quanto às suas ações dentro de SAO, já que estão presos em seus fones NerveGear, que contam com um gerador de micro-ondas que pode puni-los na vida real por qualquer deslize dentro do jogo.

s

O anime Sword Art Online inclusive foi de fato uma referência para Luckey na criação de seu equipamento mortal. Ele conta que por diversas vezes foi questionado: "Você já viu Sword Art Online? Quando você tornará o NerveGear real?!". Agora, digamos que ele é capaz de responder essa pergunta com um sonoro SIM! "A boa notícia é que estamos a meio caminho de fazer um verdadeiro NerveGear. A má notícia é que até agora só descobri a metade que mata você. A metade de VR perfeita da equação ainda está a muitos anos de distância", escreveu Luckey.

Antes que qualquer um vá caçar o 'VR Mortal' por aí nos sites de e-commerce, felizmente (ou infelizmente), por enquanto o aparelho é "apenas uma peça de arte de escritório, um lembrete instigante de caminhos inexplorados no design de jogo", alerta Luckey.

s

Quanto mais real, melhor?

A imersão tem sido um dos pontos mais explorados dentro do mercado de jogos eletrônicos. A Sony, por exemplo, trouxe ao PS5 a inovação do DualSense, o controle que por meio de seu sistema de vibração é capaz de simular com maior fidelidade a ação de apertar um gatilho ou até mesmo a sensação de chuva caindo sob o personagem – algo muito bem apresentado em Returnal.

Porém, imaginar que essa tecnologia possa punir fisicamente os jogadores dentro de uma partida, é algo Black Mirror demais. Aliás, para os fãs desse tema, fica a indicação do episódio ''Playtest'', o segundo da terceira temporada da série disponível na plataforma Netflix.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.