Overwatch 2 vai gravar voz de usuários para punir toxicidade

2 min de leitura
Imagem de: Overwatch 2 vai gravar voz de usuários para punir toxicidade
Imagem: Divulgação/Blizzard

Em um esforço para combater a toxicidade em sua base de jogadores, a Blizzard anunciou, nesta terça-feira (27), que Overwatch 2 incluirá um sistema capaz de transcrever e registrar as conversas via chat de voz durante as partidas.

A iniciativa, chamada de Defense Matrix, tem o objetivo de ajudar a proteger a integridade dos jogos e promover comportamentos positivos em Overwatch 2, de acordo com a companhia. O sistema de transcrição, ainda segundo a publicação no blog oficial, utilizará aprendizado de máquina para coletar gravações temporárias do bate-papo de voz de jogadores denunciados, que então serão transcritas por programas e analisadas por ferramentas de controle de bate-papo.

A Blizzard alega que as gravações serão apagadas em até 30 dias após a transcrição, pois "seu único propósito é identificar possíveis comportamentos disruptivos".

"Esse sistema exige que os jogadores denunciem comportamentos disruptivos assim que eles acontecerem no jogo, pois não armazenamos os dados de bate-papo de voz por muito tempo. Isso significa que você deve denunciar comportamentos disruptivos no momento do ocorrido para que nós possamos detectar, identificar e coibir esses jogadores. Suas denúncias importam: denunciar jogadores é uma das formas mais eficientes de identificar e controlar comportamentos disruptivos o mais rápido possível", diz a companhia.

No entanto, o anúncio trouxe ceticismo por parte da comunidade, que questionou que não há garantias de que a Blizzard não utilizará as gravações dos usuários para outros propósitos. Além disso, as gravações implicariam várias questões legais, embora jogos como Valorant, da Riot Games, façam uso de um sistema semelhante hoje em dia.

Mais medidas de segurança

Overwatch 2 estará disponível gratuitamente a partir de 4 de outubro com versões para PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S e Nintendo Switch. Isso significa que o jogo deve abarcar um público ainda maior que seu antecessor, e a Blizzard está preparada para tomar ainda mais medidas de segurança.

Já a partir do lançamento, todos os jogadores terão de vincular um número de telefone à conta Battle.NET para jogar Overwatch 2, seja no PC ou nos consoles. O objetivo seria não apenas proteger as contas em casos de comprometimento, mas também garantir que jogadores suspensos ou banidos tenham mais dificuldade para voltar.

Isso acontece porque o mesmo número de celular não poderá ser utilizado para criar várias contas, além de não poder ser utilizado por vários perfis simultaneamente.

"Continuaremos trabalhando para melhorar e ampliar nossa Defense Matrix e garantir que Overwatch 2 seja um jogo divertido, justo e seguro para todos", conclui a empresa.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.