Mortal Kombat: conheça a história por trás da famosa logo do game

4 min de leitura
Imagem de: Mortal Kombat: conheça a história por trás da famosa logo do game
Imagem: Shutterstock
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Não há dúvida que Mortal Kombat está entre a franquia de jogos mais populares e queridos no mundo todo. Iniciada em 1992, os games já ultrapassam os 30 anos de história. E um dos fatos mais marcantes da franquia é esse: basta ver aquela famosa logotipo de dragão que já sabemos do que se trata.

Quer saber qual é a história por trás desta logo icônica? Então acompanhe este texto que contaremos tudo sobre ela.

Uma breve história sobre a franquia Mortal Kombat

(Fonte: Game Reactor)(Fonte: Game Reactor)Fonte:  Game Reactor 

A série de jogos Mortal Kombat foi criada originalmente pela Midway Games, um estúdio de Chicago, nos Estados Unidos. Quando este estúdio faliu, em 2011, a franquia foi adquirida pela Warner Brothers, por meio de um de seus braços empresariais, uma desenvolvedora de games chamada NetherRealm Studios. 

O primeiro jogo teve inspiração direta nos filmes do ator belga Jean-Claude Van Damme, e criou um universo de luta com temas ligados à fantasia e à ciência, sempre com um tom lúgubre que era reforçado pela trilha sonora e pelas cenas bastante violentas. No total, já há mais de 10 jogos produzidos que estão ligados à franquia, além de filmes e outros produtos derivados do game.

Como surgiu o logotipo de Mortal Kombat?

(Fonte: Pinterest)(Fonte: Pinterest)Fonte:  Pinterest 

Quem joga qualquer um dos jogos de Mortal Kombat se familiariza com aquele logotipo que exibe a silhueta de um dragão preto em frente a um degradê com cores entre o amarelo e o vermelho. Mas uma dúvida legítima seria: o que tem a ver uma imagem de um dragão com o torneio de lutas mortais de Mortal Kombat?

Se formos considerar o primeiro jogo, vamos notar que não há quaisquer referências a dragões durante os combates. Tampouco o torneio interdimensional de artes marciais envolve a participação destes animais mitológicos. Mas há uma explicação por trás da criação desta marca, e ela foi dada recentemente por John Tobias, co-criador da série de jogos.

Ele explicou que o dragão icônico surgiu de uma forma meio acidental: o desenho foi inspirado por uma estátua que estava exposta sobre a mesa do seu chefe. Tobias recentemente encontrou o seu desenho original para o logotipo do dragão e expôs o esboço em sua página do Twitter, compartilhando a história por trás desta famosíssima marca.

(Fonte: 80 Level)(Fonte: 80 Level)Fonte:  80 Level 

Tobias contou que o gerente geral da Midway, Ken Fedesna, mantinha em cima de sua mesa de trabalho uma pequena estátua dourada de um dragão chinês. John Tobias gostou tanto daquele bibelô que fez um desenho reproduzindo a cabeça do dragão. Em seguida, ele pediu para um colega que fotografasse e digitalizasse a imagem que ele tinha desenhado a partir do objeto.

Em seguida, seu colega John Vogel usou este registro para digitalizar o desenho que havia sido feito a mão. Os dois artistas refizeram o traçado da imagem e o transformaram em pixels. A imagem, agora digitalizada, foi usada dentro do próprio game.

“A inspiração para usar um dragão como símbolo do torneio fictício veio de 'Dragon Attack', que era uma possibilidade de nome para o nosso jogo antes que eu e Ed Boon trocássemos para 'Mortal Kombat'", escreveu John Tobias em seu perfil no Twitter.

Uma outra curiosidade: o nome Dragon Attack havia sido inspirado em uma música da banda britânica Queen. Os criadores acabaram descartando o nome e optaram por Mortal Kombat, mas, mesmo assim, eles optaram por aproveitar alguns elementos da música (como as cores vermelha e verde, além do branco e preto, que são mencionadas na letra) para criar toda a arte do gabinete do jogo para arcade.

John Tobias ainda mencionou que queria criar um símbolo forte e facilmente identificável, como o "S" do Superman ou o morcego do Batman. Foi a partir destas ideias que ele chegou em uma combinação que misturava a cabeça de um dragão com o símbolo de yin-yang.

(Fonte: Twitter)(Fonte: Twitter)Fonte:  Twitter 

O designer ainda falou que sua irmã, quando viu sua criação, disse que só enxergava um cavalo marinho. Mas 30 anos depois, a marca criada de forma artesanal ainda segue muito forte e é capaz de identificar de longe uma das franquias de jogos mais populares de todos os tempos.

Até o jogo Mortal Kombat II, esta logo era usada de muitas formas, tanto olhando para a esquerda quanto para a direita. Mas quando o jogo foi ganhando o mundo e chegou até os consoles, foi preciso escolher um padrão e registrá-lo para fins de direitos autorais. A partir de então, o famoso dragão passou a encarar apenas a direita.

(Fonte: Twitter)(Fonte: Twitter)Fonte:  Twitter 

E pasme: a pequena estátua do dragão existe até hoje! Sua imagem digitalizada foi usada no fundo de vários games da série. Sem dúvida, está aí um objeto que trouxe muita sorte para esta franquia amada por fãs do muito todo.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.