Como jogar Five Nights at Freddy's?

3 min de leitura
Imagem de: Como jogar Five Nights at Freddy's?
Imagem: Divulgação / FNAF

Five Nights at Freddy's (ou FNAF) não é apenas uma série muito divertida de jogos de terror repletos de sustos, mas também uma das maiores sensações da internet, alimentando uma comunidade apaixonada com muitas teorias sobre o lore do jogo! Mas como entrar nesse mundo e jogar bem FNAF? Confira o nosso guia a seguir, pois estamos aqui para te ajudar!

Como jogar Five Nights at Freddy's?

A série criada de forma independente por Scott Cawthon teve as suas origens nos computadores, mas conforme a sua popularidade cresceu, vieram também versões para Android, iOS, Nintendo Switch, Xbox One, e PlayStation 4. Só que apesar de tanto sucesso, o jogo nunca foi oficialmente traduzido para português, o que fez muitos jogadores ficarem confusos sobre os comandos, trama e premissa do jogo.

No primeiro jogo da série você assume o controle de um segurança da pizzaria que dá nome ao game. Por lá, animatrônicos assombrados começam a se mover sozinhos durante a noite, e seus antecessores não sobreviveram a eles. A sua única arma contra essa ameaça é um sistema de controle de câmeras de segurança, além de gerenciar as luzes e portas enquanto espera o raiar de um novo dia.

O grande problema aqui é que a sua bateria é limitada, e fazer qualquer atividade vai gastar um pouco dela. Toda vez que você interagir com uma porta de segurança, a deixar ativada, ligar a lanterna ou acessar as câmeras, um pouco mais da bateria vai se esvair e, se ela chegar a zero, muito provavelmente você será pego, e aí é game over!

A campanha é bem curta e consiste de apenas cinco fases, cada uma se passando em uma noite diferente e com dificuldade crescente. Para conseguir zerar, você vai precisar aprender a economizar: passando o cursor do mouse no retângulo situado no canto inferior da tela, você poderá acessar a câmera de segurança, onde cada retângulo representa uma sala diferente.

A ideia é que você se acostume com o mapa e consiga passar rapidamente por cada cômodo, sem gastar mais da preciosa bateria. Inevitavelmente alguns animatrônicos chegarão perto da sua sala de controle, e nessas horas você precisa acender a luz para encontrá-los, e então rapidamente fechar as portas para garantir que eles não entrem! Use a luz de forma intermitente e não abra as portas sob hipótese alguma até ter certeza de que os animatrônicos ao seu redor já foram embora!

O que muda nas sequências de FNAF?

Five Nights At Freddy’s 2 é muito parecido com o primeiro jogo, mas aqui não existem portas! Ao invés disso, você precisa usar a sua lanterna usando Ctrl para afastar os animatrônicos e, quando eles estiverem muito perto, vestir uma máscara para se proteger da maioria dos monstros. Para vesti-la, clique no retângulo vermelho que fica à esquerda da tela.

Five Nights At Freddy’s 3 muda ainda mais as coisas, porque a ideia passa a ser garantir que as câmeras, dispositivos de áudio e sistema de ventilação sigam funcionando normalmente. É preciso usar os sons das câmeras para enganar os animatrônicos, e você pode fazer isso acessando os botões na parte de cima e debaixo da tela. O retângulo inferior vermelho reinicia os sistemas, enquanto o superior azul permite acessar as câmeras.

Five Nights at Freddy's 4 é a sequência mais criativa e diferente, já que aqui passamos a controlar uma criança em uma casa, e não mais um segurança. No começo você precisa se mover usando as teclas WASD do teclado, mas logo depois é preciso clicar com o mouse para se movimentar.  A chave aqui é ficar de olho nos armários e ouvir bem os barulhos dos monstros. Com a tecla Ctrl, novamente você tem uma lanterna à disposição para ver os perigos ao seu redor.

A partir dali paramos de ter jogos numerados e recebemos algumas sequências mais experimentais e inusitadas, com destaque para o mais recente Five Nights at Freddy's Security Breach, disponível para PC, PlayStation 5, PS4 e Google Stadia, agora desenvolvido pela Steel Wool Studios e mais focado na exploração livre.

No controle do jovem Gregory, dessa vez o Freddy é um aliado e serve como mecha, podendo ser controlado pela criança. Na pele do animatrônico, é possível passar pela maioria dos personagens sem ser notado, mas de novo é preciso monitorar a bateria do "aliado". Se ela esgotar, o Freddy vai te matar, então é preciso ir até os postos de recarga para poder andar mais seguro!

E claro, a principal dica para jogar todos esses games é estar com o coração em dia e estar preparado para tomar muitos, mas muitos sustos!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.