Razer Viper V2 Pro é um dos melhores mouses atuais, mas tem preço elevado

6 min de leitura
Imagem de: Razer Viper V2 Pro é um dos melhores mouses atuais, mas tem preço elevado

Há alguns meses, a Razer lançou uma nova versão da linha Viper, mouse game de alta performance, com o nome de Viper V2 Pro, um periférico extremamente leve e com diversos recursos para ajudar na precisão durante a utilização. Os maiores destaques dele são o funcionamento sem fio e o peso, que é de apenas 58g.

O Voxel teve a chance de testar o produto no último mês e vemos se os avanços tecnológicos descritos pela companhia realmente são tão impactantes quanto parecem. Confira o nosso review completo!

Design simples e sem firulas

Diferentemente do que estamos acostumados ao ouvir a palavra “mouse gamer”, o Viper V2 Pro não é cheio de quinquilharias, com botões aos montes, perfis diferentes para trocar e muito espaço para encaixar luzes RGB. Ele é bem mais simples, com os botões comuns e dois adicionais nas laterais, além de um extra para trocar o perfil de DPI.

E só. Ele vem nas opções branca ou preta, oferecendo a opção de cor que melhor combine com o gosto (ou setup) do usuário. Nós testamos a versão branca que, como é de se esperar de periféricos de uso contínuo, tendem a se destacar bastante, mas também sujar com facilidade – algo que vale sempre reforçar.

Apesar de não apresentar características que você veria em um mouse premium, o V2 Pro mantém as coisas simples e foca no essencial, deixando tudo o mais leve possível para aumentar a performance.

AFonte: Razer

O Viper V2 Pro é tão leve que assusta

O que nos leva ao segundo ponto: o peso do Viper V2 Pro. Ao pegar o mouse na mão, ele parece uma casca oca, de tão leve. É até esquisito pensar que ele é sem fio e, dentro da carcaça, ainda existe uma bateria que garante cerca de 80 horas de duração de uso, um tempo impressionante.

São apenas 58 gramas e sem a utilização de um design “honeycomb”, que deixa o case com furos hexagonais que lembram uma colmeia de abelha. Aqui, é tudo fechado e sem esse estilo visual “aerado” que diminui o peso com a utilização de menos material. Ele é realmente muito leve e assusta ao utilizar pois, até ver ele funcionando, parece apenas um protótipo não funcional sem nada dentro.

A

Mas isso torna ele melhor? Depende. Certamente, ter um mouse quase sem peso vai variar de perfil para perfil: há quem prefira mouses mais pesados e se adaptem melhor com outro estilo. Eu mesmo era do time que preferia usar periféricos mais pesados (e até tive um mouse que possibilitava colocar peso extra na carcaça).

Contudo, de uns tempos para cá, pro players e a comunidade como um todo têm adotado mouses leves como as ferramentas oficiais de jogos: quanto menor o peso, mais os movimentos dependem unicamente da mão do jogador. Em suma, o Viper V2 Pro é um periférico focado em performance e usufrui seu peso pena para oferecer um setup ideal para jogos competitivos.

Especificações e recursos impressionantes

Apesar de o peso ser o grande destaque do produto, o Razer Viper V2 Pro vem equipado com algumas tecnologias interessantes (e que não é RGB). Pra começo de conversa, ele é um mouse sem fio: portanto, apesar de ser extremamente leve, ainda há uma bateria ali dentro e, por incrível que pareça, extremamente duradoura.

Oficialmente, a Razer promete até 80 horas de duração, mas em nosso uso cotidiano, ela durou mais tempo, chegando a aguentar a carga de mais de uma semana de jogatina conciliada ao trabalho. E, mesmo quando foi necessário carregá-lo, o cabo USB-C é bem resistente e longo suficiente para que fosse possível usar o aparelho enquanto ele recarrega a energia.

A

O mito do “mouse sem fio pode ter delay” não poderia ser mais errado do que ao usar o Viper V2 Pro. Assim que se acostuma com a jogatina livre e sem um cabo atrapalhando, é difícil querer retornar para um periférico cabeado novamente. Ele funciona como deve (e de forma bem acima da média) e fica ainda melhor sem a confusão de fios.

Além disso, temos a parte técnica para desdobrar: a Interrupção Assimétrica permite que o usuário configure até 26 níveis de altura para o pouse e levantamento do mouse, permitindo que ele ainda rastreie a superfície para funcionar ao realizar movimentos que levantem o periférico (quem nunca ficou sem mousepad e teve que “voltar” o mouse para outra posição?). O modelo anterior tinha apenas 3 ajustes de altura.

A

Já o Rastreamento Inteligente permite que o Viper V2 Pro funcione perfeitamente em qualquer tipo de superfície e textura, adaptando o uso para mousepads lisos, de pano e muito mais. A Razer promete até funcionamento em vidro, madeira e qualquer tipo de ambiente. E, de fato, em nossos testes ele funcionou de maneira exímia até em locais incomuns, como um sofá, cama (até desarrumada e com calombos do lençol) e muito mais. Veja bem: não é apenas funcionar, mas funcionar tão bem quanto em um mousepad.

A promessa de ser durável

Por fim, o mouse também tem configurações interessantes, como até 30.000 DPI, algo que cobriria qualquer tipo resolução gigantesca no futuro. Os switches ópticos de terceira geração, segundo a Razer, evitam cliques duplos e atrasos de debounce, além de suportarem até 90 milhões de cliques, um aumento de 25% em relação a geração 2 e um número quase impossível de alcançar (um jogador usa em média quase 3 milhões de cliques por ano se usar todos os dias o dispositivo).

Provavelmente, você deve ter algum problema de queda ou problemas na bateria muito tempo antes de ter qualquer problema nos botões.

A

Vale a pena? E para quem serve?

Apesar de parecer que o Viper V2 Pro é composto apenas de pontos positivos, não se engane: ele não serve para todo mundo e certamente o combo é salgado para o bolso. De longe, o ponto negativo mais agravante é seu preço, que chega oficialmente ao Brasil por R$ 1,2 mil em agosto de 2022.

O que nos leva para a segunda parte de pontos negativos: apesar de excelente para uso de alta performance, o Viper V2 Pro não é o aparelho mais versátil da Razer. Ele tem apenas dois botões extras, não é focado em estilo para compor belíssimos setups e não é o indicado para jogar títulos de MMO, por exemplo.

A

Em resumo, ele não é o dispositivo melhor adaptado para um cenário “um tamanho serve para todos”, já que o próprio Razer Naga, Mamba ou Deathader são ótimas opções para performance e também oferecem outros recursos, como botões personalizáveis e muito RGB para quem curte.

Esses pontos em falta são essenciais? Não, de forma alguma. Inclusive, se o seu foco é performance e um aparelho leve, não há melhor que o Viper V2 Pro. Contudo, é preciso pensar se todas as tecnologias que ele oferece valem o seu investimento e isso é algo que você preza na hora da sua jogatina. Honestamente? O periférico é um dos melhores que já testei: focado até o talo no que é essencial e sem firulas, mas não sei se R$ 1,2 mil é um preço justo.

A

Se você quer um mouse leve (provavelmente O mais leve do mercado), preciso ao extremo e bem customizável para elevar sua jogatina, esse é um para colocar no radar e ir de olho fechado, pois qualidade é o que tem de sobra por aqui.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.