PS4 e PS5 ganham update com melhorias de performance

1 min de leitura
Imagem de: PS4 e PS5 ganham update com melhorias de performance
Imagem: Shutterstock

A Sony liberou hoje (12) uma nova atualização de sistema para o PlayStation 4 e o PlayStation 5, seus consoles da geração passada e atual. O mais recente update oferece algumas melhorias de performance, mas a fabricante não entrou em detalhes sobre todas as alterações disponibilizadas para os usuários.

O que se sabe até o momento é que agora o firmware do PS4 está na versão 9.60, enquanto o do PS5 chega a sua versão 22.01-05.10.00 — e é basicamente isso. A única outra "informação oficial" disponibilizada pela gigante dos games foi uma lista de funcionalidades do PlayStation 5, algo que já era de conhecimento da comunidade há bastante tempo.

Segundo o PlayStation Lifestyle, alguns usuários do Reddit relataram terem percebido uma melhoria na taxa de atualização variável (VRR, do inglês Variable Refresh Rate) do PS5, disponibilizada para os jogadores algumas semanas atrás. Segundo a Sony, esta funcionalidade "sincroniza dinamicamente a taxa de atualização da tela com a saída gráfica" do PlayStation 5 com TVs e monitores de PC compatíveis com HDMI 2.1 VRR.

PlayStation 4 e PlayStation 5 receberam update com melhorias de performance nesta quinta-feira (12)PlayStation 4 e PlayStation 5 receberam update com melhorias de performance nesta quinta-feira (12)Fonte:  PlayStation/Divulgação 

Antes de atualizarem seus consoles estes usuários aparentemente percebiam oscilações na tela, algo que parece ter sido resolvido no novo patch. Ainda de acordo com o site, ainda há relatos de que o problema persiste para alguns jogadores; neste caso, o problema pode estar relacionado à falta de suporte à compensação de baixa taxa de quadros (LFC, do inglês Low Framerate Compensation).

O papel desta ferramenta é manter a taxa de quadros no escopo do VRR, visando impedir — ou ao menos reduzir consideravelmente — quaisquer piscadas ou tremulações na imagem exibida na tela.

Ainda não há informações sobre a possibilidade de Sony vir a oferecer suporte ao LFC em futuros updates.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.