42 anos de Pac-Man: conheça tudo sobre o game

6 min de leitura
Imagem de: 42 anos de Pac-Man: conheça tudo sobre o game
Imagem: Namco / Divulgação

No dia 22 de maio de 1980, chegava aos fliperamas japoneses um título de arcade que para sempre seria considerado um dos maiores clássicos dos videogames. Falamos, é claro, de Pac-Man, o famoso "joguinho do come-come", como ele também ficou conhecido aqui no Brasil.

O game revolucionário trouxe muitas novidades que influenciaram o posterior desenvolvimento desta indústria. Sua história, construída durante 42 anos, é bastante rica e cheia de detalhes desconhecidos. Um deles é que foi idealizado especialmente  para o público feminino, dado que as meninas eram pouco assíduas nos fliperamas.

Neste texto, apresentamos toda a história de sucesso e saudosismo do Pac-Man — com dicas, inclusive, de como você pode fazer para curti-lo atualmente.

A criação do Pac-Man

Fonte:  Shutterstock 

Pac-Man foi originalmente criado pelo japonês Toru Iwatani que, em 1979, era um desenvolvedor na empresa Namco. Os poucos joguinhos que existiam na época eram principalmente de tiro — por isso, Iwatani teve a ideia de testar um gênero novo, que poderia também apelar ao público feminino. Ele levou cerca de um ano desenvolvendo o projeto, que uniu o trabalho de nove pessoas.

A imagem do icônico protagonista foi criada considerando duas referências. O primeiro era o símbolo japonês que indicava "boca". O ícone foi arredondado e desenhado para dar uma ideia de boca aberta. Já a segunda referência explicitada pelo desenvolvedor em entrevistas era uma imagem de uma pizza sem um pedaço.

Outra informação interessante é que Iwatani declarou que o game foi elaborado com a perspectiva de ser atraente às mulheres. “Nos anos 70, não havia jogos em casa. As pessoas tinham que ir aos fliperamas para jogar. Esses locais se tornaram um playground para os meninos. E nós queríamos incluir jogadoras, assim esses lugares se tornariam mais limpos e brilhantes”. Em 1982, aliás, a Namco criaria um arcade chamado Ms. Pac-Man — sim, era a "esposa" do amarelinho.

Lançado em maio no Japão, Pac-Man chegaria aos Estados Unidos em outubro de 1980. E foi lá que ele realmente explodiu, tornando-se posteriormente um sucesso mundial. Em seis anos, a Namco vendeu 290 mil unidades do jogo, e destronou o reinado do maior título que o antecedia, Space Invaders.

Inovações na indústria dos games

Fonte:  Namco 

O sucesso absoluto de Pac-Man talvez possa ser explicado por conta das novidades que ele trazia ao mercado dos jogos da época. Os arcades presentes nos fliperamas, como Space Invaders e Asteroids, envolviam uma dinâmica em que o jogador dava tiros em alienígenas ou asteroides.

Já a mecânica desse título era completamente inovadora para a época. Ele apresentava pela primeira vez a ideia de comandar um personagem que percorria um labirinto enquanto era perseguido por inimigos, ao invés do movimento contrário.

Outra novidade foi o power-up, um elemento que dava poder temporário ao herói. Ao consumir pílulas de energia, o personagem se torna mais forte e pode devorar temporariamente os fantasmas que o perseguem. Só de curiosidade, Toru Iwatani contou que tirou a ideia do desenho Popeye: o famoso marinheiro fica mais forte quando come uma lata de espinafre.

Mas outros avanços do game são menos evidentes à primeira vista, como o fato de já ter uma inteligência artificial relativamente complexa. Isto porque os fantasmas perseguidores têm "personalidades" diferentes, ou seja, desempenham funções específicas.

E sabia também têm nome? Eles são Blinky, Pinky, Inky e Clyde. Blinky é o fantasma vermelho cuja função é perseguir sem parar o protagonista durante todo o jogo. Pinky, o rosa, sempre está relativamente à frente da boca do "come-come". Já o azul, Inky, imita Pinky. E por fim, Clyde, o laranja, é o que se desloca aleatoriamente no jogo.

Com tantas novidades, era até esperado que Pac-Man se tornasse imediatamente um fenômeno. Logo surgiram campeonatos para premiar os melhores jogadores, com algumas competições transmitidas até mesmo na televisão. Em pouco tempo, ele se tornou uma febre no mundo inteiro.

