Rieko Kodama, dev pioneira em jogos da Sega, morre aos 58

1 min de leitura
Imagem de: Rieko Kodama, dev pioneira em jogos da Sega, morre aos 58
Imagem: Sega

Rieko Kodama, uma das artistas e desenvolvedoras pioneiras na história da Sega e do jogos, faleceu neste ano, aos 58 anos de idade. A confirmação veio recentemente da própria Sega, mas o ocorrido foi um pouco antes, em maio.

A informação foi destacada primeiro por Nick Thorpe, no Twitter. Ele percebeu uma homenagem à desenvolvedora nos créditos do Mega Drive Mini 2. "Em memória de Rieko Kodama", diz o pequeno texto. O tweet chegou à atenção de um dos produtores da Sega, Yosuke Oskunari, que respondeu confirmando.

Mais tarde a informação foi confirmada num caráter mais oficial para o IGN do Japão. Um porta-voz da Sega declarou ao site: "nós rezamos para que a falecida descanse em paz, e oferecemos nossa gratidão pela suas enormes contribuições à Sega". A produtora não quis entrar em mais detalhes por respeito à família de Kodama.

Rieko Kodama foi uma desbravadora no mundo da criação de jogos. Seus primeiros créditos datam dos anos 80, quando ela trabalhou como designer de gráficos para jogos no Master System e no Mega Drive, incluindo títulos como Alex Kidd, Altered Beast e Sonic. Mas foi em Phantasy Star que ela teve seu trabalho mais extensivo.

A desenvolvedora atuou como artista principal da série de RPGs da Sega até o Phantasy Star IV: The End of the Millenium, título em que ela teve o importante papel de diretora.

Kodama dirigiu ainda o game baseado em Magic Knight Rayearth, anime conhecido por aqui como "As Guerreiras Mágicas de Rayearth". Seus créditos em jogos continuam depois disso até pelo menos 2018, quando ela foi produtora da compilação Sega Ages.

Seu importante trabalho ao longo dos anos no mundo dos jogos foi reconhecido em 2019, quando Kodama foi homenageada com o "Prêmio de Pioneirismo", pela Game Developers Conference (GDC).


Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.