Precisando de memória RAM? Opções de módulos com 8 GB

3 min de leitura
Imagem de: Precisando de memória RAM? Opções de módulos com 8 GB
Imagem: Kabum
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Juntamente com o processador, a memória RAM compõe o cérebro de um computador. Trata-se de uma peça importante para o funcionamento da máquina, e que permite que ela trabalhe de forma ainda mais rápida quando escolhida de forma e na quantidade correta.

Embora seja um componente essencial e muito conhecido, diversos mitos surgiram ao longo do tempo sobre a memória RAM e seu funcionamento. Um deles, talvez o mais disseminado, é a falácia de que mais memória RAM significa necessariamente mais desempenho – o que nem sempre é verdade.

Vamos entender mais sobre como funciona memória RAM e também conhecer alguns modelos indicados para quem pensa em fazer um upgrade.

Como funciona memória RAM

Esse componente pode dar mais velocidade para o funcionamento da máquina.Esse componente pode dar mais velocidade para o funcionamento da máquina.Fonte:  Kabum 

A chamada Memória de Acesso Aleatório (Random-Acess Memory, em inglês) é um armazenamento de curto prazo que guarda informações temporárias do sistema operacional no computador. É diferente de um HD ou SSD, por exemplo, componentes que mantém os dados por mais tempo.

Por guardar esses dados importantes para o sistema, a memória RAM é responsável por conferir mais agilidade e velocidade no funcionamento geral de uma máquina. Sem esse componente, algumas tarefas simples (como abrir programas ou editar arquivos) poderiam demorar muito tempo para serem realizadas.

Por se tratar de um espaço de armazenamento temporário, os dados carregados para a memória RAM são apagados sempre que o computador é desligado. Isso não acontece no disco rígido ou SSD.

Indicadores da memória RAM

Existem alguns critérios que podem ajudar a observar a qualidade desse componente tão importante para o funcionamento da máquina, que são:

DDR ou geração

Geralmente acompanhado de um número (DDR4 ou DDR5, por exemplo), representa a que geração pertence a peça. Os módulos mais modernos são os de DDR5, mas o DDR4 ainda é muito comum e utilizado.

Capacidade

Indica a quantidade de arquivos temporários que a memória RAM é capaz de armazenar de forma simultânea. Medido em gigabytes (GB), esse número não pode ser o único indicador de qualidade de um módulo.

Frequência ou clock da memória

Esse indicador é medido em megahertz (MHz) e representa a velocidade na qual a memória RAM trabalha. Quanto maior o clock, mais rápido o módulo consegue recuperar as informações.

Indicação de módulos com 8 GB

Se você já sabe o tipo de memória RAM que precisa, aqui estão algumas indicações de módulos com 8 GB – uma das quantidades mais comuns para esse componente.

1. Memória Corsair Vengeance LPX 8GB, 3200MHz, DDR4

Imagem: Memória Corsair Vengeance LPX, 8GB
Imagem: Tecmundo Recomenda

Memória Corsair Vengeance LPX, 8GB

A memória Corsair Vengeance conta com 8 GB e é feito de alumínio puro, possibilitando uma dissipação de calor mais rápida!

Esse módulo DDR4 da Corsair tem velocidade de 3200 MHz. O dissipador de alumínio ajuda a manter a temperatura do componente baixa ao mesmo tempo que possibilita a realização de alguns overclockings para aumentar ainda mais o desempenho da RAM.

2. Memória XPG Gammix D45 8GB, 3200MHz, DDR4

35% off
Imagem: Memória XPG Gammix D45, 8GB
Imagem: Tecmundo Recomenda

Memória XPG Gammix D45, 8GB

O GAMMIX D45 foi testado e verificado para funcionar com as mais recentes plataformas AMD para compatibilidade sem problemas e excelente desempenho de overclock. O Intel Extreme Memory Profile (XMP) 2.0 facilita o overclocking e melhora a estabilidade do sistema. Em vez de ajustar parâmetros individuais no BIOS, você pode fazer isso diretamente pelo sistema operacional do seu PC.


R$ 294,11

A XPG é outra marca conceituada no segmento, e esse módulo DDR4 de 8 GB e 3200 MHz nos ajuda a entender o porquê. A memória tem uma aparência robusta e dissipadores eficientes para também permitir o overclock. Produto muito bem avaliado pelos compradores.

3. Memória Kingston 8GB, 1333MHz, DIMM, DDR3

Imagem: Memória Kingston 8GB DIMM DDR3
Imagem: Tecmundo Recomenda

Memória Kingston 8GB DIMM DDR3

Memória de 8GB DIMM DDR3 1333Mhz 1,5V para desktop, com período médio de atualização 7.8us a uma temperatura menor que (tcase) 85°c.

Para sistemas um pouco mais antigos, esse módulo da Kingston é uma boa alternativa por entregar confiabilidade e segurança. A velocidade de 1333 MHz é padrão para a geração DDR3 e vai ajudar as máquinas que precisam de mais RAM a ganharem uma sobrevida.

4. Memória Crucial Micron 8GB, DDR4

5% off
Imagem: Memória Crucial Notebook 8GB DDR4
Imagem: Tecmundo Recomenda

Memória Crucial Notebook 8GB DDR4

Memória Crucial de 8GB para dar um upgrade em seu notebook, compatível com diversos modelos e de fácil instalação.

R$ 177,45

Essa memória RAM é para notebooks e também pode ajudar os computadores portáteis a terem mais velocidade. O módulo DDR4 tem velocidade de 2666 MHz e pode ser usado em uma grande variedade de modelos de laptops.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.