The Callisto Protocol é bem diferente de Dead Space, diz dev ao Voxel

4 min de leitura
Imagem de: The Callisto Protocol é bem diferente de Dead Space, diz dev ao Voxel
Imagem: The Callisto Protocol

Mesmo com um começo frio, 2022 promete ser um grande ano para os fãs de horror. Diversos títulos aguardados serão lançados nos próximos 6 meses, e um deles está chamando muita atenção: The Callisto Protocol.

Inicialmente pensado em ser situado no universo de PUBG: BATTLEGROUNDS, o game distribuído pela KRAFTON encontrou a independência criativa há poucos meses, o que aumentou muito o interesse do público nele.

Em junho, The Callisto Protocol foi destaque no Sony State of Play e no Summer Game Fest, apresentando uma ambientação horripilante, com criaturas monstruosas e um gostinho familiar em sua gameplay.

Para saber mais do jogo que será lançado em 2 de dezembro, conversamos com Steve Papoutsis, o diretor de desenvolvimento da Striking Distance Studios, que contou do universo do game, explicou o que é ser um jogo Quad A e deu sua visão sobre as comparações com Dead Space. Confira a nossa entrevista exclusiva a seguir.

The Callisto Protocol tem impressionado fãs desde o anúncio por causa de seu horror corporal e cenário aterrorizante. Como foi o processo de criação do universo e de suas criaturas?

Steve: "Decidimos desde o início colocar o The Callisto Protocol em uma prisão isolada no espaço, porque pareceu um dos ambientes mais sombrios e opressivos que conseguimos imaginar. Uma grande parte do survival horror é criar uma sensação de desamparo e terror, e a Prisão de Ferro Negro parecia um lugar sombrio para evocar essas emoções."

Steve: "As criaturas do jogo são chamadas Biophage e todas são humanos que passaram por uma terrível transformação causada por um misterioso surto em Callisto. Quando criamos o design das criaturas, partimos de um corpo humano comum e começamos a deformá-lo, transformá-lo de todas as maneiras para obter esses resultados monstruosos. É aqui que o horror corporal realmente entra. Você sempre pode reconhecer a humanidade nesses inimigos, não importa o quão grotescos eles pareçam."

Monstros assustadores nos esperam nos cantos mais escuros.Monstros assustadores esperam nos cantos mais escuros.Fonte:  The Callisto Protocol 

Quais são os novos recursos que o jogo trará para o gênero survival horror? 

Steve: "Todos nós crescemos e evoluímos muito desde o Dead Space original, e você pode ver isso no design do The Callisto Protocol. Há uma tonelada de aspectos que tornam o jogo único, mas dois dos fatores que acredito que os jogadores notarão imediatamente são o combate e a história."

Steve: "The Callisto Protocol tem um sistema de combate profundo que combina combate corpo a corpo brutal, tiro de longo alcance e a capacidade de transitar entre os dois com uma arma de gravidade chamada GRP (“Grip”). Os jogadores podem usar o GRP de forma criativa, agarrando inimigos e jogando-os em áreas perigosas do ambiente, como ventiladores gigantes, paredes cravadas, máquinas pesadas e muito mais."

O que significa para o jogo ser um Quad A, conforme descrito por Krafton em um briefing de relações com investidores?

Steve: "É apenas uma expressão interna no estúdio que usamos para incentivar a equipe a fazer o melhor trabalho possível. É como dizer: “dê 110%!” Estamos focados em tentar fazer o nosso melhor para surpreender e encantar nossos fãs com um grande jogo."

Como surgiu a ideia de transformar The Callisto Protocol em um jogo completamente independente de PUBG: BATTLEGROUNDS? Como foi a conversa com Krafton sobre isso? 

Steve: "Uma das coisas que amamos na Krafton é o fato de que eles realmente confiam nos desenvolvedores para tomar as decisões criativas certas em seus jogos. Quando começamos The Callisto Protocol, pensamos que nossa história poderia se encaixar na linha do tempo do PUBG Universe, mas, à medida que nos aprofundamos no desenvolvimento, ela cresceu no próprio mundo. Tivemos uma conversa com o CEO da Krafton, e ele concordou com nossa abordagem."

Steve: "Ainda teremos easter eggs de PUBG e surpresas para os fãs, mas The Callisto Protocol é um jogo único, no próprio mundo, em seu próprio universo."

Ninguém te ouvirá gritar no espaço.Ninguém ouve gritos no espaço.Fonte:  The Callisto Protocol 

Como está a equipe nessa reta final, faltando apenas alguns meses para o lançamento do jogo?

Steve: "Estamos ocupados! Este é um dos momentos mais loucos no desenvolvimento de um jogo, mas também é um dos mais satisfatórios. Todos os diferentes sistemas estão começando a se unir, estamos ajustando manualmente todos os sustos e fazendo os ajustes finais. Mal podemos esperar para que os jogadores entrem e experimentem esse mundo por si mesmos."

O que você acha das comparações feitas pelos fãs entre The Callisto Protocol e Dead Space? Como esse novo jogo se destaca em relação ao game da EA?

Steve: "Nosso estúdio foi fundado pelo criador de Dead Space, Glen Schofield; além de fazer parte do primeiro Dead Space. Eu fui o produtor-executivo e diretor-geral na Visceral Games durante o desenvolvimento de Dead Space 2, Dead Space 3 e Dead Space Extraction; nosso diretor de criação foi o animador principal do Dead Space, e nossos líderes de iluminação, arte e áudio vieram da franquia Dead Space. Nossas impressões digitais criativas estão espalhadas em ambos os jogos, então as comparações parecem inevitáveis."

Steve: "Dito isso, todos nós crescemos e evoluímos muito nesses mais de 10 anos e temos muitas ideias novas para inserir no gênero. Espero que isso pareça uma nova visão do gênero de terror de ficção científica. The Callisto Protocol é um novo jogo, em um novo mundo, com novos personagens e novos loops de jogabilidade, em um novo universo. Esperamos que os jogadores vejam com a mente aberta."

Que mensagem você gostaria de deixar para os entusiastas do game sobre esse projeto?

Steve: "Ficamos impressionados com a resposta que o jogo recebeu no Sony State of Play e no Summer Game Fest. Estamos trabalhando nisso há quase 3 anos e foi muito emocionante finalmente mostrá-lo para os jogadores. Somos gratos por todos os comentários e mal podemos esperar para assustar vocês ainda este ano!"

Você iria até o final deste corredor?Você iria até o final deste corredor?Fonte:  The Callisto Protocol 

The Callisto Protocol será lançado em 2 de dezembro para PS5, PS4, Xbox Series X/S, Xbox One e PC.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.