A pizzaria do Five Nights at Freddy's existe mesmo?

2 min de leitura
Imagem de: A pizzaria do Five Nights at Freddy's existe mesmo?
Imagem: Scott Cawthon/Reprodução

Lançado em 2014, o jogo Five Nights at Freddy's logo se tornou um verdadeiro fenômeno. Sua história assustadora, cheia de elementos aterrorizantes como assassinatos e assombrações, não demorou a atrair a atenção de milhares de jogadores.

Com narrativa deixando espaço o suficiente para deixar a imaginação trabalhar, o jogo, que se passa em uma macabra pizzaria, recebeu algumas sequências que adicionaram ainda mais mistérios à trama. Mas será que a pizzaria da série FNAF existe mesmo no mundo real?

A história de Five Nights at Freddy's

Antes de responder a essa pergunta é preciso dar uma olhada na história da série. Em Five Nights at Freddy's, jogadores assumem o papel de um personagem contratado para trabalhar no restaurante no turno da noite. O problema é que, diferente de uma pizzaria comum, a rotina no local é bastante perigosa.

O estabelecimento, conhecido como Freddy Fazbear’s Pizza, parece ser um tanto macabro. Apesar da temática infantil, rumores indicam que crianças costumam sumir por ali — muitas vezes havendo até mesmo supostos casos de homicídio. Nos dois primeiros jogos da série, seu personagem topa trabalhar durante a noite e é aí que começa o pesadelo.

Em FNAF, jogadores devem sobreviver ao turno da noite no restaurante Freddy Fazbear's PizzaEm FNAF, jogadores devem sobreviver ao turno da noite no restaurante Freddy Fazbear's PizzaFonte:  Scott Cawthon/Reprodução 

O local é habitado por imensos animatrônicos, robôs do tamanho de humanos adultos usados originalmente para servir clientes e animar o ambiente, mas são extremamente hostis. Para escapar dos assustadores bonecos animados, preciso utilizar ferramentas de segurança como câmeras e trancas de portas bem como a iluminação e os acessos de ventilação locais para se defender das criaturas. Falhar em escapar dos robôs resulta em morte, com seu personagem sendo também transformado em um robô.

A pizzaria de Five Nights at Freddy's existe na vida real?

Apesar de toda a mitologia ter cara de lenda urbana, deixando bastante espaço para ser preenchido pela imaginação, o Freddy Fazbear’s Pizza não é real. Não é nenhuma surpresa, porém, que haja quem acredite que o restaurante realmente existe por aí.

Os escassos detalhes da história do jogo são contados por meio de recortes de jornal, o que adiciona ainda mais uma camada de mistério e, digamos, algum nível de realismo, à possibilidade de o local existir de verdade. Como era de se esperar, não demorou até uma porção de teorias sobre Five Nights at Freddy's surgirem online.

Pouco depois do lançamento do jogo, os rumores ganharam mais força quando surgiu na internet a informação de que o restaurante podia ser encontrado no Google Maps. A informação era parcialmente verdadeira: embora realmente fosse possível ver a suposta localização da pizzaria de FNAF no mapa, incluindo o que seriam fotos tiradas no local, tudo não passava de uma brincadeira.

Suposta imagem da pizzaria de Five Nights at Freddy's no mundo real circulou na internet, mas era falsaSuposta imagem da pizzaria de Five Nights at Freddy's no mundo real circulou na internet, mas era falsaFonte:  Twitter/Reprodução 

Provavelmente se tratando de uma pegadinha feita por algum fã da série FNAF, as imagens na realidade eram fotografias do restaurante Papa's Pizza Parlor, supostamente localizado no Estado de Utah, nos EUA. Com sorte, o lugar não tem robôs garçons, não é mesmo?

De qualquer forma, isto não impediu a comunidade de continuar criando teorias e tentando desvendar os segredos da saga dos assustadores animatrônicos assassinos.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.