Conheça o mundo de mods focados em acessibilidade

3 min de leitura
Imagem de: Conheça o mundo de mods focados em acessibilidade
Imagem: Steam

Dentro das vielas da internet nas comunidades de games em geral, as discussões que mais encontramos são sobre guerra de consoles e bastante extremismo. Porém, sempre me surpreendo quando parte da galerinha que curte videogames se une para fazer algo solidário para ajudar outras pessoas, como é o caso da grupo Eternal Legend, uma comunidade brasileira que tem como principal objetivo divulgar formas de acessibilizar jogos de videogame.

Dentro do Eternal Legend você pode encontrar tutoriais para cegos de como jogar jogos de luta, onde encontrar os melhores "audio games" e até como instalar mods de acessibilidade focados em pessoas com deficiência visual.

Conheça os mods

Mods se resumem basicamente a modificações feitas nos jogos pela comunidade ao redor deles, famosos por adicionar skins de personagens como, por exemplo, trocar o Mister X em Resident Evil 2 por Thomas o Trenzinho ou até dar um tapa visual nos gráficos dos games – há outros usos, como rebalanceamento de certos títulos, recursos novos etc.

Isso certamente a maioria das pessoas já conhece, mas você sabia que é possível deixar jogos mais acessíveis para pessoas com algum tipo de deficiência com mods?

Descrição da Imagem: Mulher de costas em terceira pessoa olhando seu adversário, Thomas o TrenzinhoDescrição da Imagem: Mulher de costas em terceira pessoa olhando seu adversário, Thomas o TrenzinhoFonte:  UOL 

Diferentemente dos consoles, que têm uma arquitetura fechada em que apenas desenvolvedores podem modificar seus games, no universo do PC existem comunidades focadas em modificar jogos com o objetivo de melhorar aspectos da experiência – ou simplesmente fazer piada. Nesse contexto, o Eternal Legend ensina pessoas cegas a instalar modificações em games para adicionar opções de acessibilidade que originalmente não estavam presentes na programação original do título, assim possibilitando que pessoas cegas possam ter acesso a jogos como Hades, Stardew Valley, Hearthstone entre outros.

O que esses mods fazem efetivamente nos jogos?

As modificações trazem novas funcionalidades mecânicas, como sons para localização geográfica nos mapas informando onde ficam as paredes, passos, colisão, etc, além de trazer funções de leitura de menus em geral, adicionando compatibilidade com o leitor de telas NVDA entre outros.

Um leitor de telas se resume a um software de voz sintética que executa a leitura de textos no PC, normalmente utilizado por pessoas com deficiência visual. Isso tudo é possível graças a uma tecnologia chamada OCR (optimize character recognizer) que reconhece textos em imagens, não sendo necessário existir um arquivo TXT do texto em questão.

Claro que é sempre bom ressaltar que são modificações feitas de maneira não-oficial, portanto a funcionalidade das ferramentas não é perfeita.

Em quais jogos os mods estão disponíveis?

Hearthstone

O jogo de cartas competitivo da Blizzard tem compatibilidade com mods de leitura das cartas, leitura de coleções, campo de batalha acessível, modo treino acessível e até mesmo os modos online ranqueados, pois a produtora do jogo não reconhece esses mods de acessibilidade como trapaça.

Descrição: Cartas em um tabuleiro de tavernaDescrição: Cartas em um tabuleiro de tavernaFonte:  Google Play 

Stardew Valley

O famoso jogo de fazendinha tem entre suas principais modificações a compatibilidade com leitores de tela e a localização de objetos pelo som para pessoas cegas ou com baixa visão.

Descrição: Capa do jogo, uma fazendinha em um dia ensolarado, uma casinha com animais ao redor e o titulo do jogo na parte de cima.Descrição: Capa do jogo, uma fazendinha em um dia ensolarado, uma casinha com animais ao redor e o titulo do jogo na parte de cima.Fonte:  Steam 

Hades

No caso deste jogo temos um pacote de mods que retira o dano das armadilhas, teleporte para as portas, sons de combate adaptados, leitura de menus e textos, entre outros.

Descrição: Cena de gameplay em visão isométricaDescrição: Cena de gameplay em visão isométricaFonte:  Epic Games 

Lembrando que a maioria desses mods são para pessoas com deficiência visual.

Onde e como encontrar esses mods?

Basicamente esses mods são encontrados nas comunidades PCD que curtem games. Destaco aqui o grupo Eternal Legend, que disponibiliza tutoriais no YouTube em português com links para o download dessas modificações. O grupo é atualmente formado por 5 membros totalmente empenhados em trazer acessibilidade para jogos que não tem essas funções nativamente.

Na minha opinião pessoal a existência desse tipo de comunidade no mundo dos games mostra que podemos chegar muito longe dentro da área de inclusão de pessoas no mundo dos joguinhos digitais

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.