Radeon: app promete melhorar desempenho e consumo em placas AMD

1 min de leitura
Imagem de: Radeon: app promete melhorar desempenho e consumo em placas AMD
Imagem: Yuri Bubliy/divulgação

A NVIDIA popularizou o DLSS, ferramenta "mágica" que dá mais frames ao jogador e por vezes, até consegue uma folga para as placas de vídeo. Agora, um desenvolvedor chamado Yuri Bubliy diz que está trabalhando em um aplicativo capaz de aumentar as frequências placas AMD ao mesmo tempo em que reduz o consumo dos chips.

Chamado de Radeon Monster Profile, ou apenas RMP, o software tenta otimizar a performance e potência das placas utilizando uma nova curva de voltagem e frequência através de algumas configurações pré-definidas. O RMP ainda dá uma atenção especial para os módulos de memória VRAM, que geralmente reduzem a voltagem em cerca de 6% por padrão, ocasionando menos desempenho.

Em um exemplo prático, a RX 6800 XT poderia ter um salto de até 300 Mhz em frequências, e por consequência, aumentando o desempenho em cerca de 13%. Basicamente, a premissa maior do Monster Profile é extrair a performance total de um determinado chip que contenha a micro-arquitetura RDNA 2.

O criador revelou alguns gráficos de desempenho que mostram as diferenças do recurso ativado frente a uma RTX 3090 Ti. A Radeon RX 6800 XT fica até mesmo na frente da RX 6900 XT, com margem de pouco menos de 10%. No entanto, ainda é preciso esperar testes concretos para avaliar se, de fato, os ganhos são compensatórios.

a  Yuri Bubliy/divulgação 

Bubliy diz que o RMP não altera configurações na BIOS, nem questões relacionadas a thermal throttling, velocidade de ventoinhas, etc. Porém, o desenvolvedor recomenda que o software seja usado em placas de vídeo com sistema de arrefecimento mais robusto, o que pode indicar aumentos na temperatura dos projetos.

Ainda sem data para ser lançado, o Radeon Monster Profile deve ser disponibilizado ao público até o fim do ano, inicialmente apenas para placas com RDNA 2, mas planos para expandir o aplicativo para as futuras Radeon 7000 já são considerados por Yuri.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.