CSGO: saiba mais sobre o torneio mundial IEM Rio Major 2022

5 min de leitura
Imagem de: CSGO: saiba mais sobre o torneio mundial IEM Rio Major 2022
Imagem: IEM/Divulgação

É isso, torcedores brasileiros! Depois de anos aguardando, finalmente chegou a hora: o Brasil é sede do Major de CS:GO pela primeira vez em sua história. O evento IEM Rio Major rolando nesse momento no Rio Centro no Rio de Janeiro e que terá suas finais na Jeunesse Arena nos dias 10 a 13 de novembro, é um sonho antigo da comunidade tupiniquim de CS.

Mas por que esse evento é tão esperado? Nós aqui do Voxel trazemos um pouco da história da IEM e do Major e batemos um papo com o diretor de Marketing da Intel, Carlos Buarque, para entender melhor a visão e a expectativa da empresa que, junto com a ESL, são os grandes organizadores do torneio.

Afinal, o que é o Major?

O Major nada mais é que o equivalente ao mundial de CS:GO, patrocinado diretamente pela Valve, produtora do game, e organizado por diferentes empresas ao longo dos anos. Embora muitos torneios organizados ao redor do globo contam com times de todo o planeta, o Major é o torneio mais cobiçado do circuito de CS:GO e é a glória máxima que um time pode alcançar dentro da modalidade.

Desde sua criação em 2013, 17 Majors foram organizados, 14 na Europa e 2 nos Estados Unidos, logo não é de se estranhar a enorme empolgação gerada com o anúncio do Major do Rio de Janeiro, o primeiro organizado fora desse eixo. O evento, que seria organizado ainda em 2020, acabou tendo que ser adiado devido à pandemia e, após dois longos anos, finalmente está sendo jogado em nossa terra.

Intel Extreme Masters

Embora os Majors tenham patrocínio e tutela da Valve, a organização de cada um desses eventos é independente e organizada pelas mais diferentes empresas do ramo de esports. O Major do Rio está sob a tutela da Intel Extreme Masters (em parceria com a ESL), o evento internacional de esports organizado e gerido pela Intel.

O Intel Extreme Masters é o campeonato de esports mais longevo da indústriaO Intel Extreme Masters é o campeonato de esports mais longevo da indústriaFonte:  IEM/Divulgação 

“A Intel começou a investir em esports lá atrás, fazendo essa parceria com a ESL e organizando o primeiro Intel Extreme Master ainda em 2006, sendo o mais longevo campeonato de esports (...) onde já passaram diferentes feras e diferentes jogos, desde o CS 1.6, até League of Legends no Brasil, mas especialmente focando em CS:GO aqui no Brasil devido à grande audiência que o público brasileiro traz.”

Embora a IEM seja uma das organizações mais conhecidas dentro do cenário de CS atualmente, essa é a primeira vez que a organização terá um major sob seu nome, desde o CS 1.6.

“A gente já teve outros Majors que a Intel patrocinou, mas nenhum era o Intel Extreme Masters. Aos poucos conseguimos ir crescendo a marca da IEM até que agora conseguimos juntar a fome com a vontade de comer trazendo esse evento para o Brasil, pois realmente faz um tempo que tentamos trazer a IEM para o Brasil, pois acreditamos na marca. Juntando isso com o Major, nós tínhamos certeza que seria um evento incrível. É uma realização gigante.”

Meu Brasil brasileiro

Mesmo com uma história bonita no CS:GO e duas conquistas de Major alcançadas pelos jogadores Fallen, Fer, Fnx, Taco e Coldzera, a realização de um Major no Brasil parecia um sonho distante. Mesmo com todas as dificuldades, esse sonho finalmente se concretizou nove anos após o primeiro evento (e sete anos após a primeira conquista brasileira).

Não foi surpresa então para nós fãs brasileiros quando todos os ingressos disponíveis para a fase final (chamada de Champions Stage) esgotaram em poucos minutos, causando um grande alvoroço na comunidade.

