O poder e importância do mercado indie para o PlayStation

3 min de leitura
Imagem de: O poder e importância do mercado indie para o PlayStation

Os jogos indies - ou independentes - estão se tornando cada vez mais presentes no universo dos games. Jogue a primeira pedra quem nunca pegou um desses jogos e disse: “Nossa melhor do que muito AAA que já joguei”, isso não acontece só com os jogadores, muitos desenvolvedores e pessoas envolvidas na indústria saíram de grandes empresas e estúdios famosos para se envolver mais com esse mundo.

Quem seria melhor para falar sobre isso do que ninguém mais ninguém menos que Shuhei Yoshida, que já foi presidente da Sony Interactive Entertainment Worldwide Studios e hoje é o chefão da Iniciativa de Indies da gigante japonesa. O Voxel entrevistou Yoshida para entender melhor o momento do Playstation em relação a jogos independentes e como ele vê a diferença entre trabalhar com grandes lançamentos AAA e jogos com orçamentos e produções maiores. 

yoshida

Como é sair de um cenário em que você trabalha com centenas de jogos AAA gigantes e passa a lidar com produções independentes?

Shuhei Yoshida: Trabalhar com jogos AAA é maravilhoso, levamos três, quatro, cinco ou até mesmo oito anos trabalhando em títulos incríveis com centenas de pessoas participando dos processos, cheios de produção e muito trabalho é incrível, mas é um processo muito lento, que exige muita paciência. 

No entanto, nos jogos indies, há vários desenvolvedores fazendo centenas de coisas legais, e às vezes também levam cinco anos, seis anos para fazer jogos. Mas como há tantos desenvolvedores fazendo tantas coisas diferentes, é bom saber que posso sempre olhar para algo novo, e converso com todos esses desenvolvedores regularmente sobre seus trabalhos. 

Essas pessoas que fazem jogos indies estão sempre muito felizes e empolgadas em compartilhar os jogos em desenvolvimento e o que eu mais amo em trabalhar com Indies é entender onde o jogo está no processo e poder dar o feedback ao desenvolvedor. 

Como os devs estão sempre muito focados em suas obras, vendo o game todos os dias é comum eles perderem a perspectiva do que as pessoas pensam quando tentam o seu jogo pela primeira vez. 

Às vezes o dev pode achar que as pessoas não entenderam seu jogo da forma como deveria ser entendido, então eu posso dar-lhes feedback, dando uma visão de fora para. Mas a grande diferença para o AAA é a quantidade. O número de jogos e a variedade de jogos criados por desenvolvedores independentes e assim posso me divertir todos os dias ao longo do ano.

yoshida

Como Playstation trabalha com desenvolvedores de tantos países diferentes?

Shuhei Yoshida: É claro que mais jogos são publicados por desenvolvedores nos EUA ou na Europa. Porém gosto muito de ver jogos e devs vindos de outros países, pois às vezes esses jogos têm o aspecto da cultura dos desenvolvedores.

Um exemplo recente é que estou realmente ansioso por um jogo que vamos publicar em breve vindo da Indonésia. É um belo jogo de aventura baseado nas cidades da Indonésia. A cultura, a música e a comida aparecem no jogo e eu realmente me apaixonei, gostei muito desse aspecto. 

A mesma coisa com jogos desenvolvidos no Brasil, os desenvolvedores podem usar a história do país, por exemplo, como pano de fundo da narrativa do jogo, a música popular que destaca muito daqui na indústria global. Então, realmente gostamos de ver jogos criados fora do mercado principal.

O que nós como consumidores podemos esperar da PlayStation em relação ao futuro dos jogos indies?

Shuhei Yoshida: O desenvolvimento de jogos se tornou muito, muito mais fácil hoje em dia porque as ferramentas estão disponíveis como a Unity e a Unreal. Os desenvolvedores podem simplesmente baixar e começar a trabalhar fazendo jogos. 

Mesmo desenvolvedores solo podem fazer jogos incríveis. Eu sou um grande fã de Inscryption, um jogo criado por uma pessoa só que mora no Canadá. Esse jogo teve um impacto enorme para toda a indústria. Ele poderia ter sido feito por alguém que mora no Brasil, certo? Então, todo ano a gente vê que mais jogos estão sendo criados e publicados, então queremos isso no PlayStation também.

yoshidaYoshida citou Inscryption como um dos seus recentes indies preferidos e quer trazer mais jogos assim para os fãs do Playstation

Sempre tentamos tornar mais fácil para os desenvolvedores criar jogos e publicar jogos no PlayStation para que eles possam se concentrar na criação de suas obras e queremos remover o máximo de dificuldades para que possamos ter mais jogos saindo para nossos consoles. Esse é nosso real objetivo. 

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.