Filme cancelado de Deus Ex tem trechos de roteiro revelados online

1 min de leitura
Imagem de: Filme cancelado de Deus Ex tem trechos de roteiro revelados online
Imagem: Square Enix

Talvez pareça surreal pensar nisso hoje em dia, mas em um certo momento, Deus Ex: Human Revolution era popular o bastante para encorajar a Square Enix a fazer um filme live-action inspirado na franquia. O longa, claro, nunca saiu do papel, mas agora podemos ter uma ideia melhor de como ele seria.

O USA Today publicou alguns trechos inéditos do roteiro que o filme usaria, divulgados pelo executivo Scott Kinney, que atuava no projeto. Segundo o novo material, a obra começaria com uma citação de Albert Einstein: "O progresso tecnológico é como um machado nas mãos de um criminoso patológico". A frase então daria lugar na tela para o protagonista, Adam Jensen, se exercitando.

O roteiro chama a atenção pela fidelidade quando comparada à história do jogo, o que faz sentido, já que a desenvolvedora Eidos Montreal participou do projeto. Uma grande diferença, no entanto, é que Jensen, apesar de se mostrar dividido sobre aumentos cibernéticos, decide colocá-los em seu corpo. No jogo, ele não tem essa opção e acaba recebendo os aumentos de forma forçada após quase perder sua vida.

O longa de Deus Ex: Human Revolution ainda tentaria recriar cenas do jogo, como a famosa imagem de Adam Jensen bebendo whisky, sem camisa, sentado em um sofá. O projeto parecia promissor e parecia ser pensado principalmente nos fãs. O material completo é bastante extenso e você pode conferi-lo no USA Today (em inglês).

Originalmente, a obra teria direção de Scott Derrickson, com roteiro coescrito por C. Robert Cargill. "Eles mandariam muito bem com Deus Ex para fazer a primeira grande adaptação de videogame para filme", afirmou Scott Kinney.

Com o projeto esfriando, a dupla acabou saindo para trabalhar em Doutor Estranho, que, segundo Kinney, "deveria ou poderia ser o filme de Deus Ex." O executivo ainda acredita que "se substituir o misticismo de Doutor Estranho pelo tema de 'trans-humanismo' de Deus Ex, sentimos que tínhamos todos os ingredientes para um filme que seria memorável ou, na pior das hipóteses, afrente de seu tempo."

Deus Ex: Human Revolution foi lançado em 2011, para PlayStation 3, Wii U, Xbox 360 e PC. O jogo ganhou uma sequência, Mankind Divided, em 2016, para PlayStation 4, Xbox One e PC.

Confira uma lista completa de Deus Ex, do pior ao melhor, de acordo com a crítica ao longo dos anos.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.