“Esse Major mostra o quanto o esport é uma paixão aqui no Brasil, afinal, na hora que se anunciou o Major, teve uma grande comoção, pois os ingressos acabaram muito rapidamente, fazendo a IEM e ESL repensarem toda a estrutura: mudando palco da final, trazendo as etapas eliminatórias também com público outras fases e até fazendo um fan fest para trazer mais gente para o evento. (...) Tivemos que inovar.”

Essas mudanças apontadas por Carlos Buarque marcam talvez um dos pontos mais memoráveis do Major do Rio, além da torcida brasileira: a mudança de formato. Originalmente apenas o Champions Stage possui público, sendo que as duas fases preliminares (Challengers e Legends) eram organizados em eventos fechados transmitidos apenas de forma virtual.

Torcida lotou as fases preliminares e está dando um show no MajorTorcida lotou as fases preliminares e está dando um show no MajorFonte:  ESL/Divulgação 

A paixão brasileira, entretanto, forçou os organizadores do evento a também alugar o Rio Centro para a realização com público dessas fases preliminares, que se mostrou um sucesso e virou assunto internacionalmente graças a imensa adesão e forte paixão da torcida que se fez presente nessas fases. Além disso, também teremos nesse ano a primeira Fan Fest organizada diretamente pela produção do Major, que contará com o famoso streamer Gaules animando a galera do lado de fora da Jeunesse Arena na fase final do torneio.

Brasil no Palco

Infelizmente, no dia dessa matéria, apenas uma equipe brasileira está no páreo e ainda está competindo. A Fúria terminou o Legends Stage com uma perfomance de 3-0, garantindo uma vaga na fase final, a ser realizada nos dias 10 a 13 de novembro. Embora o nosso desejo fosse de ver mais nomes brasileiros na disputa, a IEM preparou uma grande surpresa para os fãs, com o anúncio de um showmatch entre os maiores nomes do CS brasileiro (Fallen, Fer, Fnx, Taco e Coldzera) ganhadores de dois Majors seguidos contra os grandes craques da história da Suécia (Get_Right, olofmeister, JW, f0rest e friberg) que marcaram uma era de total dominância no começo do CS:GO.

“Eu acho que vai ser algo como um NBA All-Star game. Vai ser algo marcante tanto para quem é fã de CS:GO quanto para quem é fã dos jogadores, vê-los jogando em um cenário não tão competitivo, mas podendo jogar com um pouco mais de descontração, pensando mais na diversão e prazer do jogo. (...) Vai ser um outro momento que com certeza a torcida vai arrepiar, vai ser coisa de outro mundo ali.”

Furia comemora a classificação com a torcida no Rio CentroFuria comemora a classificação com a torcida no Rio CentroFonte:  IEM/Divulgação 

A nossa festa

Além de toda a estrutura e excelentes partidas que tivemos até então, o grande destaque internacional do evento até esse momento é o calor e paixão da torcida brasileira, mesmo quando não temos compatriotas jogando no stage. Portanto, não deixe de conferir o Major, tanto presencialmente se conseguir, ou pelas diferentes transmissões na Twitch, para mostrarmos mais uma vez ao mundo como além do país do futebol, também somos o país do CS:GO

“A mensagem que eu queria passar pro público é pra ir lá e curtir e dar o nosso show para nós fazermos esse cenário crescer ainda mais. A gente precisa mostrar essa paixão do público brasileiro, para que outros campeonatos venham para cá, pois temos uma torcida incrível que é apaixonada pelos esports, além de termos jogadores que são referência em diversos jogos. A gente tem um potencial grande para virarmos uma referência. A mensagem é essa, vamos lá e vamos curtir e torcer muito pelos brasileiros que estarão lá. Com certeza vai ser um momento incrível para o esports no Brasil com o primeiro major de CS:GO aqui no país."

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.