PlayStation: as 9 platinas mais difíceis de todos os tempos

5 min de leitura
Imagem de: PlayStation: as 9 platinas mais difíceis de todos os tempos
Imagem: Capcom
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Desde sua implementação, o sistema de troféus e conquistas tem sido uma boa forma de recompensar os jogadores por todos seus esforços dentro de um game, com as platinas servindo como uma grande comprovação de todo esforço, tempo e habilidades necessários para alcançar tudo que um título tem para oferecer.

E enquanto o ato platinar alguns jogos possa ser relativamente simples, outros oferecem níveis de desafios insanos a serem superados, envolvendo centenas de horas, um gameplay perfeito sem sofrer nenhum dano ou muita disposição para explorar cada cantinho do mapa atrás de itens e colecionáveis.

Pensando nisso, separamos uma lista com nove das platinas mais difíceis para os consoles PlayStation, que com certeza podem deixar qualquer um frustrado e até considerando jogar o controle na televisão. Confiram abaixo!

1. Crypt of the Necrodancer

Sendo considerado um jogo muito difícil, é claro que platinar Crypt of The Necrodancer não seria uma tarefa simples. Um de seus troféus, "Lowest of the low", exige zerar o jogo nove vezes seguidas, uma com cada personagem disponível, sem pegar um único item pelo caminho.

Ou seja, nada de melhorias de armas, aumentos de dano ou formas de recuperar a vida, o que torna até o menor dos erros em uma possível armadilha fatal, e pode resultar em cerca de nada menos que cerca de 900 horas para alcançar o troféu!

2. Devil May Cry 5

Apresentando protagonistas poderosos, com golpes cheios de estilo enfrentando hordas de criaturas monstruosas, a franquia Devil May Cry dá aos seus fãs a chance de levar o desafio para outro nível em algumas dificuldades quase insanas.

E enquanto alguns troféus do quinto jogo da série podem ser facilmente recebidos progredindo através da história, outros são muito mais complexos, como o ligado ao modo Hell and Hell, no qual o personagem morre com apenas um golpe e os inimigos são incrivelmente mais resilientes.

Como se isso não fosse o bastante, nenhuma das fases possui chekpoint, e para atingir a platina em Devil May Cry 5 ainda é preciso conseguir um rank S em todos os níveis nesse modo, exigindo muita paciência e habilidade dos jogadores, e ganhando facilmente seu espaço nessa lista.

3.  Crash Bandicoot 4: It’s About Time

Quem pensou que Crash Bandicoot 4 seria um daqueles jogos relaxantes para reviver momentos de nostalgia, provavelmente deve ter ficado extremamente surpreso. O game elevou completamente a dificuldade da série, com fases mais longas e cheias de colecionáveis que obrigam os jogadores a recomeçarem ao menor deslize.

E para platinar esse título, não basta apenas concluir cada nível coletando todos os itens sem morrer - o que já é um grande feito - mas também garantir que o tempo para finalizá-los esteja dentro do esperado. Muito simples, não?

4. Star Ocean: The Last Hope

Como todo bom JRPG, Star Ocean: The Last Hope possui um gameplay extremamente longo, e por mais que sua platina não envolva ser extremamente habilidoso no combate ou um excelente speedrunner, ela também não é nada simples, exigindo que os jogadores dediquem de 450 a 1.000 horas para o título!

A lista de troféus inclui concluir o game em cinco dificuldades diferentes e sem deixar passar nenhum colecionável, caso contrário, será preciso começar o título novamente para atingir a conquista. Então, para aqueles que forem aceitar esse desafio, é uma boa ideia se preparar mentalmente para muitos meses dessa jogatina.

5. Bloodborne

Quando falamos de games Soulslike, perseverança com certeza é a palavra-chave. E por mais que alguns fãs do estilo considerem Bloodborne menos difícil do que a série Dark Souls, apenas chegar até o final do game já pode se provar uma tarefa monumental.

E para os mais determinados que desejam alcançar a platina, é preciso estar disposto a coletar todas as armas, derrotar alguns chefes para lá de monstruosos e atingir os três finais disponíveis, isso tudo é claro, sem contar os outros troféus do DLC, afinal não dá para simplesmente ignorar a existência deles em sua lista, não é mesmo?

6. Shenmue 3

Assim como nos outros jogos da série, Shenmue 3 oferece diversas atividades paralelas para os jogadores aproveitarem, como curtir bons momentos no arcade ou outros minigames. Porém, suas novas tarefas, pescar e coletar ervas, podem se provar extremamente cansativas, principalmente para quem quiser platinar o título.

O troféu de pescaria incluir pegar 1.000 peixes, o que pode levar os jogadores a gastarem mais de cinco horas apenas para isso. Além disso, algumas ervas só surgem nos mapas em determinados horários, ou seja, é necessário vasculhar cada cantinho dos mapas minuciosamente em períodos diferentes só para atingir a conquista.

7.  Ninja Gaiden Sigma 2

Diferente de todos os outros games mencionados anteriormente nessa lista, que exigem colocar sua maestria e paciência em teste, a platina de Ninja Gaiden Sigma 2 não só inclui concluir este hack and slash notoriamente difícil sete vezes, como também vencer 35 missões online que vão se tornando gradualmente mais complexas.

E embora a segunda conquista possa parecer simples, vale lembrar que é preciso encontrar um parceiro muito habilidoso para lutar contra inimigos extremamente perigosos, ou seja, além de suas capacidades, ainda vai ser necessário ter sorte para encontrar outro jogador muito empenhado para ter uma chance de obter esse troféu.

8. Super Meat Boy

Com a fama de ser um dos jogos indies mais difíceis, Super Meat Boy faz seus fãs suarem a camisa para conseguirem alcançar a platina.

Entre diversas conquistas extremamente difíceis, a mais complexa envolve vencer os 20 níveis do mundo final, Cotton Alley, em sua variante Dark World sem morrer uma única vez. Um feito realmente impressionante e que merece muitos elogios.

9. Wolfenstein II: The New Colossus

Com apenas seis horas de duração, o gameplay de Wolfenstein II: The New Colossus parece relativamente rápido, mas para atingir a platina nesse shooter esse curto período pode ser quase interminável.

Isso porque tirando os troféus básicos ligados a derrotar chefes e encontrar colecionáveis, existe a infame conquista "Mein Leben", que só é atingida ao concluir o título na maior dificuldade e sem morrer uma única vez, porque caso isso aconteça, o save é zerado e será preciso recomeçar do zero, sem nem ao menos poder passar as cenas.

Talvez a parte mais triste dessa história toda seja o fato de ser apenas um troféu de bronze, afinal, com todo o esforço necessário para obtê-lo, deveria valer muito mais!

E você, já conquistou alguma dessas platinas? Que tal começar pelo Jogo Bloodborne Hits para PlayStation 4?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.