Em seu novo relatório financeiro para anunciar os resultados do último ano fiscal que terminou em 31 de março de 2022, a Sony revelou que o PlayStation 5 registrou 19,3 milhões de unidades enviadas às lojas no mundo todo.
Segundo a companhia, este último trimestre movimentou dois milhões de consoles de nova geração enviados às lojas, o que representa uma queda de 1,3 milhão se comparado ao mesmo período do ano passado. Por sua vez, o PlayStation 4 movimentou apenas 100 mil unidades nos últimos três meses, chegando ao total de 117,2 milhões.
Vale lembrar que a Sony tinha a projeção de que venderia mais de 14,8 milhões de PlayStation 5 neste último ano fiscal, mas acabou não alcançando a meta de acordo com o novo relatório. Foi alcançada a marca de 11,5 milhões de unidades — aproximadamente três milhões abaixo do esperado.
A ideia seria superar o desempenho do PlayStation 4 no mesmo estágio do seu ciclo de vida, no ano fiscal de 2014. Em fevereiro do ano passado, quando a empresa havia anunciado essa pretensão, ela já reconhecia que enfrentaria dificuldades devido à crise de semicondutores que assola diferentes setores da indústria.
PlayStation 5 alcança total de 19,3 milhões de unidades enviadas às lojas mundialmente.Fonte: Divulgação/PlayStation
Outras estatísticas
O documento também traz informações com relação à venda de softwares. De acordo com a companhia, o PS5 e o PS4 somam 70,5 milhões de jogos vendidos no último trimestre do ano fiscal, o que representa um acréscimo de 9,1 milhões em comparação ao ano anterior. Desse número, 14,5 milhões são títulos de estúdios da própria Sony.
Com relação à PlayStation Plus, foi comunicado que o serviço de assinatura registra um total de 47,4 milhões de usuários — uma queda de 200 mil se comparado ao mesmo período no último ano fiscal.
Vale lembrar que grandes mudanças estão a caminho do serviço, com destaque para novos níveis de assinatura que oferecem um catálogo com centenas de jogos para download ou streaming em países suportados. A previsão de lançamento no Brasil é 13 de junho.
Por aqui, o plano mais caro, chamado de Deluxe, promete acesso a uma seleção de clássicos do PS1, PS2 e PSP, entre outros benefícios. Há, ainda, um nível que garante acesso a centenas de jogos da atual e antiga geração, em uma tentativa de bater de frente com o Xbox Game Pass da Microsoft.