LoL: confira a história de Jinx, o Gatilho Desenfreado

7 min de leitura
Imagem de: LoL: confira a história de Jinx, o Gatilho Desenfreado
Imagem: Riot Games

Jynx, o Gatilho Desenfreado, com certeza é uma das campeãs mais amadas e psicóticas de League of Legends, sendo também uma figura central em Arcane, animação inspirada no game cuja a trama é cânone do universo do MOBA. E para homenagear esta atiradora exótica e sua complexa jornada, nada melhor do que relembrar sua história por completo, tanto no jogo, quanto na série! Confiram abaixo:

A trajetória de Jinx em Arcane

Tudo começa com uma guerra

Devido às horríveis condições de vida e o regime repressivo de Piltover, os cidadãos de Zaun decidem apostar tudo em uma revolta separatista, que infelizmente falha e acaba custando a vida de diversos zaunitas.

Entre as casualidades encontram-se os pais das pequenas Vi e Powder — nome de batismo de Jinx — levando as meninas a vagarem desamparadamente pela região, até serem resgatadas por Vander, que tomado pela culpa de seu papel na rebelião, decide proteger e criar as duas como suas filhas adotivas.

Travessuras infantis com sérias consequências

Crescer na subferia não foi fácil, mas ter Vi e seus outros dois irmãos adotivos, Mylo e Claggor, ao seu lado, deu a Powder uma infância relativamente feliz, mesmo com as provocações constantes de Mylo, que a chamava de azarada.

Ela obviamente se meteu em diversas confusões, mas nenhuma de suas travessuras foi tão séria quanto seu primeiro furto em família, quando os jovens invadiram o apartamento de Jayce Talis, em Piltover, em busca de itens de valor que pudessem vender.

Porém, quando a menina acaba derrubando acidentalmente um cristal Hextec não refinado, ocorre uma explosão que abala o edifício e alerta os Defensores de Piltover para a ação do grupo, gerando uma perseguição da lei em Zaun que só acaba quando Vander assume a culpa pelo crime para proteger seus filhos.

Contudo, conforme as autoridades estão prestes a levá-lo, Silco, o rei do crime zaunita, ataca os Defensores e sequestra o ex-amigo para concluir sua vingança pela traição do mesmo muitos anos atrás e finalmente consolidar seu poder.

Uma decisão explosiva

Vi e seus irmãos partem determinados a resgatar o pai adotivo, porém ela pede que Powder fique em casa, afirmando que é perigoso demais e ela não está pronta. Obviamente a menina não obedece e decide ir atrás de sua família, mas não sem antes criar uma bomba utilizando os cristais Hextec roubados do apartamento de Jayce.

Ao chegar no local e acreditar que as pessoas que amam estão em perigo, a jovem acaba acionando sua criação, e a explosão destrói toda a área de produção de Cintila, mas também acaba matando Vander, Mylo e Claggor. Tomada pela dor e furiosa com as desculpas da irmã mais nova, Vi a larga ali, não sem antes declarar que ela é uma "má sorte" (jinx, em inglês) que arruína tudo o que toca.

Abandonada e tomada pela culpa de suas ações, Powder entra em colapso, e acaba sendo consolada por Silco, que a adota como filha. Mas nem todo conforto do mundo pode diminuir o trauma dessa experiência, e a garota passa a ouvir as vozes de Mylo e Claggor em sua cabeça e alucinando com seus corpos mortos.

O fatídico reencontro

É em seu tempo com seu novo pai, que a menina assume o nome de Jinx, e começa sua própria carreira como fora-da-lei, cometendo diversos crimes junto com a gangue de Silco.

Porém, seu comportamento impulsivo e traumas do passado se mostram um grande problema, levando-a a falhar em proteger um importante carregamento de Cintila. Como uma forma de provar seu valor e se redimir pelo erro, a jovem criminosa decide roubar um novo cristal Hextec de Jayce, o que acaba atraindo novamente a atenção dos Defensores de Piltover para a subferia novamente.

Pouco tempo após seu grande roubo, Jinx descobre que Silco mentiu sobre o fato de  Vi ter morrido, e que essa está de volta e a sua procura. Ela decide então utilizar o sinalizador que ganhou da irmã na infância para reencontrá-la.

Mas quando a moça mais velha finalmente aparece, está junto com a defensora Caitlyn, algo que leva a jovem de cabelos azuis a se sentir traída, acreditando que a irmã só está atrás do cristal. E antes que o mal resolvido possa ser explicado, as três são atacadas pelo grupo de Ekko, com Vi e Caitlyn sendo sequestradas e a gema sendo levada, deixando Jinx sozinha e desesperada novamente.

