Valorant: saiba como aumentar o fps no jogo

3 min de leitura
Imagem de: Valorant: saiba como aumentar o fps no jogo
Imagem: Divulgação / Riot Games

Valorant é um dos maiores sucessos free to play no gênero FPS, cativando tanto jogadores casuais como profissionais em sua rica cena de esports. Mas a natureza competitiva do game acaba exigindo também uma máquina capaz de alcançar bons fps, o que faz toda a diferença na hora de aprimorar o seu tempo de reação nos tiroteios. Assim, saber como aumentar o fps é algo essencial!

Quanto melhor for o fps, mais vantagens você terá durante os confrontos, podendo mover a sua mira mais rápido e com maior precisão. Pensando nisso, pesquisamos a fundo e selecionamos as melhores soluções fáceis de realizar para você tunar a performance do seu jogo sem precisar investir em um novo hardware. Mas lembre que você precisa ao menos cumprir os requisitos mínimos de sistema. Vamos lá!

Configurações que você pode fazer dentro do jogo

Antes de mexer nas suas configurações de sistema, é uma boa ideia fuçar os menus do próprio Valorant e ver se isso não resolve a questão por si só. Dentro do game, abra a janela de configurações e acesse o campo de Vídeo. Lá, vá até a aba de "Qualidade de gráficos", onde uma boa ideia é deixar tudo no mínimo ou desligado.

Se você alcançar o fps desejado só ao fazer isso, depois volte ao mesmo menu e experimente religar algumas opções até ver o quanto exatamente o seu PC aguenta. Além disso, você também pode ir até a aba "Geral" e desativar os limitadores de fps. Experimente bastante, já que há incontáveis perfis de máquinas e configurações possíveis para testar.

Configurações que você pode fazer no seu PC

Se apenas mexer nas configurações de Valorant não bastar, pode valer a pena alterar o plano de energia do Windows. Abra o prompt de comando digitando "cmd" (sem as aspas) na barra de busca do Windows e insira o código "powercfg -duplicatescheme e9a42b02-d5df-448d-aa00-03f14749eb61" (novamente sem aspas), como mostrado na imagem abaixo;

Há algumas configurações que você pode fazer no próprio Windows para tunar o desempenho do jogoHá algumas configurações que você pode fazer no próprio Windows para tunar o desempenho do jogoFonte:  Reprodução / Thomas Schulze 

Agora com o Painel de Controle aberto, acesse a aba Hardware e Sons, Opções de Energia, e então clique em Desempenho Máximo. Outra boa ideia é arrumar os programas que são inicializados juntos com o Sistema Operacional clicando com o botão direito do mouse na Barra de Tarefas e então abrindo o Gerenciador de Tarefas. Lá, clique em inicializar e desative todos os itens fora os essenciais para funcionamento do sistema e o Vanguard, a ferramenta anti trapaças obrigatória de Valorant.

Configurações que você pode fazer no vídeo

Se a sua máquina possui uma placa de vídeo, é essencial deixar os seus drivers atualizados para poder curtir a melhor performance possível. Simplesmente visitar o site das produtoras e então baixar as versões mais recentes já pode garantir uma drástica melhoria de performance!

Outra forma de fazer isso é pesquisar por Gerenciador de Dispositivos no Windows, e então acessar a aba Adaptadores de Vídeo. Clique no nome da GPU com o botão direito do mouse e então em Atualizar Driver. Pronto!

É bem fácil calibrar a sua placa da NVIDIA, já que ela possui um gerenciador próprio simplesÉ bem fácil calibrar a sua placa da NVIDIA, já que ela possui um gerenciador próprio simplesFonte:  Reprodução / Thomas Schulze 

Se você joga com uma placa da NVIDIA, também pode clicar com o botão direito do mouse na Área de Trabalho do Windows e então abrir o Painel de Controle da NVIDIA. Acesse Gerenciar as Configurações em 3D e por lá deixe ligadas apenas as opções Cache Shader, Filtragem de textura diferencial negativo, Filtragem de textura otimização anisotrópica e Otimização Segmentada.

Por fim, no Modo de Gerenciamento de Energia escolha a Preferência por Desempenho Máximo. Isso deve garantir que a sua GPU trabalhe da melhor forma possível a fim de garantir que o jogo alcance o máximo de fps possível dentro das suas limitações de hardware. Boa sorte!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.