RTX 4090: veja benchmarks da placa de vídeo em games

4 min de leitura
Imagem de: RTX 4090: veja benchmarks da placa de vídeo em games
Imagem: Unplash/reprodução

Na última quarta-feira (12), a RTX 4090 foi finalmente lançada e sim, já sabemos que a nova flagship da NVIDIA é a perfeita definição de monstruosidade em formato de hardware. Por conta disso, separamos uma leva de testes feitos por portais especializados para mensurar o poder da GPU.

Além dos benchmarks, diversos veículos especializados já lançaram análises completas da RTX 4090, que chegou ao Brasil com preço sugerido de R$ 14.999. Confira um compilado de reviews neste link.

Full HD (1080p)

A RTX 4090 é uma placa especialmente desenvolvida para rodar games em qualidade máxima, efeitos de ray tracing e a 4K — e quem sabe até 8K. Porém, ao testar o modelo na resolução Full HD, a GPU é capaz de produzir, teoricamente, seu maior número de quadros por conta da menor demanda de processamento do chip.

a  TechPowerUp/reprodução 

O TechPowerUp calculou a média de frames que o lançamento da NVIDIA consegue fazer em 1080p, e o resultado fica na casa dos 216 frames, com destaque para as médias de Doom Eternal e Resident Evil Village, acima dos 450 quadros. Em relação a RTX 3090 e RTX 3090 Ti, a 4090 teve saltos de performance de 25 e 19%, respectivamente.

Quad HD (1440p)

O 1440p, também conhecido como Quad HD ou 2.5K, é a resolução intermediária bem interessante e mais pesada que o Full HD, mas, mesmo assim, a RTX 4090 sobra nos testes com extrema facilidade.

Em testagem feita pelo The Verge, games como Forza Horizon 5, Control e Assassin's Creed Valhalla mostram uma evolução bem interessante de 60 para 70 frames de diferença, uma margem de aproximadamente 50% de ganhos brutos. Outros títulos permanecem sem grandes mudanças, como Microsoft Flight Simulator e Watchs Dogs: Legion com Ray Tracing e DLSS 2.0 ativos.

a  The Verge/reprodução 

4K Ultra HD (3840x2160)

Se você almeja adquirir uma RTX 4090 é bom ter uma TV ou monitor 4K de respeito, porque esse parece ser o único cenário prático em que essa placa realmente parece valer a pena, a menos que você seja um criador de conteúdo exigente que necessita do melhor hardware do mercado.

s  Tom's Hardware/reprodução 

O site Tom's Hardware realizou um compilado com a média da GPU nesta resolução versus dezenas de outras placas. O modelo garante aproximadamente 124 frames durante a jogatina, 45 a mais do que a RTX 3090 Ti.

Já a análise do TechPowerUp mostra que a GPU conseguiria atingir a média de 153 frames em 2160p. A discrepância entre os números de cada veículo de comunicação está relacionado ao tipo de equipamento que utilizado junto com a placa, e a diferença nos trechos analisadas, que certamente causam um impacto positivo ou negativo de performance.

Ray Tracing

A tecnologia de iluminação do Ray Tracing está ainda mais aprimorada nessa nova geração de placas da NVIDIA, e com a RTX 4090 é possível rodar games como Cyberpunk 2077 a 83 quadros com ajuda do DLSS 2.0 em modo Balanceado.

O mesmo acontece para o complexo Hitman III, que fica numa média de 111 frames, bem superior aos 62 quadros que a 3090 é capaz de fazer nessas mesmas condições. Watch Dogs: Legion, outro título exigente quanto a esse recurso, roda bem com 67 frames por segundo em média.

Aliás, vale destacar que a performance da GPU rodando games com Ray Tracing em resolução 4K nativa é igualmente impressionante. Control finalmente consegue rodar a mais de 60 quadros de forma instável sem ajuda do DLSS; e o mesmo se confirma com Metro Exodus, capaz de ultrapassar 115 frames.

DLSS 3.0

O DLSS 3.0 talvez seja um dos principais destaques da série de placas RTX 40xx, uma vez que a tecnologia consegue criar quadros intermediários no processo de reconstrução de imagem para realizar o upscaling de resolução, resultando em mais frames para o jogador e uma qualidade muito similar ou até melhor que a original.

O canal do YouTube ElAnalistaDeBits testou A Plague Tale: Requiem em 4K e gráficos no Ultra. O gameplay na resolução nativa consegue aguentar 60 frames sem dificuldades aparentes, enquanto o DLSS 2.0 empurra a taxa de quadros para 105. A versão 3.0 do recurso dá um salto absurdo para 145 frames em média, uma diferença de 123%.

Microsoft Flight Simulator é tido como um dos jogos mais pesados para PCs, mas a RTX 4090 faz essa jogatina parecer um simples passeio no parque. Por si, a GPU aguenta mais de 70 quadros em 4K e qualidade máxima; enquanto o DLSS de terceira geração sobe essa margem para 150 quadros, um ganho de 118%.  

s  ElAnalistaDeBits (YouTube)/reprodução 

Cyberpunk 2077 é um dos games que mais se destacam com a nova tecnologia. O título da CD Projekt Red é conhecido por ser extremamente pesado quando com Ray Tracing ativado e em 4K. O DLSS 2.0 consegue uma boa taxa de 84 frames por segundo em média, mas é novamente engolido pelos 120 frames que o DLSS 3.0 é capaz de fazer.

A RTX 4090 já está disponível para compra no mercado global, enquanto no Brasil algumas lojas já estão começando a comercializar o produto com preço sugerido de R$ 14.999.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.