Consolidando a loucura

Enquanto Ekko, Caitlyn e Vi seguem pela ponte que liga Piltover a Zaun para entregar a gema às autoridades e provar os crimes de Silco, Jinx acompanha tudo de longe, ficando completamente enciumada com o abraço de despedida das duas jovens.

Porém, os planos dos três acabam indo por água abaixo quando são atacados pelo Defensor Marcus, em uma tentativa de apagar os rastros de sua conexão com o criminoso zaunita nos últimos anos.

Isso leva o Rapaz que Estilhaçou o Tempo a detonar suas bombas em retaliação,  e ao ver sua irmã ajudando a outra moça a tentar escapar do local, Jinx perde a cabeça e as ataca, acreditando que Vi havia decidido deixá-la para trás mais uma vez.

Ekko protege as duas e começa um embate épico contra a ex-amiga de infância, que acaba com Jinx mortalmente ferida. Determinada a salvá-la, Silco leva sua filha adotiva até Singed, o criador do Cintila, que altera a jovem quimicamente, evitando sua morte, mas piorando seus problemas mentais, aumentando assim sua paranoia que Caitlyn está tentando tirar Vi dela.

Escolhas sem volta

Após sua recuperação, Jinx sequestra a irmã mais velha, Silco e Caitlyn, recuperando também a gema e prendendo os três em uma sombria festa do chá. A mesa conta com outros manequins que representam seus familiares mortos e mais duas cadeiras: uma com seu nome de batismo e outra com seu novo apelido.

Quando Vi a chama de Powder e diz que as duas ainda podem fugir e ficar juntas, Silco rebate que seu nome agora é Jinx, e que não iria demorar muito para que a futura Defensora percebesse o quanto sua irmãzinha mudou e a traísse novamente.

Ele também conta sobre o acordo oferecido pelo Ladoalto em troca da filha adotiva, que lhe daria prestígio, um lugar no conselho e a independência de Zaun se aceitasse entregar Jinx para as autoridades, algo que ele afirma que jamais faria, e apela à jovem para se livrar do passado de uma vez por todas.

Enquanto a adolescente tenta tomar uma decisão sobre qual lado seguir, Silco consegue se soltar e aponta uma arma para Vi, levando Jinx a um colapso mental que a faz atirar várias vezes no homem. Em seus momentos finais, ele reafirma seu amor paterno pela garota, dizendo mais uma vez que nunca a entregaria.

Após o ato, Vi implora mais uma vez para a garota desamarrá-la e fugirem juntas, mas se surpreende quando a irmã senta na cadeira escrita Jinx, afirmando de uma vez sua nova identidade e mostrando que a pequena Powder se foi para sempre.

Nas cenas finais do último episódio, vemos a criminosa andando com a arma construída com o cristal Hextc sob as instruções do segundo pai adotivo, escolhendo o ponto certo para lançar um foguete na sala onde o Conselho – os governantes de Piltover – havia se reunido, deixando bem clara a vida que escolheu para si.

História da Jinx em LoL

No jogo, o Gatilho Desenfreado já é uma criminosa consolidada, com seu cartaz de procurada incluindo uma mistura de atos sérios e hilários como: assassinato, agressão gratuita, perturbação da paz, indecência pública, assassinato de novo, imitação ofensiva de uma oficial de polícia, roubo realmente insignificante, portar armas de tamanho exorbitante, incitação de histeria em massa, tirar sarro da paz e mais.

Porém, ainda há menções de sua versão infantil inocente e curiosa que nunca conseguiu se adequar da forma correta, seu amor em pregar peças e o fato de passar a "assinar suas obras" para que os créditos não fossem para outras pessoas, além de claro, sua incrível habilidade em criar problemas para a Xerife Caitlyn e irritar a Defensora Vi.

Como a lore da Jinx de Arcane e League of Legends se juntam?

Arcane aparentemente serve para mostrar as origens de vários campeões, inclusive o caminho que levou Jinx a se tornar a personagem que conhecemos em League of Legends. A história da animação mostra até mesmo porque sua arma se chama Pow-pow – apelido que Vi deu a ela quando criança – e sua estranha fixação em perturbar a Defensora.

Além disso, em sua biografia está escrito que os defensores de Piltover não levavam a sério os boatos de uma zaunita de cabelos azuis causando o caos, porque acreditavam que alguém da Subferia jamais teria acesso aos tipos de arma que ela supostamente carrega. Mas ao considerarmos seu tempo com Silco, fica bem claro que ela teve todos os recursos para criar “seus amiguinhos de vários tamanhos”.

No momento, a trama do seriado se encaixa perfeitamente em várias partes da lore apresentada pelo MOBA, o que nos leva a considerar que a próxima temporada irá mostrar como certas amizades irão se desfazer, e talvez ainda trazer mais momentos importantes que estabeleceram as personalidades – e até mesmo aparências – de mais personagens.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.