Devs de Wolfenstein 3D explicam por que trocaram cães por ratos no SNES

1 min de leitura
Imagem de: Devs de Wolfenstein 3D explicam por que trocaram cães por ratos no SNES
Imagem: Bethesda

Jogadores das antigas devem lembrar bem como a Nintendo já foi bastante categórica em suas censuras aos jogos que colocava no Super Nintendo. Um dos games que mais sofreu com esses processos foi Wolfenstein 3D, que chegou ao console da época sem sangue e, estranhamente, sem cães.

Sempre se imaginou que essa mudança fazia parte da censura, mas agora tivemos a confirmação vindo diretamente da boca dos criadores de Wolfenstein 3D, como parte do documentário FPS. Um clipe de divulgação da produção mostra a história das mudanças que o game teve que fazer para ser lançado no Super Nintendo.

Tirar o sangue era a alteração mais óbvia. Os entrevistados lembram que até Mortal Kombat foi lançado sem mostrar sangue na plataforma. Mas a programadora Becky Heineman se aprofunda na história da troca dos cães por ratos, que é das mais curiosas.

"Não pode atirar em cachorros!" — teriam ditos os responsáveis pela censura na Nintendo. Wolfenstein 3D colocava pastores alemães como um dos inimigos do jogo. A solução de seus criadores foi trocar o animal por ratos, mas mesmo assim foi encontrado ainda mais um problema.

"Quando estávamos prontos para terminar esse jogo e mandá-lo para a Nintendo, eles vieram e disseram 'quando o rato lhe morde, ele está sangrando'. E nós ficamos tipo 'como asssim sangrando?!'. 'Olhe para a boca deles, está vermelha!' Nós dissemos: 'é a língua deles!'"

Quem jogou Wolfenstein 3D no Super Nintendo sabe que a língua acabou sendo tirada mesmo.

Essa é uma das muitas anedotas que o documentário FPS pretende abordar. Ainda não temos uma data específica de lançamento e a campanha da produção no IndieGoGo nem acabou — mas a meta já foi superada. Você pode conferir mais detalhes neste link.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.