Governo da Indonésia bloqueia Steam, Epic Games e vários outros serviços

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Imagem: Steam/Divulgação

O Governo da Indonésia bloqueou a Steam, a Epic Games e uma porção de outros serviços em seu território nacional. Os bloqueios seriam apenas temporários e relacionados a leis locais. Entre outros, a decisão vem afetando também gigantes como Yahoo e PayPal, além de jogos como Dota 2 e Counter-Strike, aparentemente como reflexo do descumprimento de um requerimento obrigatório do país.

Segundo o Nikopartners, o regulamento da autoridade indonésia conhecida como Penyelenggara Sistem Elektronik Swasta (PSE), ou Provedor de Sistemas Eletrônicos Privados, visa "estabelecer um sistema de todas as PSEs operando na Indonésia". A ideia seria regular o espaço digital no país, "protegendo o acesso público em plataformas digitais" além de criar um "sistema justo entre PSEs domésticas e estrangeiras, incluindo os termos para coleta de impostos".

O analista Daniel Ahmed ofereceu algumas informações sobre o ocorrido, afirmando que o Ministério de Comunicação e Tecnologia da Informação teria entrado em contato com empresas que não estariam cumprindo os regulamentos atuais. A intenção seria "garantir a conformidade e reverter o bloqueio", algo que pode vir a acontecer caso as companhias acatem as exigências do governo.




De acordo com o Reuters, empresas estrangeiras atuando em território indonésio devem efetuar um registro sob as novas regras, que foram liberadas em novembro de 2020 pelo governo local. O texto afirma ainda que as companhias devem "ceder às autoridades amplos poderes para obrigar as plataformas a divulgar dados de certos usuários", além de "remover conteúdo considerado ilegal ou que 'perturbe a ordem pública'". Os prazos para tais ações seriam de 4 horas em ocorrências urgentes ou 24 horas nos demais casos.

Grandes jogos como Valorant, PUBG Mobile e Roblox, por outro lado, teriam se regularizado, aceitando as regras impostas pelas autoridades indonésias em 2020. Por isso, estes e outros serviços que seguiram pelo mesmo caminho não foram banidos pela PSE.

A data limite para empresas internacionais com atuação em território indonésio para se regularizarem e concordarem com as regras se encerrou neste último final de semana — embora muitas companhias pareçam ter optado por ignorar o processo. Estima-se que cerca de 191 milhões de usuários estejam sendo impactados pelos bloqueios que, embora teoricamente sejam temporários e possam ser revertidos, continuam em vigência.

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