Do Pior ao Melhor: Jogos Medievais

5 min de leitura
Imagem de: Do Pior ao Melhor: Jogos Medievais
Imagem: Torn Banner Studios/Reprodução

Por algum motivo, jogos com temática medieval sempre atraem a atenção de um grande público. Um bom motivo para isso é que além de ser algo totalmente diferente da nossa vida cotidiana, esse tema se encaixa bem em praticamente qualquer gênero: pode ser um título de simulação, estratégia, RPG, aventura ou até envolvendo grandes batalhas em multiplayer.

Por isso, é claro que a gente não podia deixar de focar nessa temática por aqui, então sejam bem vindos a mais um episódio do Pior ao Melhor, desta vez dedicado totalmente aos jogos medievais. Como sempre, os nossos critérios se baseiam nas notas apresentadas no Metacritic. Se você tiver uma opinião diferente ou lembrar de outros grandes games medievais que não forem listados aqui, não esqueça de nos dizer nos comentários, já que iremos ler tudo! E é claro, se gostar do vídeo, deixe o seu like e o compartilhe com os seus amigos.

Dito isso, vamos direto para a lista dos cinco piores e os cinco melhores jogos com temática medieval!

Medieval Lords: Build, Defend, Expand - Nota 57

A nossa dos piores jogos começa com Medieval Lords: Build Defend, Expand, que funciona quase como um SimCity medieval. Nele, o jogador se preocupa mais com a construção de sua cidade e o gerenciamento de alimentos, religião, entretenimento e o pagamento de impostos do povoado, é claro. Não há batalhas e nem necessidade de defender seu território, o que deixa o gameplay bem mais tranquilo.

As críticas da época foram bem mistas, com alguns jornalistas adorando o game e outros falando que você nem deveria considerar comprá-lo. No geral, muitos gostaram do gameplay, mas sentiram que ele não era muito complexo e que algumas mecânicas não eram tão balanceadas. Sua nota é 57.

Bannermen - Nota 51

Um dos poucos jogos recentes desta lista é o Bannermen, que é um RTS que te coloca no lugar de um Lorde que perdeu suas terras e nobreza. Seu grande objetivo é fazer todo o possível para voltar a ter sua antiga posição, então é bom estar preparado para controlar suas unidades com sabedoria em inúmeras batalhas.

Enquanto alguns críticos gostaram da campanha e facilidade de entender as mecânicas do game, outros consideraram o título como medíocre e sem ideias originais. Sua nota é 51.

Stronghold 3 - Nota 47

Quem conhece a franquia Stronghold, sabe que muitos de seus títulos são realmente bons e divertidos, mas infelizmente o Stronghold 3 foi um daqueles erros que acabam acontecendo uma hora ou outra.

Ele continua a história de seus antecessores e você continua tendo que construir e expandir seu vilarejo, enquanto também se protege de ataques inimigos. Infelizmente, os analistas reclamaram que o jogo parecia inacabado, cheio de bugs e que as campanhas eram bem sem graça. Sua nota é 47.

Stronghold Crusader Extreme - Nota 45

Stronghold Crusader Extreme é um caso meio diferente, já que essa é uma versão atualizada da expansão Crusader do game Stronghold, lançado em 2001. Embora o game e a expansão original tenham se saído bem com o público e a crítica, essa atualização foi massacrada por ambos.

Com novas missões, um novo modo, poderes táticos inéditos e novas construções, essa versão foi criticada por sua dificuldade impossível e falta de melhorias no som e nos visuais. Sua nota é 45.

Citadels - Nota 20

Como deu para perceber, mesmo os jogos ruins com temática medieval não tinham notas tão baixas como costumamos ver às vezes aqui no Pior ao Melhor, mas infelizmente o Citadels não se salvou disso. Esse RTS parecia bastante inspirado em Stronghold, o que o fazia parecer interessante logo de início.

Só que os críticos não perdoaram os diversos bugs, os constantes travamentos, o gameplay sem inspiração, os visuais datados e o fato dele basicamente ter sido abandonado pelos desenvolvedores após o lançamento. Para ter noção da nojeira, alguns analistas até mencionaram que você iria se divertir bem mais jogando Stronghold 3, o que não é exatamente um elogio. Sua nota é 20.

Agora que já passamos tempo suficiente falando dos piores jogos, é hora de relembrar alguns dos melhores games medievais lançados até hoje!

Chivalry 2 - Nota 82

Depois do sucesso do game original, não era de surpreender que Chivalry 2 fosse conquistar ainda mais fãs em seu lançamento. Ele até teve alguns problemas técnicos no início, especialmente para formar grupos com seus amigos na versão de PC, o que contribuiu para que a sua nota não fosse tão alta como poderia.

Ainda assim, essa versão teve diversas melhorias em relação ao antecessor e tornou as grandes batalhas PvP medievais em algo mais frenético, caótico e divertido. Sua nota é 82.

Medieval: Total War - Nota 88

É claro que não ia demorar muito para a gente ver um game de estratégia tática nesta lista. Medieval: Total War é a sequência do já aclamado Shogun: Total War, lançado em 2000, mas teve uma recepção ainda melhor com os críticos e fãs do gênero. Neste jogo, você escolhe uma entre 14 facções e inicia sua liderança para proteger suas províncias e para conquistar as outras ao seu redor ao longo de centenas de anos.

As análises da época elogiaram muito o sistema estratégico, a interface renovada em relação a Shogun e o fato de que nem tudo podia ser resolvido com força bruta neste game. Sua nota é 88.

Medieval II: Total War - Nota 88

Para ver como essa franquia foi importante para os jogos de temática medieval, temos Medieval II: Total War logo em seguida. O game saiu apenas 4 anos após seu antecessor, em 2006, e trouxe o mesmo esquema de liderar uma facção enquanto se controla seu governo, economia, diplomacia, religião e muito mais.

Ele também continuou focando em mecânicas de estratégia em turnos e em batalhas táticas em tempo real. Para os críticos, houve muitas melhorias em relação ao game anterior, mas esse título pecou um pouco na falta de inovações. Surpreendentemente, sua nota também é 88.

Crusader Kings III - Nota 91

A franquia Crusader Kings sempre teve muitos fãs, mas foi com o terceiro game da série que vimos grandes melhorias e um gameplay ainda mais viciante e acessível do que antes. Como seus dois antecessores, Crusader Kings III é um jogo de estratégia e que foca em uma dinastia na era medieval, sendo que você pode jogar com seus herdeiros após a morte do personagem original.

A crítica adorou a interface simples de entender, o mundo complexo e a maneira como a história vai se desenrolando de acordo com suas decisões. Sua nota é 91.

Age of Empires II: The Age of Kings - Nota 92

Para quem gosta de jogos medievais, dá para dizer que Age of Empire  II: The Age of Kings nem precisa de apresentações, então não é uma surpresa ver ele no primeiro lugar na nossa lista. Esse game de estratégia em tempo real foca bastante na coleta de recursos, construção de cidades e na criação de exércitos para combater seus inimigos.

No geral, essa iteração de Age of Empires recebeu muitos elogios da crítica especializada por seus visuais, balanceamento, facilidade de entender e simplesmente por ser um dos melhores RTS vistos até aquele momento. Sua nota é 92.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.