Pac-Man na cultura pop

(Fonte: Namco / Nintendo)(Fonte: Namco / Nintendo)Fonte:  Namco / Nintendo 

A fama foi tanta que se estendeu para além dos videogames: ele se tornou uma verdadeira celebridade da cultura pop

Se você não acredita, veja algumas provas. Ele é citado em um episódio da série Friends, no qual o personagem Chandler aparece jogando o game durante um dia inteiro. Ele também apareceu em filmes: faz uma participação especial em Denota Ralph e em Guardiões da Galáxia 2.

Já no filme Scott Pilgrim contra o mundo, o protagonista (vivido por Michael Cera) tenta puxar assunto com a menina que gosta fazendo uma piada sobre o nome de Pac-Man.

Fonte:  Shutterstock 

Além disso, o famoso bonequinho é um dos personagens centrais do filme Pixels, de 2015. Dirigido por Chris Columbus e estrelado por Adam Sandler, Pixels tem uma história bem divertida: extraterrestres confundem imagens de jogos eletrônicos clássicos de arcade com uma declaração de guerra contra eles. Por conta disso, resolvem invadir a Terra usando uma tecnologia inspirada por games. Dentre eles, claro, está o Pac-Man (os outros jogos são: Space Invaders, Arkanoid, Galaga, Centipede e Donkey Kong).

A verdade é que o título inspirou vários desenvolvedores. David Jones, um dos criadores do primeiro Grand Theft Auto, disse que a premissa do seu jogo era inspirada neste clássicoas pessoas que deveriam ser atropeladas no GTA eram como as pastilhas do Pac-Man, enquanto os policiais seriam como os fantasmas.

O personagem amarelo também ampliou sua participação para além dos próprios jogos, aparecendo em outros, como, por exemplo, em Street Fighter X, Tekken, Mario Kart Arcade, e ainda é uma das estrelas do famoso Super Smash Bros Ultimate, disponível para Nintendo Switch.

Qual o significado do nome Pac-Man?

Fonte:  Namco 

Quando Toru Iwatami criou o visual do Pac-Man, a sua principal referência foi o símbolo gráfico da palavra "kuchi", que significa boca em japonês. Ele o chamou de "Puck-Man", pois, no japonês, as palavras "puck" e "pac" são grafadas da mesma forma, "paku".

Em japonês, o termo "paku-paku" é uma onomatopeia que indica o ato de abrir e fechar a boca frequentemente — que é exatamente o que o personagem faz no jogo.

A ideia de investir no público feminino retorna mais uma vez na história do nome do jogo. “Pensei em algo que poderia atrair as meninas, e sabia que elas gostavam de sobremesas. Assim, o verbo ‘comer’ me deu uma dica para criar este jogo”, afirmou o criador.

Porém, o objetivo era exportar o jogo para outros países, como os Estados Unidos. No entanto, imaginou-se que "puck" remeteria em inglês à palavra "fuck", que é um palavrão. Por isso, o jogo foi rebatizado para Pac-Man.

Quantas fases tem Pac-Man?

Fonte:  Wired 

Os principais desafios do jogo eram dois: o de acumular mais pontos e o de ir passando as fases — o que ocorria quando o jogador conseguia comer todas as pastilhas no labirinto. Mas nem todo mundo sabe que o game tem níveis finitos, que acabam no 255. Se o jogador conseguisse passar para o próximo, o jogo travava no 256.

Com isso em mente, os aficionados desenvolveram também um desafio para o gameplay perfeito, que ocorreria se o gamer conseguisse completar 255 estágios sem perder nenhuma de suas vidas. Obviamente, era muito difícil conseguir esta façanha.

Qual a maior pontuação de Pac-Man?

Fonte:  Wikipedia 

O Pac-Man também tem um jogador reconhecido pelo Guinness por atingir a maior pontuação dentro do game. O dono deste recorde é um norte-americano chamado Billy Mitchell: ele conseguiu obter 3.333.360 pontos em 255 fases. Para atingir este feito, ele jogou por mais de 6 horas sem perder nenhuma vida.

Como faz para jogar Pac-Man no Google?

Fonte:  Google 

Ler este texto deixou você com vontade de jogar Pac-Man? Então temos uma boa notícia: dá para fazer isso agora mesmo!

Só é preciso acessar o Google e digitar "Pacman" na barra de busca. Você será levado diretamente para o Doodle especial criado pelo Google quando o jogo completou 30 anos. Bom divertimento!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.