Minecraft: como achar ou fazer ferro?

2 min de leitura
Imagem de: Minecraft: como achar ou fazer ferro?
Imagem: Voxel

Ferro é um dos minérios mais comuns em Minecraft. Ainda que não consiga fazer tudo, ele é forte o suficiente para poder ser usado na maior parte das situações. Aqui, listamos algumas dicas para encontrá-lo e usá-lo de forma eficiente!

Passo 1: Preparação

Fonte:  Voxel 

Antes de procurar ferro, é preciso fazer uma picareta de pedra. Para relembrar: você começa o jogo sem recurso algum, então é preciso bater em árvores e coletar madeira. Após transformar a madeira em tábuas, você pode construir uma bacana e então fabricar algumas ferramentas de madeira, incluindo uma picareta.

Fonte:  Voxel 

Com a picareta de maneira, é possível minerar pedra comum e ela pode ser usada para fazer ferramentas que duram mais e são mais fortes que as de madeira, e mais uma vez estamos interessados na picareta.

Fonte:  Voxel 

Durante esse processo de preparação, é importante ficar atento para blocos de pedra com pontos pretos. Trata-se de carvão, e vai ser importante mais para frente. (Carvão pode ser obtido também combinando madeira e troncos, mas você certamente vai encontrar carvão mineral enquanto procura outros recursos)

lalaFonte:  Voxel 

Passo 2: Encontrar e coletar

Uma vez com a picareta de pedra, aí podemos procurar por ferro. Como se trata de um minério muito comum, é possível encontrá-lo em muitos níveis de profundidade e por vezes até ao ar livre. A aposta mais certeira é olhar em cavernas. Ferro tende a aparecer mais frequentemente nelas, e em maior quantidade.

Esses blocos com manchas beges são minério de ferro.Esses blocos com manchas beges são minério de ferro.Fonte:  Voxel 

Uma vez encontrado o bloco do minério em questão, pegue a sua picareta de pedra e colete. Preste atenção nos blocos ao redor, porque geralmente vários blocos do mesmo tipo aparecem juntos. Ao serem quebrados, os blocos irão deixar cair minério de ferro no chão.

No processo de explorar as cavernas, você pode usar parte do carvão da etapa anterior para produzir tochas e iluminar o caminho, mas mantenha uma reserva.

Passo 3: transformando o minério em barras

Fonte:  Voxel 

O próximo passo é preciso transformar o minério em barras. Esse processo deve ser realizado em uma fornalha, que pode ser construída na bancada utilizando pedregulhos (outro recurso que você certamente vai ter em abundância a essa altura). Coloque o minério na fornalha junto com carvão e fornalha irá gradativamente gerar as barras.

Passo 4: utilizando as barras

Fonte:  Voxel 

As barras servem o mesmo propósito que os pedregulhos e madeira das etapas anteriores, podendo ser usadas para fazer ferramentas e armas. Além disso, barras de também podem ser usadas para construir baldes, blocos de ferro e outros itens úteis.

Mais uma vez, a prioridade deve ser a picareta. Uma espada para defesa também é uma boa pedida. A partir daí, cabe a cada um avaliar o que é mais necessário considerando a situação em que se encontra.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.