Os 10 melhores jogos de nave de Star Wars

3 min de leitura
Imagem de: Os 10 melhores jogos de nave de Star Wars
Imagem: Divulgação / Lucasfilm Games

Star Wars possui muitos elementos icônicos. Dos Jedi e seus sabres de luz até as incontáveis criaturas exóticas que habitam os planetas dessa galáxia muito, muito distante, é possível fazer um videogame sobre praticamente qualquer elemento da saga espacial de George Lucas! Mas hoje estamos aqui para celebrar especificamente os combates espaciais, então venha com a gente!

Afinal, não dá para fazer uma Guerra nas Estrelas sem um pouco de... guerra estelar, certo? Pensando nisso, separamos 10 dos melhores games focados nas naves de Star Wars. Vale notar que essa lista não está em ordem de qualidade, são apenas recomendações de jogos muito legais que vale a pena conhecer. Então suba no seu X-Wing e vamos lá!

Star Wars Rogue Squadron

Não dá para falar em jogos de nave de Star Wars sem citar Rogue Squadron, o renomado grupo formado pelos pilotos mais habilidosos da Aliança Rebelde! Tendo em sua formação nomes como Wedge Antilles e Luke Skywalker, esses valentes guerreiros chegaram com tudo ao Nintendo 64 e PC em 1998 estabelecendo um novo padrão de qualidade para os jogos de nave!

Star Wars Rogue Squadron II: Rogue Leader

Rogue Squadron foi tão bom que acabou dando origem a uma trilogia incrível! Apesar de o terceiro game ter polarizado um pouco os fãs e crítica por culpa de suas missões de tiroteio à pé, Rogue Leader é a cereja do bolo e ajudou muito a Nintendo a ter um ótimo lineup de lançamento no Gamecube. Foi uma experiência cinematográfica sem precedentes!

Star Wars Squadrons

O mais recente jogo de navinha também é bem legal no que se compromete a fazer, e é empolgante dar ordens e coordenar os seus companheiros de esquadrão ao mesmo tempo em que gerencia os recursos da sua própria nave. O suporte a óculos de Realidade Virtual torna tudo ainda mais interessante e imersivo!

Star Wars Trilogy Arcade

Muito antes de a EA pegar os direitos de desenvolvimento dos jogos, a SEGA lançou vários jogos da saga tanto no seu console caseiro 32X como nos fliperamas. E foi justamente lá que ganhamos a maior pérola de todas com o empolgante Trilogy Arcade! Com trilha sonora soberba pegando as composições originais de John Williams, você realmente se sentia no controle dos filmes:

Star Wars Tie Fighter

Um dos lançamentos mais queridos de toda a franquia, Tie Fighter foi lançado em 1994 pela LucasArts e, apesar de usar o mesmo motor de X-Wing, aprimorou absolutamente todos os aspectos possíveis, sendo considerado um dos melhores games já feitos para computador até então!

Star Wars Starfighter

Em 2001 os jogos de nave se tornaram mais multiplataforma e Starfighter ganhou versões para PC, PlayStation 2 e Xbox. Com foco nas naves mostradas em Episódio I A Ameaça Fantasma, a ideia do projeto era trazer uma experiência narrativa mais elaborada intercalada com as empolgantes missões de tiro entre navinhas!

Star Wars Episode I Battle for Naboo

Após o sucesso de Rogue Squadron, o time da Factor 5 trabalhou em uma nova engine que permitiria controlar veículos terrestres e marítimos além das naves. Novamente com versões para Nintendo 64 e PC, a edição dos consoles acabou sendo mais elogiada pelos seus controles muito responsivos e belos gráficos para os padrões da época.

Star Wars Arcade

Esse aqui marcou época! Em 1983 a Atari trouxe aos fliperamas um jogo de tiro sobre trilhos que consumiu muitas fichas da galera, que ainda vivia o auge ao amor pelos filmes originais! A campanha principal em si era bem curta, contando com apenas três fases, mas o desafio era elevado e a sensação de destruir a Estrela da Morte era muito gratificante!

Star Wars Battlefront II

Aqui vamos fazer uma pequena trapaça porque Battlefront II não é exatamente um jogo só de nave, mas... ele pode ser, se você quiser, já que há modos dedicados exclusivamente ao combate entre naves. Diferente do primeiro game, aqui ele funciona muito bem, já que foram feitos bons acertos e balanceamento especialmente no seu ponto de respawn, que antes ficava muito distante da ação.

Star Wars Shadows of the Empire

Por fim, novamente vamos citar um jogo que não é exatamente de nave, mas sim de tiro em terceira pessoa, mas que acabou tendo um impacto gigante no universo da série. Shadows of the Empire já começava com tudo ostentando uma das melhores fases de videogame de todos os tempos em uma magnífica recriação da batalha de Hoth. Deu tão certo que o nível acabou servindo de base para a criação dos jogos de Rogue Squadron!

Vale lembrar que essa lista são apenas 10 recomendações de jogos que curtimos bastante, mas há muitos outros jogos de nave de Star Wars para experimentar, e certamente outros tantos ainda serão lançados nos próximos anos!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.