Qual é a ordem cronológica certa para jogar Yakuza?

3 min de leitura
Imagem de: Qual é a ordem cronológica certa para jogar Yakuza?
Imagem: Sega/Divulgação

Nunca houve uma hora melhor para entrar de cabeça no universo de Yakuza, uma das mais legais, loucas e divertidas séries dos games. Afinal, a franquia da Sega está disponível na íntegra tanto no Xbox Games Pass quanto no catálogo da PlayStation Plus, permitindo que assinantes possam baixar e jogar todos os títulos.

E é aí que bate a dúvida: com tantos jogos com nomes e números diferentes, existe uma ordem ideal para curtir a série Yakuza? A resposta é: sim. E vamos te mostrar agora por onde você deve começar a se aventurar na série dos icônicos Kiryu e Goro.

Jogando Yakuza em ordem cronológica

Lançada originalmente na época do PlayStation 2, a série Yakuza recebeu um belo upgrade com remakes e remasterizações que deixaram todos os jogos com um visual mais agradável e compatível com os games mais atuais. A boa notícia é que literalmente todos os jogos têm essas versões superiores, e todas elas estão disponíveis agora para PS4, PS5, Xbox Series X|S, Xbox One e PC.

A seguir, você confere a ordem exata em que você deve jogar Yakuza para tirar melhor proveito dessa divertidíssima série:

Yakuza 0

Apesar de não ser o primeiro jogo da série, Yakuza 0 é um prequel do primeiro título estrelado por Kiryu. Neste RPG de Ação, que se passa no ano de 1988, o protagonista e Goro Majima estão em começo de carreira na organização.

Depois de ser acusado de cometer um assassinato e sobreviver à própria morte, Majima agora é responsável por um cabaré mas ainda planeja subir algumas posições na organização. Kiryu está em posição similar, tendo sido injustamente incriminado pela morte de seu chefe.

Yakuza Kiwami

Com sua trama se desenrolando entre os anos de 1995 e 2005, Yakuza Kiwami é o remake do primeiro game da série e segue a história de Kiryu, que agora leva a culpa pelo assassinato do chefe do clã Dojima para proteger um amigo. O chefão foi morto após tentar violentar Yumi, amiga de infância dos rapazes. Depois de ficar 10 anos na prisão, o protagonista agora sai em busca de 10 bilhões de ienes desaparecidos, um tesouro ao qual todo o submundo do crime está procurando.

Como o remake foi lançado em resposta ao sucesso do prequel, Yakuza Kiwami faz muitas referências e até chega a dar continuação a certos elementos vistos em Yakuza 0.

Yakuza Kiwami 2

Continuando a trama do game anterior, Kiwami 2 se passa no ano de 2006 e mais uma vez segue Kiryu, que agora viaja para Osaka com Daigo Dojima. O protagonista sugere que Daigo deve assumir e reconstruir o Clã Tojo para, em seguida, negociar um acordo de paz e prevenir uma guerra com a Aliança Omi. Para isso eles terão de lidar com Ryuji Goda, filho do chefe da aliança, que não parece interessado com os assuntos do Clã Tojo.

Yakuza 3: Remastered

Três anos depois do jogo anterior, em 2009, Kiryu está aposentado da Yakuza e abre um orfanato para cuidar de crianças cujos pais morreram pelas mãos da organização. Como era de se esperar, é claro, ele acaba precisando voltar à vida de violência para ajudar seus amigos.

Yakuza 4: Remastered

Com quatro protagonistas jogáveis, Yakuza 4 se passa em 2010 e tem jogabilidade caprichada, mas deixa a desejar no quesito história. A trama parece um pouco mais desconjuntada quando comparado com os jogos anteriores — mas ainda assim o game é muito divertido.

Yakuza 5: Remastered

Se passando em 2012, o quinto jogo mais uma vez acompanha Kiryu, que é um dos cinco personagens jogáveis. Ele mais uma vez acaba se envolvendo com o Clã Tojo, que novamente está tentando evitar uma guerra. Além dos perigos da vida na organização, nosso protagonista agora tem outra preocupação: ele teme que suas atividades impactem na carreira de Harula, sua filha, como idol.

Yakuza 6: The Song of Life

Em 2016, Kiryu descobre que Haruka teve um filho e sai em busca do pai da criança. Ele acaba se envolvendo com as famílias locais da Yakuza e se vê mais uma vez rodeado pela perigosa vida criminosa do grupo. Este título marca a despedida do personagem como protagonista da série.

Yakuza: Like a Dragon

No ano de 2019, Ichiban Kasuga (nosso novo protagonista) é libertado da cadeia após passar 19 anos preso no lugar de seu chefe, que salvou sua vida quando ainda era um adolescente. Ao deixar a prisão, ele percebe que seus companheiros não estão à sua espera, sendo em seguida envolvido em uma disputa entre os sindicatos do crime em Ijincho. Diferente dos títulos anteriores, Like a Dragon abandona a ação e abraça o gênero JRPG, com batalhas em turnos.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.