Tony Hawk's: as 10 melhores músicas da franquia de skate

4 min de leitura
Imagem de: Tony Hawk's: as 10 melhores músicas da franquia de skate
Imagem: Reprodução / Twitter TonyHawkTheGame

Tony Hawk's Pro Skater é uma série que tem o seu lugar reservado no panteão dos videogames! Desde o lançamento do primeiro jogo da franquia lá em 1999, ela estabeleceu um novo paradigma de qualidade no que diz respeito ao uso de músicas licenciadas nessa ainda jovem mídia!

Ainda que não tenha sido o primeiro jogo a fazer uso de bandas saídas do mundo real (algo que a série FIFA já vinha investindo forte, mas que também já acontecia até mesmo em hardwares mais limitados das gerações 8 e 16 bits, como no clássico Rock And Roll Racing ou Moonwalker), THPS montou uma playlist de respeito que dialogou com e resumiu bem toda uma cultura!

Para celebrar esse legado incrível, preparamos uma lista com 10 das músicas mais marcantes da série! Para ajudar a ter mais variedade e fugir da mesmice, escolhemos apenas um hit de cada jogo e evitamos repetir bandas, tentando abordar o máximo de gêneros possível. Agora suba o som, monte no seu skate e vamos conferir a seleção!

Goldfinger – Superman (de Tony Hawk's Pro Skater)

Entre as centenas de músicas que já apareceram em todos os jogos, talvez nenhuma delas represente melhor tudo o que THPS representa do que esse hino presente já no primeiro jogo. Chega a ser engraçado ler os comentários nos vídeos de performance da banda, já que eles são sempre repletos de nostalgia por parte dos jogadores!

Rage Against the Machine – Guerilla Radio (Tony Hawk's Pro Skater 2)

Mais do que um esporte incrível, skate também é atitude! Então nada é mais natural do que botar no meio também uma das bandas mais politicamente engajadas do mundo em suas letras. Mas mesmo que você não queira pensar muito nisso, a marcante guitarra de Tom Morello já basta para te embalar em busca da maior pontuação!

The Ramones – Blitzkrieg Bop (Tony Hawk's Pro Skater 3)

E já que falamos em atitude, o punk é certamente um dos gêneros mais queridos pelos skatistas, influenciando desde o seu gosto musical até as roupas que eles escolhem para se vestir. Com a série no auge, a Activision conseguiu até licenciar um dos maiores sucessos dos Ramones. "Hey, ho, LET'S GO!"

Iron Maiden – The Number of the Beast (Tony Hawk's Pro Skater 4)

Outro gênero que passou a ganhar cada vez mais representatividade conforme a série aumentava o seu repertório musical foi o heavy metal. No quarto jogo da série, uma das melhores músicas veio de uma banda muito querida pelos brasileiros, já que o Iron Maiden emprestou The Number of the Beast às nossas partidas!

Kiss – Rock and Roll All Nite (Tony Hawk's Underground)

O Glam Rock e o hard rock também foram bem representados com um de seus maiores expoentes, a banda Kiss! Foi aqui que a franquia parou de ter títulos numerados por um tempo e a série Underground passou a ser o carro-chefe da marca, e que forma melhor de começar do que com um dos refrões mais conhecidos do rock?

Johnny Cash – Ring of Fire (Tony Hawk's Underground 2)

Em Underground 2 a franquia chegou ao auge do seu ecletismo nas escolhas musicais, gerando uma das playlists mais satisfatórias da história! Aqui tivemos desde a voz aveludada de Frank Sinatra, o que já era surpreendente por si só, até o country do ícone Johnny Cash, que apareceu com a brilhante Ring of Fire!

Oingo Boingo – Who Do You Want To Be (Tony Hawk's American Wasteland)

A mistura de rock, ska e pop do Oingo Boingo sempre foi uma receita certeira para THPS, mas só em American Wasteland esse potencial foi explorado! Uma curiosidade que os leitores mais jovens podem não saber, mas essa banda de New Wave foi fundada pelo renomado compositor de cinema Danny Elfman!

Joy Division – Interzone (Tony Hawk's Project 8)

Os pioneiros do pós-punk também foram homenageados em Project 8! Apesar de os jogos do Tony Hawk já estarem começando a receber críticas mais pesadas a essa altura, ao menos não dava para reclamar muito da seleção musical, ainda mais quando você pega uma das melhores faixas do discaço que é Unkown Pleasures!

Beastie Boys – Electric Worm (Tony Hawk's Proving Grounds)

Ainda mais criticado que o seu predecessor, Proving Grounds ao menos soube ser criativo na escolha de suas músicas. Um bom exemplo disso é o uso de The Mix-Up, o sétimo disco dos Beastie Boys, que é totalmente instrumental. A mistura de jazz-funk com rock instrumental é simplesmente uma delicinha para andar de skate!

Yogi & Skrillex feat. Pusha t, Moody Good, Trollphace - Burial (Tony Hawk's Pro Skater 5)

O jogo mais fraco de toda a franquia principal também deixou a desejar em sua playlist bem limitada, mas até dá para encontrar um ou outro acerto aqui e ali entre as tentativas de perseguir tendências, como o dubstep e electro house de Skrillex, que ajudou a trazer um pouco de frescor a um game bem problemático.

Menção mais do que honrosa com o nosso MVP Charlie Brown Jr.!

As canções anteriores são apenas as 10 melhores músicas de Tony Hawk's no campo mundano, e agora chegou a hora de entrar no verdadeiro panteão! Brincadeiras à parte, não tinha como deixar de mencionar que o remake da série Tony Hawk's Pro Skater 1+2 acertou em cheio ao atender a um antigo clamor popular e finalmente dar ao povo uma tão pedida musiquinha do Charlie Brown Jr. na trilha!

Foi uma grande playlist para um jogão que levou a franquia de volta aos seus tempos de glória, do jeitinho que a gente gosta! Afinal, não dá para fazer um bom THPS sem boas músicas, certo?!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.