Jogamos: eFootball 2022 melhora, mas está longe da perfeição

4 min de leitura
Imagem de: Jogamos: eFootball 2022 melhora, mas está longe da perfeição

Na próxima semana, mais precisamente no dia 14, o simulador de futebol da Konami: o eFootball 2022, antes conhecido como Pro Evolution Soccer, vai ganhar uma imensa atualização. O objetivo do update é tentar melhorar o desastre que foi o lançamento do game em setembro do ano passado.

Para quem não se lembra, o game foi revelado em julho de 2021 com uma proposta ousada: ser free-to-play. Inicialmente com uma opção bem mais reduzida de times (incluindo alguns brasileiros como Corinthians, Flamengo e São Paulo), poucas opções de modos e mais voltado para partidas amistosas online. Contudo, o jogo ofereceria novos modos equipes e mais opções de jogabilidade e atualizações por meio de DLCs pagas. 

O problema é que o lançamento deixou muito a desejar e entre bugs e modelos horrorosos dos jogadores caiu no desgosto e também nos memes da galera. 

PES 2022

O início de uma nova era? 

Fomos convidados pela Konami para testar em primeira mão o update 1.0 do jogo, que faz mais do que arrumar os problemas - que eram muitos. O update traz uma jogabilidade muito superior ao que foi vista no lançamento. 

Existem novas mecânicas como chutes de potência, jogadas de marcação ombro a ombro e o famoso 1-2 ficou muito mais dinâmico utilizando uma inteligência artificial que agora realmente acompanha as jogadas planejadas por quem está controlando o time.

Conversamos com Robbye Ron, gerente de marca eFootball para a América que explicou que o foco principal desta atualização era primeiramente consertar o jogo de acordo com as respostas da comunidade. Segundo ele, foi bem difícil ouvir tudo o que a comunidade tinha a dizer, mas foi um processo extremamente necessário, pois eles sabiam que o produto lançado estava muito abaixo do que a equipe poderia entregar. 

A Konami fez questão de informar também que está dia e noite trabalhando com parcerias para trazer mais equipes licenciadas para o jogo, inclusive estão em conversas com o Palmeiras, além de que em breve teremos mais surpresas para o público brasileiro. 

Além de arrumar “uma tonelada de bugs”, Robbye nos mostrou algumas mecânicas novas que teremos durante as partidas: 

NA DEFESA

Marcação cerrada: ao segurar X ou A o jogador de defesa, sem posse da bola, vai avançar na direção do atacante. Já ao segurar o R1 ou RB, podemos chamar um jogador controlado pela IA que vai ficar cercando a bola enquanto o jogador ativo vai ficar livre para fechar espaços.

Jogo de corpo: segurando os botões gatilhos direitos + quadrado (no PS) ou X (no XBOX), conseguimos fazer o marcador mais próximo chegar no ombro a ombro para dividir a bola com o adversário, mas exagerar nessa marcação pode acarretar em uma falta, caso o jogador selecionado vá com “muita sede ao pote”.

NO ATAQUE

Chutes fortes ou precisos: ao pressionar o gatilho direito do controle enquanto chuta, passa, lança ou cruza, o jogador selecionado faz um tipo de “chute especial” que pode ser mais forte ou mais preciso dependendo da qualidade do jogador. Contudo, é preciso ter cuidado pois para realizar a ação é preciso ter espaço e tempo para carregar a animação.

O 1-2:  após passar a bola (com X ou A) basta apertar R1 ou RB para fazer com que o jogador que tocou a bola avance em busca de espaço na defesa adversária. Apesar de ser uma ação que já existia, ela ficou mais inteligente, já que o jogador controlado pela máquina escolhe caminhos melhores e um posicionamento que faz mais sentido para receber o passe de volta.

Fto konamiRobbye Ron, gerente de marca eFootball para a América à esquerda e Tommy Williams  Chefe de comunicação para a América da Konami à direita

O modo Dream Team

Além das mudanças de mecanicas, também teremos um novo modo: o Dream Team. A novidade foi criada bem aos moldes do MyClub, antes da atualização conhecido como Creative Team. O modo traz aquele estilo de figurinhas para o simulador da Konami.

Cada carta tem níveis dos jogadores que podem evoluir aos serem utilizados se tornando cartas melhores. Teremos jogadores clássicos no modo, como o brasileiro Cafú e Ronaldinho Gaúcho. Para comprar pacotes é preciso jogar para ganhar créditos do jogo ou desembolsar aquela grana real. É possível jogar online em um sistema de divisões (bem parecido com o FUT do FIFA) ou offline.

O Veredito

Jogamos apenas três partidas da nova versão do jogo, mas no final deu para perceber que o saldo é bem positivo, Uma das primeiras coisas que Robbye fez quando entramos na sala para testar o jogo foi se desculpar em nome da equipe, deu para perceber nele a vontade de melhorar o game para a comunidade.

As alterações apresentadas nos trouxe uma sensação de estarmos jogando os antigos Winning Eleven (os bons). O game está bem mais rápido e diverso em relação a jogada, ainda a narração de Milton Leite com comentários de Mauro Beting ainda parece meio mortinha, não mexeram nessa parte mas no geral as mudanças foram muito bem vindas, mais do que isso, foram extremamente necessárias caso eFootbal ainda queira seu lugar ao sol entre os simuladores de futebol.

A atualização de eFootball 2022 chega gratuitamente dia 14 de abril para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series S e Xbox Series X.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.