Os melhores jogos de O Senhor dos Anéis de todos os tempos

5 min de leitura
Imagem de: Os melhores jogos de O Senhor dos Anéis de todos os tempos
Imagem: Electronic Arts

Poucas histórias conseguiram ser adaptadas para tantos formatos quanto o universo criado por J. R. R. Tolkien em O Senhor dos Anéis. Se a Terra-Média já era um sucesso na literatura, a chegada a trama ao cinema fez hobbits, elfos e orcs entrarem com tudo no imaginário coletivo. A força foi tamanha que a chegada ao mundo dos videogames não foi ao acaso.

Por sinal, os títulos inspirados nos filmes da trilogia original foram estratégia de marketing. E não é que alguns deles eram bem bacanas? Mas, e tantos anos depois, com tantos jogos produzidos, já parou para pensar quais deles são os melhores?

Fique tranquilo, nós fomos atrás dessa informação para vocês. Usando como critério as avaliações dos games no Metacritic, classificamos os melhores títulos inspirados no mundo criado por Tolkien. Os games com mesma pontuação foram desempatados usando a média das notas para cada plataforma. Confira.

8. Terra-Média: Sombras da Guerra

Terra-Média: Sombras da Guerra é o oitavo game da lista. No Metacritic, recebeu 81 pontos. Continuação de Sombras de Mordor (que você ainda verá nessa lista, fica o spoiler), ele foi uma grande aposta, ampliando a complexidade dos títulos até então lançados inspirados no universo de Tolkien.

Inicialmente, recebeu críticas negativas, pois possuía muitos bugs. Com elas corrigidas, é possível afirmar que entregaram uma experiência bastante completa. Terra-Média: Sombras da Guerra é variado em conteúdo e entregou aos jogadores uma história bastante profunda.

Disponível para as plataformas PlayStation 4, Xbox One e PC.

7. LEGO The Lord of the Rings

Seguindo o visual ao estilo LEGO, LEGO The Lord of the Rings fica em sétimo, com 82 pontos no Metacritic. Pode-se até criticar que o tratamento visual da empresa torna quase todos os jogos do estilo muito iguais, mas precisamos ser sinceros: o universo de Tolkien combina muito, unindo os elementos fantásticos com algo que encanta desde crianças até adultos.

Quem ama a trilogia original, vai adorar LEGO The Lord of the Rings, porque segue a essência dos filmes. Claro que não há o realismo ou a elegância cinematográfica de outros jogos, mas é agradável e muito divertido.

Disponível para as plataformas PlayStation 3, Xbox 360, PC, Wii e PS Vita.

6. The Lord of the Rings: The Two Towers

Integrante dos jogos da trilogia original de filmes, The Lord of the Rings: The Two Towers foi lançado concomitantemente ao longa-metragem de mesmo nome, como parte de uma estratégia de impulsionar o filme e ser impulsionado por ele.

Não são poucos os fãs que indicam que foi o primeiro título de todos a honrar a história criada por Tolkien. Foi muito fiel à trama do livro e corrigiu erros, especialmente gráficos, do título anterior, oferecendo aos jogadores batalhas tensas e combates hack ‘n’ slash viciantes. No Metacritic, marca 82 pontos.

Disponível para as plataformas PlayStation 2, Xbox, GameCube e Game Boy Advance.

5. The Lord of the Rings: The Battle for Middle-Earth

Lançado em 2004 como um game de estratégia no estilo RTS, The Lord of the Rings: The Battle for Middle-Earth ficou em quinto lugar na lista, com 82 pontos no Metacritic. A premissa do jogo era simples: conquistar regiões da Terra-Média, fosse lutando pelo bem ou pelo mal.

Em suas mãos, o controle de exércitos humanos ou de orcs, em que você deveria fazer o máximo para enfraquecer seus inimigos e construir seu próprio reinado. Apesar de alguns fãs de O Senhor dos Anéis terem torcido o nariz, The Lord of the Rings: The Battle for Middle-Earth é uma adaptação digna do universo criado por Tolkien.

Disponível para PC.

4. The Lord of the Rings: The Battle for Middle-Earth II

Nem sempre os sucessores de jogos são bem-sucedidos. Não é o caso de The Lord of the Rings: The Battle for Middle-Earth II, que não apenas fica à frente com 84 pontos na Metacritic, como sua pontuação não é distante dos primeiros lugares.

Entre seus principais méritos estão os gráficos atualizados e as batalhas muito mais grandiosas e repletas de complexidade, em especial pela chegada de Goblins, Anões e Elfos. Apesar da disponibilidade para console, sua versão para PC tinha uma interface mais intuitiva para o uso de teclado e mouse.

Disponível para as plataformas Xbox 360 e PC.

3. The Lord of the Rings: Return of the King

Bem pertinho do topo, mas em terceiro lugar, The Lord of the Rings: Return of the King marca 85 no Metacritic. Foi lançamento à época da chegada aos cinemas da trilogia original de O Senhor dos Anéis, adaptando o filme de mesmo nome. Seu grande mérito foi aprimorar os combates e o visual dos jogos antecessores, focando em muita ação.

Olhar para este título hoje ser estranho, já que são quase 20 anos de aprimoramento de tecnologias, mas a ação e as qualidades cinematográficas são impressionantes. Deu a possibilidade dos jogadores assumirem diferentes papéis, inclusive os principais personagens da saga, para se aventurar em cenas muito ricas e envolventes.

Disponível para as plataformas PlayStation 2 e PC.

2. The Lord of the Rings Online

São quinze anos desde que The Lord of the Rings Online foi lançado pelo estúdio Turbine. O game fica em segundo na lista da Metacritic, com 86 pontos, e é considerado por muitos fãs como o título que melhor capturou a magia que J. R. R. Tolkien criou em todas suas obras.

Adaptado para o formato MMORPG, The Lord of the Rings Online tem um fluxo constante de pacotes de expansão até os dias atuais, que trazem novas adições ao título, como itens lendários e emocionantes combates. Essa mistura de complexidade, combate em ritmo acelerado e gratuidade fecham o pacote quase perfeito.

Disponível para PC.

1. Terra-Média: Sombras de Mordor

Entre os jogos de O Senhor dos Anéis, Terra-Média: Sombras de Mordor é o que carrega a nota mais alta no Metacritic. Com 87 pontos, o título do estúdio Monolith, lançado em 2014, é um jogo de mundo aberto, cujo enredo está localizado entre os eventos de O Hobbit e O Senhor dos Anéis, recriando a região em que as forças de Sauron causaram imenso estrago.

Os gráficos e o gameplay de Sombras de Mordor foram muito elogiados. O combate é muito emocionante e agradável, se saindo melhor que a sequência lançada três anos depois. Há uma atmosfera assustadora e sinistra que permeia a trama, criando uma sensação particular durante a aventura dos jogadores por Mordor no enfrentamento dos orcs.

Disponível para as plataformas PlayStation 4, Xbox One e PC.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.