As 7 histórias mais bizarras de games

5 min de leitura
Imagem de: As 7 histórias mais bizarras de games
Imagem: SEGA

O mundo dos games é uma rica tapeçaria de histórias, com enredos e contos sobre desenvolvimento surgindo todos os dias, alguns hilários e outros mais trágicos por envolverem péssimas condições de trabalho e outros problemas sérios.

Mas alguns casos são tão peculiares que podem deixar qualquer um surpreso, seja por detalhes sinistros durante o projeto, boatos assombrosos ou easter eggs extremamente estranhos. Pensando nisso, separamos uma lista com sete jogos com histórias bizarras, e você pode conferi-las abaixo:

Resident Evil 2 premiando a persistência

Alguns títulos possuem segredos tão obscuros que podem acabar passando despercebidos por muitos jogadores, a menos que a equipe de desenvolvimento comece a dar dicas ou que uma pessoa muito insistente decida dedicar um bom tempo para encontrar todos os mínimos detalhes de seu game favorito.

E esse é o caso de um easter egg presente em Resident Evil 2 – cuja infâmia o fez ser adicionado também à versão remake – que apresenta uma singela foto da novata Rebecca Chambers com um uniforme de basquete. Para encontra-la, é preciso revistar a mesa de Albert Wesker no escritório dos S.T.A.R.S nada menos do que 50 vezes!

O que os desenvolvedores estavam pensando quando pensaram nesse número tão alto para apenas uma imagem? Nunca saberemos...

Army Men: Sarge's Heroes e uma fotografia inesperada

Em um jogo que envolve uma guerra entre soldadinhos de plástico, a última coisa que poderíamos esperar era um detalhe bizarro. Mas é claro que os criadores sempre gostam de surpreender o público.

Presente apenas na versão de DreamCast do game existe um peculiar segredo escondido na Scorch Mission. Para achá-lo, o protagonista precisa rastejar pelo canto certo para entrar em uma área secreta cujas paredes são compostas de uma sinistra foto do desenvolvedor com a cabeça totalmente deformada.

O mais interessante é que Sizable Door, o primeiro jogador a encontrar este assombroso easter egg, afirma que o viu pela primeira vez quando tinha quatro anos, e a bizarra imagem ficou tão marcada em sua mente infantil que ele nunca deixou de procurá-la, só conseguindo encontrar e gravar apenas 20 anos depois! Isso que é determinação, hein?

NBA Jam e o fantasma na máquina

NBA Jam é um clássico dos anos 90, com gráficos revolucionários para sua época e o primeiro arcade a contar com logo e licença oficial da principal liga de basquete profissional norte-americana.

Porém, ele possui uma história assustadora, que foi considerada apenas um boato por muitos até ser confirmada por Mark Turmell, criador do game, durante uma entrevista. Aparentemente, nas máquinas de fliperama, o narrador do título costuma gritar de repente Petrovic, nome de um jogador do New Jersey Nets que morreu em um acidente de carro pouco depois do jogo ser finalizado e enviado para as lojas.

“A gente tinha vários fliperamas um do lado do outro e, uma noite, estávamos jogando Mortal Kombat e tinha um NBA Jam ao lado. De repente, a máquina começou a gritar PETROVIC! PETROVIC! E isso só aconteceu depois que Petrovic morreu. Todos ficaram com medo. Aconteceu algo com o software. Até hoje, se você tem um NBA Jam original, de vez em quando ela grita Petrovic!”, afirmou Turmell. Imaginam só o susto que isso deve ter causado?

As assombrações reais de Fatal Frame

A franquia Fatal Frame com certeza assustou diversos amantes do terror, mas o que muitos podem não saber é que ela também amedrontou vários integrantes da equipe de desenvolvimento.


De acordo com Makoto Shibata, criador da série, a ideia para o conceito de exorcizar espíritos através de fotografias surgiu de suas experiências paranormais durante a juventude, cujas noites eram marcadas pelo surgimento de diversas aparições. Um dia, após receber uma câmera antiga do pai, ele se perguntou o que aconteceria se tentasse tirar foto dos fantasmas.

Será que viriam atrás dele? Será que realmente apareceriam nas imagens? Com o medo vencendo a curiosidade, essas perguntas acabaram ficando sem respostas, mas serviram como o ponto inicial para a criação dos jogos.

E para o azar da equipe de Shibata, os encontros não ficaram restritos apenas ao seu passado, com diversos membros afirmando ouvir sons estranhos, sentirem presenças malignas e até mesmo serem perseguidos em seus lares durante os projetos.

Parte dessas situações – como vozes e gemidos – foram reproduzidas e incorporadas nos games, dando uma camada extra de pavor para o gameplay. Porém, as ocorrências eram tão sombrias que muitos funcionários passaram a andar com amuletos de proteção, e um exorcismo chegou a ser realizado no estúdio.

CarnEvil e o serial killer oculto

CarnEvil é um arcade shooter de terror lançado no final dos anos 90 pela Midway Games, sendo famoso por apresentar inimigos bizarros, muito gore e um humor sombrio.

E uma parte essencial deste senso de comédia peculiar está presente nos arquivos do game através de uma imagem repetida várias vezes e em diversos tamanhos do notório serial killer Jeffrey Dahmer segurando uma sacola de papel com a cabeça de Neil Nicastro – que foi produtor executivo e CEO da desenvolvedora até 2004.

Fonte:  The Cutting Room Floor 

A montagem provavelmente foi utilizada para preencher espaços vazios, mas não deixa de provar que alguém não estava muito feliz com o chefe.

Death Stranding e BB Del Toro

Não é nenhum segredo que a Kojima Productions colocou diversos easter eggs divertidos em Death Stranding, mas um deles talvez seja peculiar o suficiente para ganhar seu espaço nesta lista.

Sam Bridges, o protagonista do game baseado no ator Norman Reedus, pode realizar diversas ações em seu quarto, sendo uma delas checar como está seu fiel companheiro BB. Ao interagir com o pequenino, ele pode reagir de formas diferentes, mas a mais bizarra de todas é quando esconde sua face apenas para se revelar depois com um rosto horrorizado do diretor Guillermo del Toro!

No fim, mostra-se que a cena é só uma “alucinação” de Bridges, mas mesmo assim, não deixa de ser uma ideia extremamente bizarra.

A "patacoada" de Shenmue II

Para um game de ação com ambientes de mundo aberto e muita porradaria, Shenmue II também tem seus momentos mais engraçados, lembrando um pouco as situações hilárias apresentadas na famosa franquia Yakuza. E um deles coloca o herói Ryo Hazuki em uma disputa comicamente bizarra e super adorável: uma corrida clandestina de patos.

Para ter a chance de acompanhar essa competição é preciso primeiro realizar diversas tarefas estranhas, conversar com determinados NPCs, achar uma medalha de bronze, e é claro, vencer uma briga de rua. Só então você terá se provado digno para apostar no seu patinho favorito!



Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.