Sessão nostalgia: 8 jogos inesquecíveis do MS-DOS

4 min de leitura
Imagem de: Sessão nostalgia: 8 jogos inesquecíveis do MS-DOS
Imagem: EA

Quem foi criança nos anos 80, provavelmente teve a experiência de jogar no PC os primeiros games feitos para a plataforma. Era uma época em que não havia os jogos online, os gráficos possuíam muitos pixels visíveis (porém incríveis) e enredos elaborados ainda estavam dando seus primeiros passos.

O sistema operacional do MS-DOS foi utilizando em muitos títulos para computadores nesta época, então, em uma viagem pelo túnel do tempo, trazemos aqui uma lista dos 8 melhores jogos de DOS para curtir a nostalgia.

1. Prince of Persia

Fonte: Brøderbund Software

Lançado em 1989, Prince of Persia foi um sucesso desde que chegou ao mercado. O jogo se destacou por conta de um recurso inovador em relação a tudo que se conhecia na época: a animação dos personagens era mais realista. Por isso, ele é tido como uma referência para os jogos de plataforma.

O game gira em torno de um príncipe que deve passar por inúmeros obstáculos até chegar ao calabouço e resgatar a princesa. Os inimigos e armadilhas são inúmeros: há lutas, salas com vários perigos e até um combate com uma versão maligna do protagonista, criada por um espelho mágico.

A curiosidade em torno desde jogo é que ele foi projetado a partir da técnica chamada de "rotoscopia", que possibilitou animações mais fluidas. O criador, Jordan Mechner, filmou o seu irmão David, vestido de roupa branca, correndo, escalando e pulando obstáculos para então utilizar o material posteriormente.

2. Indiana Jones and the Fate of Atlantis

Fonte:  LucasArts 

Lançado em 1992 pela Lucas Arts, esse título de aventura segue o estilo point and click. Porém, sua diferença deste jogo aos demais lançados posteriormente é que ele não se baseia em um filme da franquia Indiana Jones.

Aqui, um homem chamado Mr. Smith solicita que Indy encontre uma estátua antiga. Mas quando ele consegue encontrar o objeto, seu empregador revela ser um nazista. Com a ajuda de uma amiga chamada Sophia, o explorador descobre que a estátua tem alguma ligação com a cidade antiga de Atlantis, partindo então com sua colega em uma aventura emocionante.

Indiana Jones and the Fate of Atlantis se baseia num sistema de aventura e ação combinado com a solução de quebra-cabeças e desafios. Os gráficos parecem terem sido feitos com muito esmero, e todos os obstáculos estão profundamente conectados à lógica do jogo.

Caso tenha batido uma vontade de curtir o game, ele também está disponível na Steam.

3. Alley Cat

Fonte:  SynSoft 

E o que falar do famoso "jogo do gatinho"? Quem jogou sabe o quão divertido era entrar na pele de um felino vira-lata que pulava no varal e entrava na casa das pessoas.

Criado em 1984, Alley Cat é um título de ação em sistema MS-DOS que continha vários mini desafios. A história é bem "natural": o protagonista é um bichano que quer namorar uma gatinha que vive num complexo de apartamentos.

Para isso, é preciso realizar vários objetivos agrupados dentro das janelas de um prédio, para acumular pontos e chegar até ela, que incluem comer todos os peixes dentro de um aquário, roubar leite de cachorros, derrubar uma gaiola e comer o passarinho, caçar ratos dentro de um queijo gigante, entre outros.

Com tantas travessuras a serem realizadas, era difícil não se viciar na jornada desse felino determinado.

4. Day of the Tentacle

Fonte: Lucas Arts

Day of the Tentaclelançado originalmente pela Lucas Arts, é a sequência do game Manic Mansione traz uma animação super colorida e alegre, além de personagens bem carismáticos.

Com um enredo com características de ficção científica, o game apresenta a mecânica de point and click — ou seja, é preciso clicar na tela para comandar a ação a ser executada. Por mais que sua jogabilidade pareça simples, seu enredo elaborado o torna extremamente divertido.

5. Where in the World Is Carmen Sandiego?

Fonte: Brøderbund Software

Lançado em 1985, Where in the World Is Carmen Sandiego? é uma espécie de jogo educativo para o MS-DOS. Como o título já deixa bem claro, o objetivo aqui é usar suas habilidades de detetive para tentar encontrar Carmen Sandiego em algum lugar no mundo. Assim, você vai coletando pistas e dicas, usando o raciocínio e, de quebra, aprendendo inglês para conseguir avançar no game.

6. Doom

Fonte: Bethesda

Impossível lembrar dos jogos de MS-DOS e não falar de Doom, o primeiro FPS a ser lançado, lá em 1993. Ele é considerado um dos jogos mais influentes de todos os tempos, dado que abriu espaço para um legado inteiro de títulos nesse estilo.

Em Doom, encarnamos na pele de um sujeito que enfrenta hordas de demônios vindos diretamente do inferno. Por conta dos gráficos violentos, ele obviamente causou muita polêmica, mas também abriu espaço para uma série de novas possibilidades na indústria, como o uso de gráficos 3D, a capacidade de jogar em grupo e de ampliar o game com novos pacotes.

7. SimCity

Fonte: Eletronc Arts

SimCity é um jogo de simulação de construção de cidades de 1989, que deu início a famosa franquia The Sims.

Seu objetivo é bem simples: construir uma cidade e garantir que ela siga funcionando sem ser destruída — por desastres naturais, como incêndios, tornados, inundações, ou simplesmente por incompetência da parte dos administradores.

Uma ótima jornada para quem quer sentir o gostinho de como é ser um prefeito ou governador.

8. Sid Meier's Civilization

(Fonte: Mod DB)

Aqui temos um jogo importantíssimo na história dos games de estratégia. Lançado em 1991, Sid Meier’s Civilization desafia o jogador a construir um império e mantê-lo de pé ao longo dos anos — além, claro, de expandi-lo.

Um grande diferencial do título para sua época de lançamento é que trazia muitas opções: dava para escolher qual a civilização jogar, além das cidades, as cores, as trilhas sonoras, etc.

Porém, assim como no mundo real, liderar uma nação não é nada simples. Por isso, só sobrevive ao desafio quem consegue criar uma boa estratégia.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.