Veja como são criados os 'Game Ready Drivers' da Nvidia

2 min de leitura
Imagem de: Veja como são criados os 'Game Ready Drivers' da Nvidia
Imagem: Nvidia

A Nvidia publicou ontem (26) um vídeo bem interessante mostrando um pouco dos bastidores do processo de criação dos Game Ready Drivers, os programinhas que permitem aos PCs rodarem seus jogos favoritos.

A apresentação explica o funcionamento da tecnologia, que atua se comunicando tanto com os games quanto com o kernel da GPU, a unidade de processamento de gráficos do computador. Apesar de ser algo um tanto óbvio para a maioria dos jogadores, a gravação explica que a qualidade da experiência de jogos — principalmente os mais pesados e recentes — está diretamente ligada à qualidade do driver de vídeo.

Os drivers, portanto, devem buscar otimizar a performance, a taxa de frames por segundo, de maneira consistente; e reduzir a latência do sistema, permitindo que as ações do jogador sejam processadas e refletidas na tela de maneira rápida. Por fim, além do que já foi citado, os drivers devem ser estáveis para evitar que os jogadores se deparem com bugs e crashs, que podem estragar completamente a experiência de jogo.

Como mostra o vídeo, antigamente a Nvidia e as produtoras de games trabalhavam em paralelo, cada uma criando suas próprias soluções de aprimoramento de maneira independente. Hoje, tanto a fabricante de GPUs quanto seus devs parceiros passaram a trocar informações de desenvolvimento, builds e drivers pré-lançamento a fim de oferecer a melhor experiência de jogo (e de driver de jogo) possível quando um título chegar às prateleiras.

Toda a explicação é bastante interessante, principalmente para quem gosta de saber como as coisas funcionam "por detrás da cortina". O vídeo segue explicando ainda um pouco mais sobre a dinâmica entre a fabricante e seus parceiros desenvolvedores, que você pode conferir no vídeo anexado mais acima (com a opção de legendas em português).

Gráfico mostra impacto positivo do NVIDIA Reflex na latência do sistemaGráfico mostra impacto positivo do NVIDIA Reflex na latência do sistemaFonte:  Nvidia/Divulgação 

A empresa também anunciou a chegada do Reflex Stats, uma ferramenta de medição de latência automática. No começo do ano, jogadores usando o GeForce Experience podiam usar o NVIDIA Reflex Analyzer, que visava simplificar o processo de avaliação da latência do sistema. Agora, a empresa está apresentando o NVIDIA Reflex Stats, que tem por objetivo permitir aos jogadores medir a PC Latency, uma parte da latência do sistema.

Desta forma, players podem mudar suas configurações a fim de otimizar ao máximo a experiência e o desempenho de seus jogos de maneira simples e rápida, apenas ativando a sobreposição GeForce Experience e optando por visualizar a latência. Segundo a fabricante, até o momento os seguintes jogos já foram atualizados para o Reflex SDK 1.6 e suportam Reflex Stats: Bright Memory Infinite, Fortnite, Rust e Valorant.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.