Overwatch 2: beta expõe muito potencial, mas falha na comunicação

4 min de leitura
Imagem de: Overwatch 2: beta expõe muito potencial, mas falha na comunicação
Imagem: Divulgação / Blizzard

Overwatch 2 finalmente deu as caras na última semana... ou quase isso. Apesar de o marketing ao redor do jogo estar bastante confuso para o grande público desde o seu anúncio na distante BllizCon 2019, o fato é que após anos sem grandes novidades dignas de nota para o primeiro e segundo games, os primeiros testes Alpha e Beta da sequência começaram!

Se você navega bastante pela bolha gamer nas redes sociais, provavelmente viu alguns memes aqui e ali sobre o "mesmo jogo 2", o apelido nada carinhoso dado ao game por alguns. Essa alcunha até tem lá uma dose de verdade dependendo do quão inserido na cena do jogo você está, e é um problema agravado pela comunicação falha da Blizzard. Basta jogar uma primeira partida para sacar qual é o clima de Overwatch 2:

Em muitos sentidos, Overwatch 2 PvP beta é como o jogo de Schrödinger: ao mesmo tempo ele é um jogo velho e um jogo novo. Cabe a você abrir a caixa, jogar e descobrir a realidade. Ou então conferir a explicação detalhada a seguir!

O quanto do jogo novo a gente realmente já viu?

Quer um bom exemplo do quão confusa foi a comunicação da Blizzard? Se você jogou ou assistiu ao primeiro beta do Overwatch 2, você não viu um segundo sequer de conteúdo exclusivo do novo jogo. Mesmo! Absolutamente tudo o que está lá será lançado gratuitamente para o game original também através de patches!

Da heroína estreante Soujorn, passando pelos novos mapas e modo de jogo Push, culminando na UI retrabalhada, tudo isso estará também no mesmo bom e velho Overwatch 1 que você já tem. E o download vai rolar totalmente na faixa, com direito a crossplay entre o jogo base e sua sequência em todas as formas de PvP. Então aqui você vai ver basicamente uma hora do próximo grande patch do game base:

É claro que os gráficos também estão bem mais bonitos e polidos, como era de se esperar de um upgrade no jogo vencedor do The Game Awards lá no distante 2016, mas esses mesmos aprimoramentos também virão para o Overwatch 1, que igualmente passará a ser jogado no formato 5 contra 5 do beta, ao invés do antigo 6v6.

Então o que exatamente é o Overwatch 2?! Ora, ele inclui todos esses elementos acima e também uma campanha completa PvE, essa sim exclusiva para quem comprar o novo jogo, ainda sem preço definido. É tragicômico, então, que o beta de Overwatch 2 não inclua uma missão sequer do seu conteúdo exclusivo, que pode muito bem acabar justificando o pacote. Ou não, vai saber? É difícil opinar sem ter acesso ao projeto.

Confusão agravada pelo desinteresse no cenário Sul Americano

Mas será que após bater recordes de audiência na Twitch há chances reais de a franquia voltar aos holofotes e ao gosto dos jogadores brasileiros, gozando de prestígio e boa vontade dos criadores de conteúdo? É difícil dizer, mas os últimos sinais não são exatamente positivos, especialmente quando levamos em conta a história recente da produtora.

Após um início de vida bem promissor, o que vimos em Overwatch 1 foi a Blizzard optar por desligar quase todos os servidores sul-americanos do game, e depois complicar o acesso dos times locais à Copa do Mundo, cortando seus subsídios. Não satisfeita, depois ainda tivemos o desligamento total dos torneios sul-americanos com o fechamento da liga Contenders em 2021, praticamente inviabilizando o cenário de esports local.

Quem esperava que as coisas fossem melhorar para Overwatch 2, como eu, provavelmente deveriam ter um pouco mais de ceticismo. O atual teste beta não está sequer rodando em servidores locais, então a única forma de jogar o PvP beta hoje é com cerca de 200 de ping, o que naturalmente atrapalha demais a experiência toda, como relatei aqui:

Quando pedimos acesso antecipado ao jogo para avaliar o Alpha da mesma forma que a imprensa norte-americana, o que nos foi comunicado pela assessoria nacional da Blizzard é que nesse primeiro momento a matriz estava optando por não ceder acesso algum à imprensa, ainda que cerca de meia dúzia de pequenos e médios criadores tenham recebido acesso ao beta, o que é muito, muito pouca gente para um jogo de tamanha importância.

Então quando você tem uma comunicação tão problemática para explicar o que exatamente é o seu produto para o grande público, um aparente desinteresse em ter cobertura da grande imprensa, influenciadores e criadores, o afastamento do cenário profissional, problemas nos servidores e longas filas de espera antes de cada partida, errar mais não é exatamente um luxo a que você pode se dar.

E isso é uma pena, porque a equipe que atualmente trabalha no jogo parece estar disposta a ouvir mais a comunidade, aplicar soluções de balanceamento mais velozes e ter mais transparência. Nesse segundo, Overwatch 2 PvP beta, em condições ideais de ping, está uma delícia de jogar, com um gameplay mais fluído graças à nova dinâmica de times e menos escudos espalhados por todo o lado, passando um climinha legal de deathmatch.

Só é uma pena que nem todo mundo possa jogar iso, e que a comunicação do marketing esteja atualmente trabalhando contra o jogo. Estamos na torcida para que isso mude até o lançamento oficial!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.