Os 10 melhores Pokémon para jogar competitivamente no Sword and Shield

4 min de leitura
Imagem de: Os 10 melhores Pokémon para jogar competitivamente no Sword and Shield
Imagem: Nintendo

Pokémon sempre foi popular, e os recentes jogos no Switch revitalizaram a série, que vive um dos melhores momentos em anos. Isso se reflete, é claro, na cena competitiva dos games, por isso preparamos uma lista de monstrinhos que têm sido populares em torneios.

É importante, porém, fazer duas ressalvas. Em primeiro lugar: Pokémon é jogado em muitos formatos e cada campeonato/batalha pode ter regras próprias, incluindo quais são permitidos e quais são banidos. Para simplificar, aqui falaremos de pokémon e estratégias usados em campeonatos oficiais — clique aqui para conferir as regras.

Em segundo lugar, os monstrinhos listados são apenas dicas e não funcionam em qualquer time. O mais importante é que você entenda as mecânicas do jogo e consiga perceber por que uma estratégia funciona ou não.

Landorus Therian Forme (ground/flying)

Landorus é um dos pokémon que mais tem durado no cenário competitivoLandorus é um dos pokémon que mais tem durado no cenário competitivo.Fonte:  Pokémon (Site oficial) 

Desde a introdução em Black 2/White 2, a Therian Forme de Landorus tem sido uma constante no cenário competitivo da série. Landorus funciona muito bem como barreira física, mas também pode ser usado para colocar armadilhas (como Stealth Rock).

Com poderes como Sword Dance, Landorus pode ser muito efetivo também no ataque. Essa versatilidade garante um lugar ao pokémon em boa parte dos times — e os que não o tem precisam estar preparados para lidar com ele.

Cresselia (psychic)

Cresselia é considerado um ótimo pokémon de suporte.Cresselia é considerado um ótimo pokémon de suporte.Fonte:  Pokémon (Site oficial) 

Cresselia não é um pokémon conhecido por capacidades ofensivas. Em vez disso, é muito mais um pokémon de suporte. HP base e defesa física base altas garantem que fique no campo de batalha por um bom tempo, assim como a imunidade a ataques terrestres por conta da habilidade Levitate.

Entre os movimentos de suporte no arsenal de Cresselia estão Trick Room, Icy Wind, Light Screen, Reflect e Helping Hand.

Mimikyu (ghost/fairy)

O ponto forte de Mimikyu é a sua habilidade Disguise.O ponto forte de Mimikyu é a habilidade Disguise.Fonte:  Pokémon (Site oficial) 

A habilidade Disguise de Mimikyu faz que ele consiga aguentar um ataque e perder apenas um oitavo da barra de vida. Isso é importante porque garante que ele vai poder executar ao menos um movimento antes de ser eliminado da batalha, podendo usar ataques como Outrage e Draco Meteor.

Zacian (fairy)

Zacian é um dos principais pokémon do cenário competitivo atual.Zacian é um dos principais pokémon do cenário competitivo atual.Fonte:  Pokémon (Site oficial) 

Zacian ganha destaque pelas capacidades ofensivas. O ataque físico base já é muito alto (170) e recebe um bônus assim que o pokémon entra em batalha, por conta da habilidade Intrepid Sword. Como se esses aspectos não fossem suficientes, Zacian ainda é o único monstro que tem acesso ao ataque Behemot Blade, que dá o dobro de dano se o alvo estiver sob efeito de Gigantamax/Dynamax.

Porygon2 (normal)

Porygon2 é um pokémon mais defensivo.Porygon2 é um pokémon mais defensivo.Fonte:  Pokémon (Site oficial) 

Porygon2 tem defesas muito boas, tanto físicas quanto especiais, que podem ser aumentadas em 50% caso o pokémon esteja segurando o item Eviolite. O poder Trace, que copia a habilidade de um pokémon adversário, também pode ser usado para melhorar as qualidades defensivas de Porygon2.

Xerneas (fairy)

O movimento Geomancy é o foco de Xerneas.Movimento Geomancy é o foco de Xerneas.Fonte:  Pokémon (Site oficial) 

Xerneas se torna muito viável devido ao movimento Geomancy, que só ele pode aprender. Geomancy precisa ser carregado, mas, uma vez usado, aumenta (em dois níveis) o ataque especial, a defesa especial e a velocidade de Xerneas. Entre as versões 1.0 e 1.2.1 de Pokémon Sword/Shield, o movimento nem podia ser selecionado dentro de batalhas, porém isso mudou na versão 1.3.0.

Incineroar (fire/fighting)

Incineroar é considerado um pokémon muito versátil no metagame atual.Incineroar é considerado um pokémon muito versátil no metagame atual.Fonte:  Pokémon (Site oficial) 

Incineroar tem acesso à habilidade Intimidate, o que já é interessante. Além disso, ele sabe movimentos como Snarl (que diminuiu o ataque especial do oponente) e Fake Out (que tem prioridade e faz o oponente sofrer flinch). Além disso, o ataque físico base de Incineroar é muito bom.

Yveltal (dark/flying)

Assim como Xerneas, Yveltal é um dos pokémon lendários da sexta geração da série.Assim como Xerneas, Yveltal é um dos pokémon lendários da 6ª geração da série.Fonte:  Pokémon (Site oficial) 

Yveltal é um pokémon conhecido por ser imprevisível. Ele pode ser usado como atacante físico,  atacante especial, barreira e até suporte. A habilidade Dark Aura garante que todos os ataques do tipo dark recebam um bônus de 33% se Yveltal estiver presente, o que pode ser combinado com o ataque Dark Pulse para um efeito devastador.

Rillaboom (grass)

Rillaboom foi popular no começo da série geração, caiu em desuso, e depois voltou ao cenário competitivo.Rillaboom foi popular no começo da série, caiu em desuso e depois voltou ao cenário competitivo.Fonte:  Pokémon (Site oficial) 

Ao usar Rillaboom, o foco é o combo da habilidade Grassy Surge com o ataque Grassy Slide, que basicamente significa que o pokémon tem acesso a um ataque físico muito efetivo e que pode ser melhorado com o uso de itens como Choice Band. Outros movimentos, como Knock Off e Superpower, também são viáveis.

Kyogre (water)

Kyogre é outro pokémon que tem marcado presença no cenário competitivo há muito tempo.Kyogre é outro pokémon que tem marcado presença no cenário competitivo há muito tempo.Fonte:  Pokémon (Site oficial) 

Kyogre é uma alternativa muito viável em times construídos em torno do movimento Rain Dance. A habilidade Drizzle, à qual Kyogre tem acesso, tem efeito similar a Rain Dance, porém é ativada assim que o pokémon entra na batalha e dura cinco turnos. Então, a ideia é jogar Kyogre primeiro em um time focado em Rain Dance. O pokémon ainda tem acesso ao ataque Origin Pulse, que se torna ainda mais efetivo quando pareado com o item Choice Scarf.

Então é isso! Esses foram alguns dos pokémon mais usados na cena competitiva oficial no momento. É claro que boa parte disso vai mudar com o lançamento de Pokémon Scarlet/Violet, mas se você tem interesse no competitivo da série esta lista pode ajudar a criar uma base.

Se você quer saber mais de outros formatos competitivos, sites clássicos como Smogon continuam sendo bons recursos.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.