Os 10 melhores jogos de Nintendinho de todos os tempos

4 min de leitura
Imagem de: Os 10 melhores jogos de Nintendinho de todos os tempos
Imagem: Nintendo Blast

Quem é fissurado por videogames antigos sabe que o Nintendo é um clássico. O aparelho de 8 bits da Nintendo Entertainment System foi lançado em 1983 e disputava espaço com outros consoles da mesma geração, como o Sega Master System e o Atari 7800.

Em termos de vendas em escala mundial, o Nintendo (NES ou Nintendinho, como é conhecido pelos fãs) saiu vencedor. Também pudera: há muitos jogos de NES que se tornaram verdadeiros clássicos dos anos 1980 e que são lembrados com carinho até hoje.

Se você faz parte desta geração que se divertiu jogando por horas os jogos de Nintendinho, confira esta lista com os 10 melhores games que foram lançados para esta máquina.

1. The Legend of Zelda (1987)

O clássico The Legend of Zelda é uma franquia grandiosa, que segue produzindo jogos até hoje. O game, que foi criado pela própria Nintendo Entertainment System, trazia um design moderno e inaugurava uma jogabilidade que influenciaria muito do que surgiria depois dele. Trata-se de um jogo de aventura que também explora elementos de RPG.

A primeira missão do herói Link (que tem orelhas pontudas e lembra um elfo) consolidou a ideia de que os gamers dos anos 1980 estavam atrás de desafios muito complexos e aventuras tão grandiosas que era bem difícil calcular o tamanho deste jogo. Sem dúvida, estamos aqui diante de um dos melhores jogos que já foram feitos para NES.

2. Mega Man 2 (1988)

Mega Man 2, da Capcom, é um jogo de plataforma em que o usuário precisa navegar dentro dos pesadelos robóticos do Dr. Willy. Há oito Robot Masters para ser enfrentados em Mega Man 2, e o jogador podia escolher a ordem, trazendo uma liberdade que ainda não era conhecida nos jogos desta época.

A cada vitória, o Mega Man ganhava um novo poder que facilitava sua vida em outras fases. Sem dúvidas, um game muito arrojado para a década em que foi criado.

3. Super Mario Bros (1985)

Super Mario Bros virou não apenas sinônimo de Nintendo, mas de toda uma geração de videogames. Este jogo incrível apresentou uma nova maneira de jogar: com um mecanismo side-scrolling que trazia um mundo novo e desafiador, que requisitava habilidades motoras do jogador e ideias inteligentes para conseguir vencer.

Em resumo, a história gira nas várias fases que o jogador atravessa enquanto viaja pelo Reino dos Cogumelos. O objetivo final é resgatar a Princesa Peach de Bowser. Os desafios são facilitados com a ajuda dos famosos power-ups, como o Super Cogumelo, Fire Flower e Starman.

Desde o lançamento deste game em 1985, milhares de crianças e adultos se entregaram desde então às aventuras de Mario e Luigi, e os videogames nunca mais foram os mesmos.

4. Castlevania 3 (1989)

Castlevania 3: Dracula's Curse, da Konami, surpreendeu muita gente por conta de seus gráficos avançados que criavam uma atmosfera de terror. Trata-se de uma aventura não linear cheia de desdobramentos em suas 16 fases, que requisitam escolhas do jogador, levando a diferentes finais.

Esta ideia se perpetuaria na história dos games: quanto mais finais, mas a vida de um jogo é prolongada para que os fãs sigam jogando.

5. Ducktales (1989)

Pode ser que você se lembre das aventuras dos DuckTales: Os Caçadores de Aventuras, que iam ao ar no SBT nos anos 80. As histórias de Tio Patinhas, Pato Donald e seus sobrinhos se estenderam também para os videogames, como é o caso deste jogo de Nintendinho.

A apresentação deste DuckTales é bem fiel ao desenho animado e a exploração de um cenário não linear dá margem a finais alternativos. E um dos personagens da Disney mais amados no mundo, o Tio Patinhas, está adoravelmente rabugento bem como lembramos dele.

6. Super Mario Bros 3 (1990)

Obviamente, o sucesso do jogo do Mario daria nascimento a novas sequências da série. E Super Mario Bros 3 é especial: ele conseguiu refinar o que já era muito bom. Os personagens ganharam novas dimensões e a mecânica do jogo adquiriu novas nuances.

Este game costuma ser aclamado pela crítica como um dos melhores de todos os tempos. Além disso, ele é tão inventivo que parece difícil pensar em como poderia ser melhorado. Não por acaso, vendeu mais de 17 milhões de unidades em todo o mundo.

7. Teenage Mutant Ninja Turtles (1989)

Febre entre as crianças nos anos 1980, as Tartarugas Ninjas chegaram também no Nintendinho. O jogo Teenage Mutant Ninja Turtles foi produzido pela Konami e era bem divertido e desafiador, tendo como cenário o submundo (literalmente) que estes ninjas habitavam. Os jogadores poderiam escolher entre as quatro Tartarugas Ninjas e tinham acesso a vários campos de visão, com a tela se movendo de cima para baixo, de baixo para cima e pela rolagem lateral.

8. Willow (1989)

Willow é um game baseado no filme Willow - Na Terra da Magia, que foi um sucesso em 1988. A história escrita por George Lucas (de Star Wars) foi levada para o NES pela Capcom e conseguiu agradar muita gente. O jogo bebia do tipo de fórmula inaugurada por The Legend of Zelda, e ia se complexificando à medida que o jogador explorava as masmorras e coletava feitiços mágicos.

9. Zombie Nation (1991)

Zombie Nation é um dos poucos games de NES que explorava o universo dos zumbis. Podemos dizer que este é um jogo bem criativo: o protagonista é uma cabeça de um samurai, que possui um poder e precisa recuperar uma espada para libertar os Estados Unidos (!!). A premissa pode parecer meio maluca, mas as capacidades gráficas deste jogo de tiro proporcionam uma ótima diversão.

10. Battletoads & Double Dragon: The Ultimate Team (1993)

Por fim, vejamos um game de aventura bem completo. Battletoads & Double Dragon: The Ultimate Team, como o nome já sugere, mistura os três sapos antropomórficos de Battletoads com os dois lutadores de rua de Double Dragon. O game de luta traz o estilo beat 'em up (em que o jogador precisa bater em vários inimigos ao mesmo tempo) e acrescenta uma boa dose de humor. A dificuldade vai aumentando à medida que se avança no jogo, fazendo com que este jogo, desenvolvido pela Rare, proporcione umas boas horas de diversão aos jogadores.


Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.