Placa de vídeo NVIDIA: 5 boas opções para ficar de olho

3 min de leitura
Imagem de: Placa de vídeo NVIDIA: 5 boas opções para ficar de olho
Imagem: Divulgação
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Para montar um PC Gamer, além de um conjunto de hardware robusto, é preciso ter uma placa de vídeo para jogos que dê conta do recado. E a Nvidia é uma das melhores opções do mercado, já que sua atual linha RTX possui tecnologias de ponta, como o Ray Tracing, que torna o visual dos games mais realista, e o DLSS, que permite equilibrar entre gráficos mais reais, ou um jogo rodando com maior eficiência.

Entre os modelos mais em conta, temos a placa de vídeo 3050 RTX, que é a melhor opção para quem quer pagar pouco e ter uma qualidade de ponta no seu PC. Entretanto, a linha anterior da própria Nvidia ainda consegue reproduzir todos os jogos mais recentes lançados no mercado, como a GTX 1650 e GTX 2060.

Por isso, separamos cinco opções de placa de vídeo Nvidia para dar um upgrade no seu PC Gamer. Confira:

Placa de Video NVIDIA GeForce GTX 1650

Imagem: Placa de Video NVIDIA GeForce GTX 1650
Imagem: Tecmundo Recomenda

Placa de Video NVIDIA GeForce GTX 1650

A GeForce GTX 1650 foi desenvolvida com o desempenho gráfico inovador da premiada arquitetura NVIDIA Turing. Ela é a potência definitiva para os games atuais mais populares e oferece ainda mais velocidade para os títulos modernos.

A GeForce GTX 1650 é uma placa de vídeo de entrada, recomendada para aqueles que possuem um PC modesto, e que visam rodar jogos populares, como Fortnite, Apex, League of Legends e CS:GO, em um nível alto de realismo e eficiência. Já outros títulos mais atuais, é preciso jogá-los em configurações gráficas um pouco mais baixas.

A GTX 1650 possui 4 GB de memória RAM GDDR6 128 Bits, e conta com suporte à tecnologias NVIDIA Reflex e VR Ready. A sua faixa de preço faz com que ela seja uma das melhores opções para quem quer pagar pouco em uma placa de vídeo e ter uma boa qualidade nos jogos.

Placa de Video NVIDIA GeForce GTX 1660

Imagem: Placa de Video NVIDIA GeForce GTX 1660
Imagem: Tecmundo Recomenda

Placa de Video NVIDIA GeForce GTX 1660

A GeForce Série 1660 é construída com o desempenho gráfico revolucionário da premiada arquitetura Nvidia Turing. O codificador de hardware dedicado da GTX Série 1660 oferece 15% de eficiência aprimorada em relação às placas de vídeo da geração anterior e é otimizado para o software Open Broadcaster Software.

A GeForce GTX 1660 não traz grandes diferenças em relação ao modelo GTX 1650. A grande mudança é no salto da memória RAM, com 6 GB GDDR6 192 Bits, e a capacidade de fazer com que jogos mais populares, como os citados anteriormente, consigam rodar com mais qualidade e alguns frames por segundo a mais.

Outra característica dessa placa é conseguir um bom desempenho médio de reprodução na resolução 1080p, podendo atingir a marca de 80 FPS.

Placa de Video NVIDIA GeForce RTX 2060

Imagem: Placa de Video NVIDIA GeForce RTX 2060
Imagem: Tecmundo Recomenda

Placa de Video NVIDIA GeForce RTX 2060

A GeForce RTX 2060 conta com a tecnologia da arquitetura Turing da NVIDIA, trazendo desempenho incrível e o poder do Ray Tracing em tempo real e da AI para os games mais atuais e para todos os gamers.

A GeForce RTX 2060 é um modelo bem similar a GTX 1060, já que ela também conta com 6 GB de memória RAM GDDR6 192 Bits. A grande diferença é em relação ao suporte à novas tecnologias, como o Ray Tracing, e a quantidade de núcleos de processamento.

Por conta disso, a GeForce RTX 2060 consegue ser mais consistente na reprodução de jogos na resolução 1440p, sendo uma boa opção para quem busca uma melhor qualidade gráfica e uma performance mais estável.

Placa de Vídeo Galax NVIDIA GeForce RTX 3050

Imagem: Placa de Vídeo Galax NVIDIA GeForce RTX 3050
Imagem: Tecmundo Recomenda

Placa de Vídeo Galax NVIDIA GeForce RTX 3050

Com 14GB de memória GDDR5 e ainda 16 canais de comunicação, conta com recursos de aceleração de Ray Tracing e DLSS e consegue rodar praticamente todos os títulos de games atuais em resolução Full HD.


A GeForce RTX 3050 é o modelo de entrada da atual linha de placas de vídeo da Nvidia. Com 8GB GDDR6 128 bits, a placa é compatível com as atuais tecnologias da empresa, e consegue reproduzir todos os jogos mais recentes do mercado.

A placa também consegue reproduzir jogos em uma resolução 4K, e traz elementos que otimizam os games em transições e capturas de gameplay. Tudo isso sem alterar a performance dos títulos, como diminuição de FPS ou queda de processamento de imagem.

Placa de Vídeo Asus NVIDIA GeForce ROG Strix RTX 3070

9% off
Imagem: Placa de Vídeo Asus NVIDIA GeForce ROG Strix RTX 3070
Imagem: Tecmundo Recomenda

Placa de Vídeo Asus NVIDIA GeForce ROG Strix RTX 3070

ROG Strix GeForce RTX 3070 V2 OC Edição 8 GB GDDR6 com LHR oferece um design aprimorado que oferece desempenho térmico de ponta. Os blocos de construção para a GPU mais rápida e eficiente do mundo, o novo Ampere SM traz 2X a taxa de transferência do FP32 e maior eficiência de energia. 

R$ 8.541,50

A GeForce RTX 3070 é a melhor placa de vídeo da nossa lista. O modelo conta com 12 GB de memória RAM GDDR6 256 bits, e conta com suporte para todas as principais tecnologias da Nvidia, como DLSS, Reflex e Ray Tracing.

Já o seu desempenho nos jogos é de cair o queixo. Ela consegue reproduzir todos os principais lançamentos, como Elden Ring, Cyberpunk 2077 e Forza Horizon 4, no mais alto nível de realismo, permitindo alcançar as maiores configurações visuais, sem que isso altere o desempenho dos games.

Agora que você já conhece os principais modelos de placa de vídeo, basta analisar qual a melhor opção, em relação ao custo e benefício, para turbinar o seu PC Gamer e conseguir reproduzir jogos com muita qualidade e eficiência.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.